summary_large_image
GANHAR, MELHORAR E GANHAR DE NOVO
Irão ficar mais de 3 mil Sócios do Sporting excluídos de renovar gamebox por decisão governamental?
07 Jun 2021, 09:00

A meio da semana passada, tivemos uma grande alegria com a conquista do campeonato de basquetebol, 39 anos depois (1). Num jogo eletrizante, que merecia um pavilhão com público – mesmo não sendo equipas inglesas a jogarem – o Sporting logrou vencer o Porto. Quando o jogo parecia encaminhar-se para prolongamento, a escassos segundos do fim, o Porto falhou o cesto e, pior que isso, Anderson comete falta, levando o Sporting para a linha de lance livre. Micah Downs, converteria um dos dois lances livres e o Sporting resgatava assim o jogo e o troféu. Troféu esse que, incrivelmente, sofreu a ira do treinador e jogadores portistas. Se, por um lado, é entendível a frustração de perder um título em cima da hora, devido a um erro de um jogador seu, não é de todo admissível a conduta do treinador Moncho López, pontapeando e esmurrando tudo o q viu a frente, qual touro enfurecido na arena.

Este tipo de comportamentos não têm lugar no desporto, em pleno século XXI, revelando bem o dirigismo bacoco e bafiento que grassa nos clubes onde ele é demonstrado.  A Federação de Basquetebol tem de demonstrar “mão pesada” e dar um castigo exemplar, neste caso.

No que respeita a modalidades de pavilhão, este foi um fim de semana não para esquecer, mas para tirar as devidas ilações, após as três derrotas nas modalidades em disputa. No Sábado, o andebol despediu-se da temporada, de forma triste, ao perder na meia-final da Taça de Portugal, contra o Benfica (2). Uma época que não deixa saudade e que tem de fazer os responsáveis refletir como podem ser mais competitivos na próxima, sobretudo porque voltámos a deixar-nos ultrapassar pelo Porto na liderança do palmarés de campeonatos por Clube (3).

No Futsal, após uma arbitragem polémica e, não aproveitando, por duas vezes, vantagem de dois golos no pavilhão da Luz, o Sporting deixou o Benfica fazer o 1-1 nos jogos de playoff (4). Um “abre-olhos” para os Campeões Europeus que, na próxima quinta-feira, disputam o jogo 3, desta vez no João Rocha.

Também no dia 10 de Junho, mas logo ao início da tarde, o Hóquei em Patins recebe o Porto, também no Pavilhão leonino, para o jogo 2, tentando igualar o playoff em virtude da derrota de ontem por 3-1 (5). O Sporting e os seus dirigentes devem estar atentos e vigilantes para que esta época possa ser uma das mais tituladas de sempre. Um bom exemplo veio do Ténis de Mesa que se sagrou ontem hexacampeão (6).

Foi anunciado pelo Governo que os recintos desportivos podiam, a partir de 14 de junho, receber espetadores até um terço da sua capacidade (7). Ora bem, no caso do Sporting, o Estádio José Alvalade tem uma lotação de cerca de 50 mil espetadores. Aplicando a regra governamental, isto dá cerca de 16500 espetadores admitidos. E, aqui chegados, temos um problema. No último ano em que se pôde comprar gamebox, em 2019, o Sporting anunciou a sua melhor época de sempre a nível de renovações de gameboxes, com mais de 20000 lugares (8). Com um Sporting campeão e na Champions, o que irá acontecer? Irão ficar mais de 3000 Sócios do Sporting excluídos de renovar gamebox, por decisão governamental?

A Direção do Sporting tem de fazer valer os interesses do Sporting e dos seus Sócios, afirmando alto e bom som, perante o Governo, que tem sido altamente penalizador para as instituições desportivas, em contraste com outros países, pugnando para que nenhum Sócio com gamebox fique excluído.

  1. http://leonino.pt/sporting-e-campeao-de-basquetebol-39-anos-depois/
  2. https://leonino.pt/andebol-fecha-temporada-da-pior-maneira/
  3. https://pt.wikipedia.org/wiki/Andebol_1#Campeões
  4. https://leonino.pt/arbitragem-polemica-dita-derrota-na-luz-video/
  5. https://leonino.pt/hoquei-entra-com-o-pe-esquerdo-na-final/
  6. https://leonino.pt/tenis-de-mesa-sagra-se-hexacampeao-nacional/
  7. https://leonino.pt/adeptos-de-regresso-aos-estadios/
  8. https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/detalhe/sporting-anuncia-melhor-epoca-de-sempre-nas-renovacoes-da-gamebox
  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.