summary_large_image
MEMÓRIA, RIGOR E RESPEITO
Mathieu é atleta do Sporting desde 2017, ainda antes de Amorim ter começado a carreira de treinador, conquistando uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga pelo Clube.
15 Jun 2020, 09:00

Faltando 8 jornadas, com 24 pontos em disputa, encontramo-nos agora no 4.º posto do campeonato, dada a desvantagem direta com o Braga, com os mesmos 46 pontos que os arsenalistas. Lembro aos leitores que, mesmo olhando para o objetivo mínimo da qualificação para a Liga Europa, o 3º lugar garante automaticamente um lugar na fase de grupos da referida competição da UEFA, com a previsibilidade de receitas que isso acarreta, sendo que, ao invés, a 4.ª posição remete-nos para um playoff, podendo jogar desde a Península Ibérica ao Cazaquistão, com todas as dificuldades logísticas e sanitárias num mundo ainda a recuperar do Covid-19. Cenário a evitar portanto. Saliente-se ainda que Famalicão e Rio Ave, ambos com vantagem direta sobre o Sporting, seguem a 3 e a 5 pontos de distância, mantendo os “olhos” na qualificação europeia, pelo que, com isto, estes jogos em nada têm de pré-epoca.

Com o enquadramento atrás exposto, o Sporting fez o que lhe competia, arrecadando os 3 pontos face ao Paços de Ferreira. Não obstante o atribulado início de época (1), Jovane Cabral marcou um golo magistral, retribuindo a confiança que Rúben Amorim lhe tem depositado, provando, assim, que sabe conduzir os verde e brancos à vitória. Não, sem antes, uma boa dose de sofrimento, nos últimos 15 minutos, frente ao antepenúltimo do campeonato, com o árbitro Rui Costa tentando ajudar os “castores”, tendo Luís Maximiano feito o que compete, primariamente, a um guarda-redes de equipa grande: defender a baliza e garantir vitórias.

Vivendo de novo debaixo do paradigma e exaltação da formação da Academia, existe um facto curioso, sobretudo para os que têm memória. Olhando para a ficha de jogo, da passada sexta-feira, observamos que Luís Maximiano, Eduardo Quaresma, Jovane Cabral, Nuno Mendes e Pedro Mendes já se encontravam nos quadros do Sporting antes de 2018 (2). Cai assim, pela base, o argumento eleitoral, usado por várias listas, entra as quais a vencedora, de que a formação na Academia tinha sido destruída no mandato anterior. Diz o povo que o Tempo é mestre, sendo então hora de fazer justiça, na pessoa do Diretor da Academia de 2013 a 2018, Virgílio Lopes, ex-jogador campeão nacional pelo Sporting, prémio Stromp em 1983 (3), alvo de desrespeito por muitos, ao legado que ele e a sua equipa deixou.

Se a Academia afinal sempre produziu estes atletas, o futuro só pode ser risonho com colchões novos (4) …

Na conferência de imprensa, após o jogo, Rúben Amorim abordou a ausência de Mathieu, justificando-a com “seja quem for, tem de seguir uma linha (…) Não me interessa se vem do Barcelona” (5). Talvez se compreenda que Rúben Amorim, com apenas 27 jogos na carreira de treinador (6) e apenas com a qualificação de treinador de nível II (7), sendo formalmente treinador adjunto de Emanuel Ferro, se queira afirmar como líder da equipa que treina. Se é certo, que a todos os jogadores é exigido sempre a máxima aplicação, disponibilidade e rendimento, chocou-me a deselegância na forma, bem como a ignorância no que diz respeito ao Sporting. Mathieu é atleta do Sporting desde 2017 (8), ainda antes de Amorim ter começado a carreira de treinador, conquistando uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga pelo Clube. Já para não referir que é o único jogador do plantel que conta uma Champions League, uma Supertaça Europeia e um Mundial de Clubes no seu palmarés pessoal (8). Ademais, teve o respeito pela instituição Sporting ao não rescindir em 2018, ao contrário de outros, sendo peça fundamental nas conquistas da época 18/19, definida pela atual administração como “a melhor época em 17 anos” (9).

Aconselharia pois Rúben Amorim a refrear esse ímpeto, natural num treinador principiante, bem como a não se deixar usar como “bode expiatório” para justificar uma eventual saída do central francês, dado a responsabilidade da construção do plantel 20/21 ser do Diretor Desportivo, Hugo Viana, e de Varandas, Presidente e responsável na SAD pelo futebol. As capas de alguns jornais diários no domingo são reveladoras. É que, em Alvalade, num dia proclama-se que as pessoas não têm um prazo (10) e, pouco tempo depois, já ninguém as apoia. Leonel Pontes que o diga! (11)

 

  1. https://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/comunicados/2019-09-27/comunicado-sporting-clube-de-portugal-futebol-sad
  2. https://www.zerozero.pt/search_player.php?tipo=0&op=all&nac=1
  3. https://www.wikisporting.com/index.php?title=Virgílio
  4. https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/os-atletas-da-formacao-dormem-em-colchoes-com-16-anos-10609481.html
  5. https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/ruben-amorim-e-a-ausencia-de-mathieu-seja-quem-for-tem-de-seguir-uma-linha
  6. https://www.zerozero.pt/coach.php?id=31233
  7. https://leonino.pt/ruben-amorim-so-pode-ser-treinador-principal-em-2022/
  8. https://www.zerozero.pt/jogador.php?id=3790&search=1
  9. https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/varandas-esta-estrutura-fez-com-que-o-sporting-tivesse-a-melhor-epoca-em-17-anos
  10. https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/varandas-explica-aposta-em-leonel-pontes-e-traca-perfil-do-treinador-do-sporting-nao-deve-ter-medo-de-apostar-na-formacao
  11. https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/a-enigmatica-mensagem-de-leonel-pontes-horas-depois-de-deixar-o-sporting
  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.