summary_large_image
O VERÃO DA INCERTEZA
Se já antes da Pandemia estava com receio do que iria ser este mercado de Verão para o Sporting, com Varandas, agora estou mesmo muito preocupado.
04 Abr 2020, 11:00

Com a pandemia que assolou todo o mundo, e com a grave crise de saúde pública que se instalou, a maioria dos países suspenderam as suas competições desportivas. Já todos percebemos que esta situação vai durar mais do que o inicialmente previsto e que, do ponto de vista financeiro e económico, podemos não ter uma simples recessão, mas uma depressão económica que pode ser fatal para vários emblemas por esse mundo fora. Ainda mais quando alguns dos principais patrocinadores já começam a dar sinais de que estas suspensões também lhes causam graves prejuízos e que já estudam a forma jurídica de suspender os patrocínios.

A semana passada defendi aqui que o Sporting devia avançar para Lay-off, como estão a fazer muitos clubes, por exemplo, na vizinha Espanha. Lamento que não se tivesse já concretizado esse facto, pois poder-se-ia ter já poupado algum dinheiro ao Sporting.

Mas o que todos nós desejamos é que este pesadelo passe rápido e que, rapidamente, se volte ao futebol e a falar do jogo e dos seus intervenientes. Pelas informações, que nos vão sendo disponibilizadas, será muito difícil, mas ainda hoje a Liga informou que gostaria que o campeonato pudesse recomeçar no dia 30 de maio.

Mesmo que este campeonato termine em julho, nada será como dantes, pois os especialistas de saúde já nos alertaram de que poderá haver um segundo surto da doença no início do Inverno. Quem estará disponível para fazer grandes investimentos num cenário de tanta incerteza?

E nós sportinguistas, infelizmente, sabemos que não temos uma equipa à altura dos pergaminhos da grandiosa história do Sporting. As escolhas de Varandas foram quase todas desastrosas e não esquecer o que dizia Bruno Fernandes: “há jogadores que não têm atitude nenhuma”. Se tivéssemos o plantel de 2016, não havia problema, era só manter essa grande equipa, que relembro teve quatro jogadores na equipa inicial de Portugal que, nesse ano, foi campeã da Europa.

Este Verão seria fundamental para alterar este cenário, e reforçar a equipa de forma a que pudéssemos entrar verdadeiramente em todas as competições, porém, já percebemos que será um Verão de incerteza. Já percebemos que pode haver menos patrocínios e, por conseguinte, o nosso orçamento ter que ser revisto em baixa.

Com tantas dúvidas nos diversos agentes desportivos, quase de certeza que serão muito menos as transferências, e que os valores envolvidos serão muito menores. E o Sporting, o que vai fazer?

Será que Varandas vai ser mais criterioso nas aquisições e contratar diretamente para o 11?

Será que vamos apostar na formação?

Será que, como já se fala por toda a Europa, iremos fazer trocas de jogadores com outros clubes?

Com a atual direção, infelizmente nenhuma ou mesmo a conjugação de todas estas possibilidades, podem deixar os sportinguistas descansados. Só se tivermos a sorte de fazer o que aconteceu em 1999, quando conseguimos uma excelente troca com o FCP, enviando para o Norte Costinha e Peixe, e recebendo na volta Bino e Rui Jorge, tendo o Sporting conquistado o campeonato no ano seguinte, com grande intervenção desses dois jogadores.

Se já antes da Pandemia estava com receio do que iria ser este mercado de Verão para o Sporting, com Varandas, agora estou mesmo muito preocupado.

  Comentários