summary_large_image
ALMA DE CAMPEÕES
O Sporting entrará na Luz com onze em campo, pelo que, por si só, já deve atemorizar um adversário que se sente confortável a jogar contra nove…
29 Nov 2021, 09:31

Ontem, tivemos um Sporting, frente ao Tondela, jogando na ressaca da jornada europeia. Da forma que muitos dos adeptos sempre preconizaram: entrar no jogo forte, marcar cedo e gerir fadiga. Com efeito, Sarabia abriu o marcador aos 10 minutos, após lance infeliz do defesa do Tondela, como corolário da pressão asfixiante que o Leão fez aos jogadores beirões. Com normalidade, o Sporting foi controlando as operações e baixando o ritmo até ao intervalo. Na segunda parte, matou o jogo, aos 50 minutos, quando Pedro Gonçalves ofereceu a Paulinho o golo.

Vitória tranquila, mantendo-nos na liderança da Liga, a par do Porto, apenas com o senão de não sabermos se Palhinha estará disponível para o derby com os encarnados, na próxima sexta-feira. No entanto, o Sporting entrará na Luz com onze em campo, pelo que, por si só, já deve atemorizar um adversário que se sente confortável a jogar contra nove… O triste espetáculo dado por BSAD e Benfica demonstra bem que há coisas que nunca mudam: o BSAD perder estrondosamente com os encarnados e que, afinal, podem tirar Vieira do Benfica mas o vieirismo mesquinho continua bem impregnado no clube rival. O Sporting esteve muito bem ao marcar a sua posição, em comunicado, sobre a vergonha ocorrida no Jamor (1).

E se houve alguma gestão de esforço ontem, tal deve-se à grande noite de futebol que o Sporting viveu naquarta-feira passada, frente ao Dortmund. Tivemos um Sporting à medida do que a melhor competição europeia pede: astuto, rigoroso e com “killer instinct” nos momentos decisivos do jogo. O ex-libris de todos estes adjetivos é todo o “poema futebolístico” do terceiro golo. Penalty ganho por Paulinho, com o estádio a pressionar para validação do VAR, Pedro Gonçalves vê o seu remate defendido por Kobel, mas Porro não se limitou a ser espetador, voando para a bola, antecipando-se a alemães estáticos e sem reação. Há, pois, que dar mérito e parabéns a toda a estrutura do Sporting que conseguiu inverter uma situação de zero pontos à segunda jornada, conseguindo o segundo apuramento da história do Sporting, no atual formato Champions League, à quinta jornada. Ademais, houve dois prémios que vieram por acréscimo: o financeiro (2) e a subida no ranking europeu, ascendendo ao 28º lugar, ultrapassando o Benfica (3).

Nas modalidades, destaque para a vitória suada do andebol do Sporting perante os gregos do AEK, por 31-30, subindo assim à liderança do grupo na EHF European League (4). Pelo que se alerta que amanhã, dia 30, receberemos o Eurofarm Pelister, no Pavilhão Joao Rocha, pelas 19:45, com o objetivo de vitória. O desígnio preconizado por José Alvalade, de sermos tão grandes como os maiores da Europa, alimenta-se, pois, de vitórias como as do andebol e as do futebol. O caminho tem de continuar a ser este!

Diretor Leonino 

  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.