summary_large_image
PETIÇÃO EM DEFESA DO DESPORTO PORTUGUÊS
Corremos um sério risco de os nossos clubes deixarem de disputar uma Liga dos Campeões, mas sim ligas de segunda ou terceira divisão, sem grande expressão monetária e desportiva a nível internacional
23 Dez 2020, 09:00

Há 15 dias atrás, no passado dia 9 do presente, foi aqui lançado, no Leonino, um importante repto, para todos(as) aqueles(as) que estejam cansados(as) de injustiças no desporto português.

Criámos um grupo de trabalho de pessoas indignadas, com o que se tem passado há já algumas décadas, de inverdades desportivas.

Pensámos então, criar a petição, como já atrás referimos, em defesa do desporto português, dirigida à Assembleia da República (AR), para a mesma ser submetida a plenário, para que lhes sejam transmitidas as inverdades desportivas que têm assolado o nosso país. E assim podermos apresentar algumas possíveis alternativas onde o poder central possa (e acreditamos que sim) intervir, dando o nosso contributo para a clareza do desporto em Portugal.

Para que o desporto seja para todos, sem exceção e não só para alguns, sem qualquer estereótipo de ser grande ou pequeno, havendo dignidade, respeito e responsabilidade absoluta, de quem nos tutela, onde ninguém possa duvidar da transparência no desporto português.

Para tal, a petição que foi apresentada tem 90 dias para ser entregue na AR no mínimo, com 10.000 assinaturas. Para isso, é preciso haver a intervenção, assim como o apoio de todos aqueles que a queiram subscrever e divulgar, para que mais pessoas a possam assinar, independentemente do clube que cada um apoie ou represente, sendo sócio, adepto ou simpatizante.

Como o desporto é para todos, independentemente de ser um clube grande ou pequeno, todos queremos que haja clareza e verdade desportiva.

Corremos um sério risco de os nossos clubes deixarem de disputar uma Liga dos Campeões, mas sim ligas de segunda ou terceira divisão, sem grande expressão monetária e desportiva a nível internacional.

Num cenário desses, por mais que uma ou duas pessoas queiram fazer, quase nada será possível, onde a falta de dignidade e os interesses de alguns poderão prevalecer. Mas sim, se estivermos todos para o mesmo lado, defendendo a verdade desportiva, podemos mudar estas atitudes, internas e externas que se têm abatido sobre alguns dos nossos clubes.

Mais uma vez: vamos todos a uma só voz, evitar que a falta de dignidade, clareza, responsabilidade e transparência, não venha a contribuir, como atrás já referimos, para a queda dos nossos clubes, para uma segunda ou terceira divisão europeia.

Assim, todos aqueles que se sintam injustiçados pelas situações apresentadas na petição, vamos fazer chegar a nossa indignação, assim como a de todos aqueles que já assinaram, ou vão assinar a mesma, neste período dos 90 dias, para a sua entrega na AR, e que a mesma vá a plenário e assim apresentarmos a nossa contribuição para a dignidade e clareza desportiva.

Que a AR faça chegar a todos os departamentos desportivos nacionais, tal como a Secretaria de Estado do Desporto, Federação Portuguesa de Futebol, Conselho de Arbitragem, Tribunal Arbitral, Sindicato dos Jogadores, etc.

Para que, pela indignação das pessoas que assinaram esta petição, se possa ver com clareza, dignidade, responsabilidade e isenção de todos os representantes das entidades oficiais portuguesas que tutelam todo o desporto nacional, como há décadas tem acontecido.

E esperamos que a verdade desportiva prevaleça no nosso país. Para que seja um exemplo na Europa e no mundo desportivo.

Por fim, desejamos a todos os portugueses e portuguesas, independentemente de qualquer clube que seja o seu gosto, um bom Natal e um ano 2021 repleto de vitórias desportivas e que a saúde e a amizade esteja acima de tudo.

Aqui apresentamos a lista de alguns dos signatários desta petição em defesa do desporto português:

Fernando Tavares Pereira

Vitalino Canas

João Cruz

Paulo Gouveia

António Baldo

Quim Berto

Rui Leitão

Joaquim Coutinho Duarte

Luís Gestas

António Cebola

Isabel Sales

Fernando Curto

Antas de Barros

António Santos

Rui Oliveira

Carlos Cabo

Francisco Manta

Daniel Pereira

José Ribeiro

Carlos Melo

Tiago Ceica

Vaz Pereira

Rui Moreira Batista

José Almeida

Rita Costa

José Campos

Armando Costa

etc

etc

etc

Pedimos desculpa por não termos colocado todos aqueles que estão a apoiar esta petição, e para já o nosso muito obrigado, esperando atingir com o empenho de todos, o mínimo de 10.000 assinaturas.

Todos juntos, contribuir para a isenção, a dignidade a responsabilidade de todo o tipo de desporto em Portugal.

  Comentários