summary_large_image
LEÃO DE PRATA
Nascia aqui uma “história de amor" entre o “rapazinho" e o Sporting Clube de Portugal feita de inúmeras vitórias no antigo José de Alvalade.
Imagem de destaque06 Jul 2023, 11:34

 Sábado, 22 de Agosto de 1981
Campeonato Nacional de futebol 1981-1982

1ª Jornada

Sporting 2 Belenenses 2

  (Jordão 42 g.p. e 85 g.p; Djão 24 e Moisés 75)

Qual a razão de começar o texto com esta recordação? Porque foi nesse dia que um “rapazinho” de apenas 10 anos e com poucos meses de sócio “correspondente” iria assistir ao vivo, pela primeira vez, a um jogo oficial do Sporting ficando apaixonado, para sempre, pelo clube de Alvalade! E, apesar deste começo menos auspicioso, essa época (1981/1982) culminaria com a conquista de mais um título nacional de futebol pela equipa liderada exemplarmente pelo inglês Malcom Allison! Quatro anos depois (1985) a “prenda de anos” do meu saudoso pai (já falecido e que me transmitiu este amor) seria o tornar-me, finalmente, sócio efetivo do Sporting Clube de Portugal! O emblema dos 25 anos de associado (vulgo “Leão de Prata”) viria em 2010, sem direito a cerimónia, devido a (mais uma!) crise diretiva com a demissão do presidente da altura José Eduardo Bettencourt.

Nascia aqui uma “história de amor” entre o “rapazinho” e o Sporting Clube de Portugal feita de inúmeras vitórias no antigo José de Alvalade e no novo estádio pontuados, aqui e além, por alguns dissabores incapazes, no entanto, de fazer esmorecer esta paixão!

As agruras dos 18 anos (1982-2000) sem conquistar o título de campeão nacional de futebol deram lugar a uma explosão de alegria pela conquista do 21° título na tarde quente de 14/05/2000 no Vidal Pinheiro em partida contra o histórico Salgueiros (4-0)! Assistir ao vivo, Hoje e Sempre, à comemoração de um título de campeão nacional de futebol é algo que fica na memória e nesse dia tive a enorme felicidade de presenciar, no velhinho Alvalade, à entrada triunfante dos heróis da campanha de 1999/2000 liderados pelo enorme Leão Augusto Inácio!

Uma das qualidades indispensáveis de qualquer liderança é a paixão pelo cargo que desempenha e o amor à instituição que representa! E no desporto em geral e no futebol em particular estas características ajudam ao desempenho do coletivo organizacional quer pela exaltação do lado emotivo na galvanização de atletas e adeptos quer pela criação de uma cultura desportiva de exigência!

No passado sábado (01/07/2023) decorreu a 100ª emissão ao vivo de um dos melhores programas da Sporting TV o podcast “ADN de Leão” (realizado no Coliseu dos Recreios) e epílogo das comemorações do 117° Aniversário do Sporting Clube de Portugal. Nesse evento foi notada a ausência de Frederico Varandas sem que houvesse uma explicação oficial para tal.

Não é pelo facto de se possuir um “Leão de Prata” ou um “Leão de Ouro” nem pelas  juras repetidas de amor ao clube feitas na imprensa que se define uma liderança mas sim pela presença constante do líder máximo na vida do clube e na paixão que demonstra nos estádios ou pavilhões onde joga o Sporting! E ser presidente da maior instituição desportiva portuguesa deveria ser o sonho de qualquer sportinguista e algo para ser vivido com paixão e fervor! Como um verdadeiro Leão!

Jorge Gustavo Lopes

Sócio 9.155-0

  Comentários
Mais Opinião