CINCO CURIOSIDADES SOBRE O SL BENFICA – SPORTING CP
Águias e leões medem forças este sábado, 25 de julho, pelas 21h15, no Estádio da Luz
Redação Leonino
Texto
25 de Julho 2020, 13:25

O jogo entre Sporting CP e SL Benfica, que se realiza este sábado, 25 de julho, pelas 21h15, no Estádio da Luz, é o 309.º capítulo da história dos duelos entre leões e águias.

Em dia de dérbi eterno, o Leonino traz-te cinco curiosidades sobre o jogo com mais história do futebol português.

  • Leão não vence na Luz desde 2015

As últimas deslocações do Sporting CP ao Estádio da Luz não têm corrido da melhor forma. Nos últimos cinco encontros, os leões perderam dois, empataram outros dois e ganharam apenas por uma vez.

O último triunfo verde e branco no reduto das águias data de 25 de outubro de 2015. Na altura, em jogo a contar para a 8.ª jornada da Liga NOS, os comandados de Jorge Jesus, que agora regressou ao SL Benfica, bateram o conjunto de Rui Vitória, por 3-0, com golos de Teo Gutiérrez, Islam Slimani e Bryan Ruiz.

Na última temporada, leões e águias defrontaram-se por duas vezes no Estádio da Luz. Na partida relativa ao Campeonato Nacional, SL Benfica e Sporting CP empataram a uma bola, com o golo verde e branco a ser marcado por Nani e João Felix, já perto do fim, a restabelecer a igualdade no marcador.

Uns meses mais tarde, em fevereiro de 2019, em jogo a contar para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal, a turma de Bruno Lage derrotou, por 2-1, o conjunto de Marcel Keizer, com Bruno Fernandes, de livre direto, a apontar o golo dos leões.

  • Chapa cinco no reduto da águia

A história mostra-nos que, no Estádio da Luz, o Sporting CP venceu as águias em 32 ocasiões.

Os maiores triunfos Leoninos datam da primeira metade do século XX. A 18 de outubro de 1936, na 2.ª jornada do Campeonato de Lisboa, os leões, comandados pelo romeno Wilhelm Possak, venceram, por 5-0, o SL Benfica. Manuel Soeiro (2), João Cruz, Pedro Pireza e António Faustino foram os autores dos golos verdes e brancos.

Mais de cinco anos depois, a 14 de dezembro de 1941, o Sporting CP de Joseph Szabo voltou a aplicar chapa cinco nos encarnados. Em partida a contar para a 10.ª jornada do Campeonato de Lisboa, Fernando Peyroteo (2), João Cruz (2) e Manuel Soeiro fizeram o gosto ao pé.

Já no século XXI, a maior vitória do Sporting CP diante do SL Benfica aconteceu em 2015, por 3-0, sob o comando de Jorge Jesus.

  • Apenas três leões sabem o que é marcar ao SL Benfica

Luiz Phellype, Luciano Vietto e Eduardo Henrique. São estes os únicos jogadores do atual plantel do Sporting CP que sabem o que é marcar diante dos encarnados.

Enquanto jogador do Paços de Ferreira FC, na temporada de 2017/18, na jornada 24 da Liga NOS, Luiz Phellype fez o único golo dos castores diante dos encarnados, numa partida que o SL Benfica acabaria por vencer, por 3-1

Por sua vez, Eduardo Henrique, ao serviço da Belenenses SAD, na jornada oito da Liga NOS de 2018/19, apontou, de grande penalidade, um dos golos do triunfo dos azuis, por 2-0, frente ao SL Benfica.

Por fim, Luciano Vietto, no período em que foi jogador do Atlético de Madrid, também fez o gosto ao pé frente ao SL Benfica. Em 2015/16, na sexta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o argentino fez o golo da vitória, por 2-1, dos espanhóis diante dos encarnados.

  • Rúben Amorim sabe o que é derrotar as águias no seu Estádio

Esta temporada, como treinador do SC Braga, Rúben Amorim sabe o que é preciso para vencer no Estádio da Luz. A 15 de fevereiro de 2020, na 21.ª jornada da Liga NOS, os arsenalistas deslocaram-se a Lisboa e, curiosamente, com golo de João Palhinha, que é jogar do Clube de Alvalade, venceram os encarnados no seu próprio estádio.

  • História não joga a favor do Sporting CP

Em 148 jogos realizados no Estádio da Luz entre leões e águias, o SL Benfica venceu 82, empatou 34 e perdeu em 32 ocasiões. Desta forma, apenas em 21,6% das deslocações ao reduto encarnado é que o leão triunfou.

No entanto, não deixa também de ser verdade que, em quase metades das vezes (44,6%) que se defrontaram na casa encarnada, o Sporting CP não saiu derrotado.

O 309.º capítulo de dérbi eterno joga-se este sábado, pelas 21h15, no Estádio da Luz.

Recorde-se que o Sporting CP se encontra, atualmente, no terceiro lugar da Liga NOS, com 59 pontos, mais três do que o SC Braga, com 56. De forma a ficar no lugar mais baixo do pódio, os leões precisam de pontuar ou, em casa de derrota, esperar que os arsenalistas não vencem o FC Porto, em partida que se joga precisamente à mesma hora, mas na cidade de Braga.

  Comentários