summary_large_image
QATAR ÀS TRÊS PANCADAS
O selecionador Fernando Santos acaba por ser um personagem paradoxal
30 Mar 2022, 15:16

Estamos no Mundial! Com a vitória de ontem sobre a Macedónia do Norte, Portugal assegurou a qualificação para o Qatar. Um suspense à portuguesa, perfeitamente evitável se tivéssemos sido mais competentes no jogo com a Sérvia, no Estádio da Luz, no passado dia 14 de novembro. Ao não ganharmos um grupo com a Sérvia, Irlanda, Azerbaijão e Luxemburgo, Portugal jogou com a sorte. Sorte essa que podia ter sido bem madrasta, caso a Macedónia do Norte não tivesse eliminado a Itália, campeã europeia em título. Jogando sempre em casa, Portugal “cumpriu os mínimos”, eliminando a Turquia e a Macedónia do Norte, mas sem brilhantismo. O selecionador Fernando Santos acaba por ser um personagem paradoxal. É o único selecionador que conquistou palmarés por Portugal, com um Campeonato da Europa e uma Liga das Nações, mas, futebolisticamente falando, não consegue impor um estilo de jogo, parecendo sempre uma equipa construída e pensada às três pancadas. A gestão das próprias convocatórias, como o foi o caso paradigmático de Gonçalo Inácio, convocado para a bancada para adaptar Danilo a central, aumentam o perfil anárquico do Selecionador. No entanto, se mesmo assim, com esta forma de estar, conseguir um terceiro título neste mundial, penso que nenhum português se irá queixar…

No próximo domingo, dia 3 pelas 20:30, o Sporting recebe o Paços de Ferreira. Faltando disputar sete jornadas, estes próximos jogos serão decisivos. O Sporting tem de arrecadar vitórias em todos eles de forma a pressionar o Porto, que este fim de semana joga em casa com o Santa Clara. Estar atento às movimentações do “Sistema” não é opcional na Liga Portuguesa, muito menos nesta fase decisiva. Convém lembrar que o Sporting tem vantagem direta com o Porto pelo que, na realidade, apenas distam cinco pontos do bicampeonato.

E, no meio desta ponta final, já sem provas europeias, teremos ainda dia 21 de abril, a segunda mão da meia-final da taça de Portugal. Fruto da derrota 1-2 na primeira mão, o Sporting terá de jogar para ganhar. Se esse feito for alcançado, poderemos ganhar uma vantagem psicológica sobre o Porto. Portanto, todos a Alvalade este domingo empurrar o Sporting para a vitória!

Diretor Leonino

  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.