Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Ala do Sporting faz pedido importante antes do jogo frente ao Dortmund

Leões perderam por 3-0 na primeira mão do playoff, disputada no Estádio José Alvalade, e terão dura missão para dar a volta no Signal Iduna Park

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

19 Fev 2025 | 08:51 |

Icon Comentário0

Sporting e Dortmund voltam a medir forças na Liga dos Campeões. Através das redes sociais, Maxi Araújo - titular há 10 encontros consecutivos com a Listada verde e branca - deixou uma breve mensagem aos adeptos, preparando-se para mais um duelo intenso na prova milionária da UEFA.


"Acreditar", escreveu o uruguaio, admitindo que ainda tem esperança, apesar de os pupilos de Rui Borges terem uma tarefa bastante complicada para virarem a eliminatória a seu favor, depois de terem perdido por 3-0, no Estádio José Alvalade, em jogo da primeira mão do playoff.


Recorde-se que, logo após ao desaire caseiro, Maxi também recorreu às redes sociais para se dirigir aos adeptos leoninos: "Se há algo que aprendi desde que cheguei ao Sporting é que lutamos juntos até ao fim. Eu escolho acreditar e confio nos meus companheiros de equipa para este grande desafio. Não tenho dúvidas que teremos inspiração e atitude".


Esta época, Maxi Araújo – avaliado em 14 milhões de euros - disputou 31 jogos com a camisola do Sporting: 17 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e um na Taça de Portugal. No total, o canhoto alinhou durante 2.058 minutos, tendo feito dois golos - Estrela da Amadora e Manchester City - e apontando ainda outras tantas assistências.

O Sporting volta a entrar em campo na esta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, frente ao Dortmund. O encontro diante da turma liderada por Nico Kovac tem pontapé de saída agendado para as 17h45, no Signal Iduna Park e os leões estão em desvantagem no playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões (3-0).



Futebol

Matheus Reis antecipa-se e toma decisão que Sporting tentou evitar

'Camisola 2' do Clube de Alvalade ainda apenas participou num jogo pela equipa principal dos verdes e brancos em 2025/26

Caso surja uma boa proposta, é possível que Matheus Reis se despeça do Sporting na abertura da próxima janela de transferências
Caso surja uma boa proposta, é possível que Matheus Reis se despeça do Sporting na abertura da próxima janela de transferências

08 Out 2025 | 13:02 |

Icon Comentário0

Caso continue sem entrar nas contas de Rui Borges, Matheus Reis pode acabar por deixar o Sporting aquando da abertura da próxima janela de transferências, em janeiro. O jogador termina contrato apenas no verão, mas a despedida pode ser mais cedo.


Apesar de a Direção de Frederico Varandas ainda ter em cima da mesa a possibilidade de renovar com o jogador, tal como informou o Leonino, em Exclusivo, as decisões do treinador dos leões quanto à utilização do brasileiro podem levar outro rumo, avança o jornal O Jogo. A verdade é que, em todas as épocas iniciadas em Alvalade, o canhoto nunca tinha somado tão pouca utilização.


Depois de ter estado afastado os primeiros quatro jogos da temporada - por castigo cumprido após a final da Taça de Portugal -, Matheus Reis pouco ou nada voltou a contar para Rui Borges. Nos sete encontros em que esteve disponível, o 'camisola 2' foi apenas utilizado por uma vez, jogando 25 minutos frente ao Kairat, para a Liga dos Campeões. De resto, ficou no banco por quatro vezes e outras duas nem entrou na lista de convocados do Sporting.


Agora, caso surja uma proposta que agrade o jogador e o Clube, a saída voltou a ser um cenário em cima da mesa. Matheus Reis perdeu influência na equipa do Sporting fruto da mudança de sistema tático de Rui Borges, que não olha para o jogador como opção para central numa defesa a quatro, apesar de ter jogado várias vezes como terceiro central à esquerda - onde conta com a concorrência de Maxi Araújo e Ricardo Mangas.

Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 203 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez nove assistências. O atleta é ainda um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.



Futebol

Atleta 'posto de lado' no Sporting tem promessa para o futuro

Rui Borges deixou claro junto do jogador quais os seus planos na equipa principal dos verdes e brancos para esta temporada desportiva

Apesar de ter sido deixado na bancada no Sporting - Braga, João Simões terá mais minutos dados por Rui Borges
Apesar de ter sido deixado na bancada no Sporting - Braga, João Simões terá mais minutos dados por Rui Borges

08 Out 2025 | 12:38 |

Icon Comentário0

Rui Borges pretende continuar a dar minutos de jogo a João Simões e permitir a sua evolução, de forma gradual, na equipa do Sporting. A ausência do nome do jovem na ficha de jogo frente ao Braga tem sido tema em Alvalade, mesmo depois do técnico ter garantido de que tal se tratava de uma opção técnica.


