DERROTA CASEIRA COMPROMETE SONHO EUROPEU
Sporting foi esta noite derrotado por 27-26 pelo CS Dinamo Bucuresti
Redação Leonino
Texto
22 de Fevereiro 2020, 20:35

As equipas entraram algo nervosas e as defesas, bem como os guarda-redes, iam-se superiorizando ao ataque. Marko Vujin, aos três minutos, inaugurou o marcador. O CS Dinamo Bucuresti respondeu com dois golos consecutivos. Ao cabo de cinco minutos, o marcador encontrava-se empatado a duas bolas.

Os romenos, com uma defesa bastante profunda, iam limitando a primeira linha leonina. Por sua vez, o Sporting CP estava a tentar explorar em demasia a zona central e eram inúmeras as bolas roubadas pela defensiva romena. No entanto, o ataque do CS Dinamo Bucuresti também não estava a ser capaz de ultrapassar a muralha leonina.

Aos 15 minutos, com maior acerto na hora do remate, os leões até lideraram por 7-5. Todavia, os comandados de Stefan Constatin responderam e voltaram a igualar a contenda. Por esta altura, Saeid Heidarirad ia-se destacando e já somava uma mão cheia de tremendas ocasiões.

Contudo, o pior estava para vir. Na segunda metade do primeiro tempo, a equipa da cidade de Bucareste superiorizou-se aos leões e disparou no marcador. O Sporting CP continuava a forçar a zona central e não era capaz de ultrapassar a defesa do CS Dinamo Bucuresti. Desta forma, ao intervalo, os comandados de Thierry Anti viam-se a perder por quatro golos (13-9). Neste primeiro tempo, destaque para o pouco acerto no remate verde e branco (47%) contra a maior eficácia romena (57%). No capítulo individual, Valentin Ghionea era o melhor marcador do Sporting CP, com três golos. Luís Frade e Marko Vujin eram os senhores que se seguiam, com dois tentos certeiros cada um. Por sua vez, nos romenos, Kamel Alouini, Ante Kuduz, Alexandru Asoltanei e Razvan Gavriloaia eram os que mais se iam destacando, com três golos cada um.

No reatar da partida, Thierry Anti, dada a pouca eficácia de Aljosa Cudic (19%), optou por lançar Matevž Skok. A verdade é que, nas três primeiras intervenções, o esloveno somou três excelentes defesas. Os leões pareciam mais concentrados e, no ataque, a bola começou a andar mais rápido conseguindo, assim, reduzir para apenas um golo a desvantagem (14-13).

Os comandados de Anti imprimiam uma maior velocidade ao jogo e os romenos não estavam a ser capazes de contrariar isso mesmo. Os ataques rápidos e contra-ataques leoninos eram, por esta altura, a maior dor de cabeça dos romenos. Contrariamente ao que tinha acontecido nos primeiros 30 minutos, os leões exploravam agora maior eficácia as pontas. No entanto, Ante Kuduz era um autêntico seguro de vida. Quando as coisas complicavam, o croata disparava autênticas bombas, que nem Skok estava a ser capaz de travar. Com 10 minutos jogados no segundo tempo, o resultado encontrava-se em 18-17 desfavorável ao Sporting CP.

Porém, algumas falhas técnicas e a boa exibição do guarda-redes do CS Dinamo Bucuresti, Saeid Heidarirad, impediam que a turma de Alvalade sequer empatasse o jogo. A meio do segundo tempo, o marcador registava uma desvantagem de três golos (21-18). Perante esta situação, Thierry Anti pediu um desconto de tempo para, certamente, corrigir as dificuldades que os seus pupilos iam demonstrando. Coincidência ou não, depois da pausa, os leões conseguiram, outra vez, ficar a apenas um golo do CS Dinamo Bucuresti (21-20).

Já nos últimos cinco minutos da partida, o Sporting CP conseguiu, finalmente, empatar a partida a 24 golos. Contudo, os romenos foram sempre capazes de contrariar o ascendente leonino e triunfaram mesmo no Pavilhão João Rocha por 26-25. Tal como os dados estatísticos demonstram, a melhoria na segunda parte foi enorme, mas acabou por não ser suficiente. No capítulo individual, o melhor marcador leonino foi Valetin Ghionea, com oito golos. Do lado do CS Dinamo Bucuresti, Ante Kuduz, com sete, foi o que mais se destacou.

Este resultado complica, e muito, a passagem dos leões aos 16 avos-de-final da EHF Champions League, mas a verdade é que a equipa de Anti precisa “apenas” de repetir o que fez na temporada passada aquando da deslocação à Roménia, ou seja, vencer por um golo.

A segunda mão realiza-se já no próximo dia 1 de março, pelas 15h30, em Bucareste.

  Comentários