“OBJETIVO PRINCIPAL É FORMAR JOGADORES”
Em entrevista ao Jornal Sporting, Filipe Çelikkaya, treinador da equipa B dos leões, deixou elogios às infraestruturas do Clube
Redação Leonino
Texto
20 de Agosto 2020, 11:33

Filipe Çelikkaya, treinador da equipa B do Sporting CP, abordou, em entrevista ao Jornal do Clube, o regresso da equipa secundária dos leões e foi perentório em afirmar que, para já, o “objetivo principal é formar jogadores e prepará-los para a equipa principal”.

“O Sporting é um clube ganhador e tem um historial vencedor, mas o objetivo desta equipa é, de facto, preparar os jogadores para a equipa principal. Obviamente que todos os atletas que jogam no Clube têm de ter uma cultura de vitória, mas o primordial, como já disse, é dotar estes jogadores de valências que lhes permitam ter sucesso na equipa principal”, referiu o técnico português.

Filipe Çelikkaya falou também sobre o regresso a uma casa que bem conhece e mostrou-se muito motivado para abraçar o desafio que agora têm em mãos: “Diria que é o desafio mais importante porque é aquele em que estou envolvido. E é, claramente, um projeto muito interessante. Ao longo da minha carreira já vivenciei grandes experiências, como disputar Liga dos Campeões, Liga Europa, I Liga e conquistar o título de campeão na Ucrânia com o FC Shakhtar, mas agora estou muito focado neste desafio, que me motiva imenso.”

Sobre as infraestruturas, o técnico diz que estão “algo diferentes” desde que saiu na época 2016/2017: “Há espaços que foram valorizados, como por exemplo os gabinetes técnicos; fizeram melhorias nos balneários, ginásios e em alguns campos, que já existiam antigamente e que agora estão mais elaborados e preparados. Ainda não pude ver tudo porque estamos com os acessos um pouco restritos devido à pandemia, mas é notório que a Academia Sporting está hoje mais funcional e com uma imagem renovada”.

A equipa B vai jogar no Campeonato de Portugal, no qual o técnico antevê que seja “um bom campeonato e exigente”, pois há equipas que “já são totalmente profissionais, há muitos jogadores com qualidade e alguns deles até já passaram pelas I e II Ligas”. No entanto, o técnico recorda: “Se recuarmos no tempo, por exemplo, quando o Sporting CP criou a equipa B, essa equipa também jogou na antiga Segunda B [o atual campeonato de Portugal] e formou jogadores, que anos mais tarde, foram campeões da Europa. Saíram grandes jogadores dessas equipas B e do Sporting CP”.

Por fim, o técnico admite as semelhanças com o treinador Luís Castro e assume-as como naturais: “Não seria correto dizer que não porque, de facto, passei muito tempo com ele (Luís Castro) e tenho muito orgulho nisso. É normal sermos influenciados pelas pessoas que nos são próximas e que gostamos e a verdade é que nestes três anos, vivemos coisas muito boas em conjunto”.

Filipe Çelikkaya, de 35 anos, já tinha sido treinador adjunto dos juniores dos sub19. De seguida, acompanhou Luís Castro e foi seu adjunto no GD Chaves, Vitória SC e Shakhtar Donetsk, antes de abraçar este novo projeto do Sporting Clube de Portugal em revitalizar a sua equipa B.

Fotografia de Sporting CP

  Comentários