De acordo com o jornal Record, o treinador dos leões acabou por dizer a verdade e tal apenas se tratou de uma opção estratégica, com Rui Borges a preferir levar dois centrais para o banco de suplentes - Ousmane Diomande e Eduardo Quaresma - e apenas um médio - Giorgi Kochorashvili.


Assim sendo, apesar de não ter entrado nas opções do técnico do Sporting para esta partida da Liga Portugal Betclic, a mesma fonte adianta que João Simões continuará a ser aposta por parte dos leões e, no decorrer das próximas semanas, terá essas provas. Rui Borges garantiu junto do jovem médico que o seu tempo irá chegar e que o trabalho que tem realizado irá dar frutos.


Para já, João Simões acaba por ter um lugar como 'quarto médio' da equipa verde e branca. Morten Hjulmand e Hidemasa Morita são os titulares escolhidos por Rui Borges, enquanto Kochorashvili tem vindo a saltar do banco de acordo com as necessidades de cada partida. No entanto, o jovem leão tem importância para a fase de rotação do plantel, sobretudo com o calendário mais apertado.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 6 milhões de euros - soma três partidas. Neste arranque de época, o médio formado na Academia Cristiano Ronaldo tem 81 minutos: 78 na Champions e dois na Liga. Vale a pena recordar que o ‘camisola 52’ dos leões regressou recentemente de uma longa paragem por lesão.



Futebol

Carlos Xavier questiona "estranheza" na gestão de plantel de Rui Borges no Sporting

Antigo médio do Clube de Alvalade foi chamado a comentar a atualidade desportiva dos leões, tendo abordado algumas decisões do treinador

Carlos Xavier questionou a ausência de João Simões no Sporting - Braga, por opção técnica de Rui Borges
Carlos Xavier questionou a ausência de João Simões no Sporting - Braga, por opção técnica de Rui Borges

08 Out 2025 | 11:03 |

Icon Comentário0

Carlos Xavier foi convidado a falar sobre o atual momento do Sporting e não deixou de abordar com "estranheza" a gestão de João Simões realizada por Rui Borges, que foi deixado de fora da convocatória dos leões após ter sido titular frente ao Napoli, para a Liga dos Campeões.


João Simões? Carlos Xavier: "Causou estranheza"


"É um jogador para o futuro. É verdade que depois de um bom jogo com o Napoli, não ir sequer para o banco com o Sporting de Braga causou estranheza. Mas o técnico tem a sua estratégia. Nesse jogo, o Morita foi titular e o Kochorashvili era a segunda opção. Talvez, não fazia sentido ter o João Simões na convocatória", comentou o antigo médio dos verdes e brancos, em declarações ao Desporto ao Minuto.


Carlos Xavier: "Haverá rotação e João Simões tem de aproveitar"

De seguida, Carlos Xavier acabou por falar da competição que o jovem jogador tem na equipa: "O miúdo tem de continuar a trabalhar. Tem menos experiência em relação à concorrência, mas eles não vão aguentar os jogos todos. Haverá rotação e o João Simões tem de aproveitar para deixar a sua marca. Entendo que tem capacidade para poder acrescentar mais que o Kochorashvili em termos ofensivos".


Quaresma? Carlos Xavier: "Raramente aguenta os 90 minutos"

De resto, o antigo jogador do Sporting também falou sobre outra gestão que é tema em Alvalade: a de Eduardo Quaresma. "O Quaresma 'desapareceu' da equipa também e é outro jogador que dá garantias na bola parada. No entanto, já reparei que tarda em afirmar-se. Raramente, aguenta os 90 minutos sem cãibras ou problemas físicos e só tem 23 anos de idade. Tem de trabalhar esse aspeto, pois é um jogador importante como vimos na época passada".

Carlos Xavier: "Ainda bem que estamos na paragem de seleções"

Para finalizar, Carlos Xavier deixou críticas à abordagem do Sporting na partida frente ao Braga, que terminou em empate (1-1): "Ainda bem que estamos na paragem para as seleções. A equipa, além de apresentar fadiga, tem de trabalhar urgentemente os lances de bola parada, que 'é um ai jesus'. Os jogadores envolvidos no processo defensivo parecem ter medo do contato, de irem ao choque com o adversário. Há que rever esse aspeto negativo. A ausência do Diomande não pode servir de justificação, embora dê mais segurança nesse tipo de lances".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rio Ferdinand faz revelação bombástica sobre decisão do United acerca de Amorim
Futebol

Rio Ferdinand faz revelação bombástica sobre decisão do United acerca de Amorim

08 Out 2025 | 09:51

Icon Comentário0
Explicado o motivo para Quenda ter demorado a 'acertar' no Sporting
Futebol

Explicado o motivo para Quenda ter demorado a 'acertar' no Sporting

08 Out 2025 | 09:26

Icon Comentário0
Perda de espaço de Palhinha na Seleção Nacional? Ex Sporting aponta 'culpado'
Futebol

Perda de espaço de Palhinha na Seleção Nacional? Ex Sporting aponta 'culpado'

08 Out 2025 | 09:07

Icon Comentário0