Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Fev 2026 | 17:12 |
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) comunicou a equipa de arbitragem nomeada para o clássico contra o Porto, da 21ª Jornada da Liga Portugal Betclic, que será liderada por Luís Godinho, que esteve presente na eliminação do Sporting contra o V.Guimarães na Taça da Liga.
O juiz da Associação de Futebol de Évora contará com Rui Teixeira e Pedro Mota como assistentes. Já o quatro juiz será Hélder Carvalho, enquanto que o VAR do duelo contará com o contributo de Tiago Martins e o AVAR ficará encarregue por Pedro Felisberto.
Luís Godinho não traz boas memórias aos adeptos do Clube de Alvalade e já foi criticado por Sousa Cintra, após um empate muito polémico frente ao Famalicão (2-2) em 2020/21, onde o árbitro anulou um golo aos leões, que daria o triunfo, e expulsou elementos da equipa leonina.
Sousa Cintra chegou a afirmar que o árbitro parecia ter “alergia ao Sporting” e sugeriu ainda que o seu desempenho teria sido orientado por “interesses” externos, pedindo que o Conselho de Arbitragem tomasse medidas diante da atuação considerada incompetente. Após o encontro, ficou célebre a expressão de Ruben Amorim: "Onde vai um vão todos".
Antes do duelo decisivo de dia 9 de fevereiro, o Sporting volta a entrar em campo esta quinta-feira, dia 5, frente ao AVS. O encontro, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á no Estádio José Alvalade pelas 20h45.
Clube de Alvalade já conhece adversário nas meias finais da competição nacional, podendo defrontar o rival eterno na grande decisão
04 Fev 2026 | 16:58 |
Ficaram definidos, esta quarta-feira, os emparelhamentos das meias-finais da Taça da Liga Feminina. O sorteio, realizado na Cidade do Futebol, ditou que o Sporting irá defrontar o Valadares Gaia. Havendo um dérbi contra o Benfica, só na grande final de dia 28 de março.
As leoas vão defrontar a equipa nortenha, fora de casa, no fim de semana de 14 e 15 de fevereiro, em jogo de eliminatória única. O Benfica defronta o Torrense, em Torres Vedras. As quatro equipas têm o objetivo de procurarem garantir um lugar na final da prova.
O emblema verde e branco chegou à final nas últimas duas edições desta competição nacional (criada em 2019/2020), mas perdeu em ambas ocasiões frente ao Benfica. A turma de Alvalade procura vencer um troféu que ainda não consta do seu palmarés.
Vale lembrar que a equipa de Micael Sequeira já não conta com Ana Capeta, transferida para a Juventus. A avançada, de 28 anos, terá questionado algumas opções do treinador no passado duelo com o V. Guimarães, em que foi suplente utilizada, reação que não terá caído bem na estrutura leonina, resultando nesta decisão, por parte do Clube.
O emblema verde e branco vira agora atenções para a 11.ª jornada da Liga BPI. O próximo encontro do Sporting está marcado para sexta-feira, dia 6 de fevereiro, frente ao Damaiense, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete. O duelo será jogado às 17h00.
Técnico que passou pelo Clube de Alvalade lembrou os seus tempos na equipa verde e branca, onde venceu títulos nos escalões de formação
04 Fev 2026 | 16:39 |
O antigo treinador adjunto de Paulo Bento, entre 2005 e 2014, no Sporting e na Seleção Portuguesa, Leonel Pontes, recordou a sua passagem pelos leões por entre 2005/2006 e 2009/2010, manifestando que foi desgastante o tempo que passou em Alvalade, mas que conseguiu grandes feitos.
L. Pontes: "Foram quatro anos muito intensos"
"A minha integração na equipa principal do Sporting surgiu a convite de Paulo Bento e esses quatro anos foram muito intensos. Lutámos durante dois anos, até às últimas jornadas, pelo título de campeões nacionais. Não o conseguimos alcançar, mas conquistámos duas Taças de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira, além de termos tido participações muito relevantes na Liga dos Campeões", admitiu, em entrevista ao Podcast "Sem Filtros".
O atual diretor técnico dos chineses do Shanghai Shenhua falou da sua experiência no futebol estrangeiro e nota diferenças. "Todos os países por onde passei acrescentaram algo à minha vida. Houve sempre momentos de superação. Em Espanha senti uma paixão enorme pelo clube e pelo futebol; na Hungria tive de gerir um balneário com jogadores de diferentes nacionalidades e culturas. Já na China, para além de o cargo ser diferente, viver e trabalhar aqui é uma verdadeira experiência de vida - a cultura, a língua, a alimentação - tudo faz deste desafio algo muito exigente".
Vale lembrar que Leonel Pontes já aplicou um castigo a Cristiano Ronaldo e o próprio confessou que foi um momento difícil. "Há uma história dura. Ele teve um momento normal de miúdos, um mau comportamento com um funcionário do Sporting. E nós demos-lhe um castigo. Esse foi um momento que até a mim me custou imenso".
Ao todo, Leonel Pontes dirigiu a equipa principal do Sporting em cinco jogos. Numa primeira ocasião, na temporada 2009/10, o técnico substitui Paulo Bento após uma série de maus resultados. No único jogo em que esteve à frente dos destinos leoninos, empatou, a duas bolas, no terreno do Rio Ave. Na época 2019/2020, Leonel Pontes foi o escolhido para liderar a equipa após o despedimento de Marcel Keizer, assumindo o comando por quatro jogos, não somando qualquer vitória.
Avançado internacional pela seleção portuguesa é uma das grandes figuras do Clube de Alvalade, muito pelo seu registo goleador
04 Fev 2026 | 16:22 |
Quase dois meses depois, Pote voltou à titularidade no Sporting, frente ao Nacional, e marcou aos 73 minutos na vitória com os insulares (2-1), para cimentar o seu lugar na história do Clube, em concreto na lista dos goleadores que já vestiram a Listada verde e branca, ficando ao lado de nomes lendários.
Naquele que foi o seu 220.º jogo oficial pelo emblema que representa desde o verão de 2020, o internacional português chegou ao 93.º golo e igualou, na 18.ª posição do ranking, o neerlandês Bas Dost - avançado que representou o Sporting entre 2016 a 2019. Um marco importante ao qual se pode seguir... Viktor Gyökeres.
O avançado sueco foi autor de 97 tentos em 102 partidas. Pote precisa de mais quatro golos para escalar essa montanha e tem, pelo menos, mais 17 encontros até final da época para o fazer, sendo um cenário realista de alcançar para o atleta de 27 anos.
Daí para a frente a missão dificulta, já que segue-se o violino Travassos, com 125 golos, numa lista com outros 15 ex avançados. Pote é o único médio desta lista. O internacional português também encontra-se na tabela dos 10 melhores marcadores dos leões na Liga dos Campeões.
Na presente temporada desportiva, ao serviço do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma 22 partidas realizadas. Nos 1.621 minutos disputados, o futebolista já apontou 11 golos e assistiu os companheiros em seis ocasiões.