GONZALO PLATA: UM PREDESTINADO QUE COMEÇA A DESPONTAR
Gonzalo Plata é o jogador da semana para a redação do Leonino. O equatoriano foi uma autêntica dor de cabeça para a defesa do Boavista FC, tendo coroado a sua exibição com um golo
Redação Leonino
Texto
24 de Fevereiro 2020, 12:03

Esta semana, pela primeira vez, escolhemos um jogador da equipa principal de futebol do Sporting CP para jogador da semana. Gonzalo Jordy Plata Jiménez é a escolha da redação do Leonino. O equatoriano foi a grande figura da vitória verde e branca, por 2-0, frente ao Boavista FC (LER AQUI), tendo sido, inclusive, eleito o homem do jogo.

 

Em declarações à Sport TV aquando da entrega do prémio de melhor em campo, Plata mostrou-se bastante feliz com a sua exibição e agradeceu aos colegas de equipa: “Isto é graças aos meus colegas, graças à equipa técnica que nos ajuda a fazer o melhor possível. Que este seja o primeiro de muitos. Foi uma boa partida, graças aos meus companheiros. Espero continuar assim”, disse.

O equatoriano tem apenas 19 anos, mas o talento está todo lá. No duelo diante dos boavisteiros, o extremo leonino mostrou daquilo que é capaz: forte no um contra um, veloz, capacidade de drible e acerto na hora de visar a baliza adversária. Plata é daqueles que não se esconde, bem pelo contrário. O canhoto, que tem contrato com o Sporting CP até maio de 2024, pede bola no pé, mas também é capaz de explorar o espaço nas costas das defesas adversárias. Quando não lhe passam a bola, Plata não gosta e reclama com os seus colegas. É determinado e, tal como Jorge Silas mencionou na conferência de imprensa (LER AQUI), será um jogador muito importante no panorama mundial.

Internacional pela seleção A do Equador em quatro ocasiões, Gonzalo Plata chegou a Alvalade em janeiro de 2019, proveniente do Independiente del Valle (Equador), tendo custado aos cofres leoninos 1,5 milhões de euros por 50% do passe. Por essa altura, após o seu desempenho no Campeonato no Mundo de sub-20, Plata foi eleito o terceiro melhor jogador da competição.

Desde então, o extremo, que pode atuar nos dois corredores, vestiu a listada verde e branca por 11 vezes, mas somou apenas cerca de 300 minutos. No passado domingo, 23 de fevereiro, o equatoriano foi titular apenas pela segunda vez de leão ao peito. A primeira vez em que tal tinha acontecido foi, curiosamente, também diante do Boavista FC. A estreia a marcar pelo Sporting CP aconteceu no dia 21 de dezembro de 2019. Em partida frente ao Portimonense SC a contar para a fase de grupos da Taça da Liga, Plata esteve apenas 15 minutos em campo, mas foram os suficientes para fazer o gosto ao pé.

Com o golo de ontem, o equatoriano tornou-se não só o primeiro jogar do seu país a marcar na liga portuguesa, como também no terceiro mais jovem de sempre a marcar no Campeonato Nacional pelos leões, apenas superado por Diego Rubio, com 18 anos e 11 meses, e Eric Dier, 18 anos e 10 meses.

Cabe a Gonzalo Plata concretizar o potencial que muitos lhes perspetivam. No entanto, no Leonino, não temos dúvidas de que se trata de um jogar que tem tudo para dar certo. Para que tal aconteça, basta que o deixem verter todo o talento que tem.

  Comentários