summary_large_image
SANTOS DA CASA NÃO FAZEM (MAIS) MILAGRES!
Fernando Santos tem sido mais um gestor de sensibilidades e equilíbrios, quase que “políticos”, e menos um treinador capaz de maximizar uma seleção.
15 Nov 2021, 09:50

Ontem, em mais um jogo decisivo para a Seleção, o Estádio da Luz revelou, de novo, ser um palco azarado, tal como o foi na final do Euro 2004. Não obstante entrar a vencer no jogo, com o golo de Renato, a equipa portuguesa deixou-se sempre ser “empurrada” e andar “encolhida” o jogo todo. E aqui, sejamos claros, não obstante as lacunas táticas que Fernando Santos tem, não se compreende a forma medrosa e nervosa como os jogadores de Portugal estavam em campo. Com mais de 60 mil pessoas a apoiar, jogadores habituados a grandes palcos, que jogam nos melhores clubes europeus não podem tremer como varas verdes como aconteceu ontem! Nem que tivessem o pior treinador do mundo no banco..

O prenúncio do resultado de ontem começa no jogo com a Irlanda, também muito medroso, pouco afirmativo, que culminou, para infortúnio português, com a ausência de Pepe para o jogo de ontem devido a expulsão. E aqui deixo uma questão: Para aqueles que acham que dispomos do melhor lote de jogadores de sempre, porque razão é um defesa central de 38 anos o líder daquela defesa? João Moutinho continua, aos 35 anos, a ser o médio português mais capaz de ter um jogo regular, qual metrónomo, cerebral e fiável. A esta altura alguns leitores perguntar-me-ão se estou a defender o selecionador. Não! Fernando Santos tem muitas responsabilidades, sobretudo pela ideia que passa em que convoca pelos nomes dos jogadores (havendo quem diga que os seus empresários também entram na equação) e pelos clubes que representam. Ao fazer isso, junta um lote de jogadores que não consegue formar uma equipa eficaz, sólida e coesa que é o fundamento básico duma equipa vencedora. Fernando Santos tem sido mais um gestor de sensibilidades e equilíbrios, quase que “políticos”, e menos um treinador capaz de maximizar uma seleção. Como contraponto, Scolari teve a coragem de riscar alguns nomes das convocatórias, demonstrando autoridade e liderança, algo pouco visto até então na Seleção, rompendo com a tradicional cultura dos “grupinhos à portuguesa”. Terá Fernando Santos esse golpe de asa, bem como respaldo da FPF para o fazer, assegurando o apuramento via playoff?

Já que falamos de FPF, parece que a comissão técnica da mesma já concluiu os trabalhos relativamente a questão da equivalência dos Campeonatos de Portugal conquistados pelo Sporting, e outros, a títulos de Campeão Nacional (1). Segundo consta, a decisão será tomada em Assembleia Geral da FPF, no início do próximo ano. Aguardemos pois…

Nota ainda para a saborosa vitória do andebol do Sporting, no pavilhão da Luz. Afinal, mudaram os órgãos sociais do Benfica, em eleições recentes, mas como demonstrou o folhetim do não envio de bilhetes para os adeptos Sportinguistas (2), os maus vícios e a forma de estar belicosa no desporto mantém-se, independentemente do presidente daquela agremiação ser um empresário do ramo “pneumático” ou um ex-jogador da Fiorentina… Palmas pois para a equipa de Ricardo Costa. Venham mais destas!

  1. https://leonino.pt/decisao-dos-titulos-do-sporting-para-breve/
  2. https://leonino.pt/benfica-nega-bilhetes-para-o-derbi-de-andebol/
  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.