summary_large_image
A “VERDADE” SOBRE A VERDADE DESPORTIVA
Clubes, Liga, federação, comunicação social, comentadores, política, banca, justiça, comissão de arbitragem, agentes, jogadores, adeptos e outros, todos contribuem para a falta de verdade desportiva.
Imagem de destaque07 Mai 2020, 18:00

Caras amigas e caros amigos sportinguistas,

A VERDADE DESPORTIVA! Este é um tema importantíssimo, delicado e incontornável, para quem se pauta pelos superiores valores que sustentam o desporto. E, no que concerne ao “desporto rei”, ele toma uma importância incomensurável. Todos falam sobre a importância de ela existir! Mas quantos fazem algo para que ela exista? Existirá alguém que, conseguindo fazer um distanciamento da sua cor clubística, acredite que exista verdade desportiva nas nossas competições profissionais de futebol? Cada um responda em consciência…

Pela delicadeza e importância do tema, irei abordá-lo, de forma mais aprofundada, nos próximos artigos. Tentarei fazer uma análise sobre as várias áreas que contribuem para a falta de verdade desportiva e como, no meu entender, tal deve ser colmatado. TODOS, por ação ou omissão, temos a nossa quota-parte de responsabilidade nisso!

Clubes, Liga, federação, comunicação social, comentadores, política, banca, justiça, comissão de arbitragem, agentes, jogadores, adeptos e muitos outros, todos contribuem para a falta de verdade desportiva. Claro que a generalização é sempre um exercício injusto, mas todos sabemos a quem serve cada um dos chapéus. Para ser possível debelar este problema nevrálgico do futebol em Portugal, é imprescindível que NINGUÉM se exclua, tanto das suas responsabilidades, como da sua participação ativa na busca da verdade desportiva! Este é um problema transversal, de uma forma ou doutra, de todos os mencionados no início deste parágrafo.

Veja-se, por exemplo, que nos últimos anos não conseguimos singrar nas competições europeias! Já nos perguntamos porquê? Pois, entre muitas outras razões, esta será uma delas: a verdade desportiva, na Europa do futebol, é diferente da que se verifica em Portugal? E, quando esbarramos com outra realidade, mais exigente a nível de “verdade desportiva” (embora não perfeita como sabemos), baqueamos com extrema facilidade, e isso não é uma opinião, mas sim uma evidência fundamentada nos resultados! E, todos sabemos, não é por falta de valor dos nossos jogadores ou treinadores, pois é vê-los desfilarem com classe por estes relvados mundiais.

Este tempo de pandemia, com as competições em pausa, deveria ser tempo para se investir neste assunto. Mas, não vi nenhuma das instituições, a quem cumpre, em primeira mão, atacar este problema, terem feito algo neste sentido. Julgo que teremos que ser nós, os amantes desta modalidade, a puxar por esta causa!

No próximo artigo, caso os acontecimentos não obriguem a outra abordagem, irei focar-me no contributo dos clubes, para a falta de verdade desportiva.

Agradeço, desde já, que todos contribuem construtivamente, com a sua opinião, para a abordagem deste assunto. Os meus artigos não têm como objetivo dar lições a ninguém! Mas sim despertar-nos para o debate e reflexão conjunta, sobre assuntos de interesse comum.

Protejam-se e saudações leoninas.

  Comentários
Mais Opinião
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
SÓ COESOS E ORGANIZADOS VAMOS VENCER
Seremos capazes e temos liderança para o efeito? Fica a questão…
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
SILÊNCIO QUE BRANQUEIA
Senhor Presidente da Assembleia Geral, chegou a hora de demonstrar que honra o lugar que lhe foi confiado, e que é merecedor de tal prestígio!
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
SOMOS UM CLUBE ARRASADO PSICOLOGICAMENTE
Só nos resta suplicar: SALVEM-NOS! Que nós, por nós mesmos, estamos incapazes!
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
TRABALHO, ORGANIZAÇÃO (PLANO DE ACÇÃO) E DISCIPLINA
Todos devem dar o seu melhor para resolver esta divisão que existe. Não podemos continuar de costas voltadas, uns para os outros, fazendo “um favor” aos nossos adversários.
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
DESAFIO!
Lanço o desafio a todos os anteriores candidatos, e aos que se venham a apresentar numas próximas eleições, que nos sentemos à mesma mesa, para pensarmos o Sporting de hoje e de amanhã!
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
NÃO PODE VALER TUDO
Se já vendemos os melhores, quase todos, e não investimos em quem possa vir a substituí-los, como iremos sobreviver desportivamente e financeiramente?
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
CRIANDO PONTES
Em democracia governa-se ganhando eleições. E, democraticamente, critica-se quem “governa”, como forma de lembrar as promessas feitas eleitoralmente. Os mandatos são para se cumprir, mas, as promessas
Joaquim Coutinho Duarte
Imagem de destaque
“CRIAR PONTES”, JÁ EM ANDAMENTO
Os problemas são de uma evidência gritante, que nenhuma técnica de comunicação, por mais sofisticada que seja, consegue branquear!