Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting regressou este domingo, dia 3 de novembro, ao trabalho, na Academia Cristiano Ronaldo. Rúben Amorim já pôde contar com a presença de Eduardo Quaresma, que treinou no relvado com o restante grupo, recuperado de uma entorse no tornozelo esquerdo.
O central jogou em dificuldades com o Casa Pia (2-0), em Alvalade, na oitava jornada da Liga, e, consequentemente, acabou por ser dispensado da seleção de Sub-21, mantendo-se, desde o início de outubro, sob os cuidados do departamento médico. Nuno Santos, é, agora a única baixa do plantel.
Para segunda-feira, dia 4 de novembro, está agendada nova sessão de trabalho para as 11 horas, em Alcochete, com os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social. Já às 14 horas, o treinador e um jogador farão a habitual conferência de imprensa de antevisão ao jogo.
O próximo jogo será a última partida do ainda treinador dos leões no Estádio José Alvalade, mas, ainda antes de rumar aos ingleses do Manchester United, o treinador vai ainda comandar a visita do Clube de Alvalade a Braga, na próxima jornada do Campeonato Nacional, no dia 10 de novembro.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 5 de novembro, frente ao Manchester City, em jogo relativo à quarta jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Pep Guardiola jogar-se-á às 20h00, em Alvalade.
Ainda técnico dos leões vai juntar-se ao Manchester United dia 11 de novembro, mas já vai fazendo as delícias dos adeptos ingleses
|
0Uma vez confirmada a transferência de Rúben Amorim do Sporting rumo ao Manchester United, os adeptos ingleses começam a imaginar como se dará o português em Inglaterra. Barney Ronay assinou um artigo de opinião no ‘The Guardian’ em que elogia o clube inglês pela contratação de Amorim.
O jornalista e escritor começou por identificar alguns obstáculos ao sucesso de Rúben Amorim no Manchester United, afirmando-se, no entanto, confiante no português devido não só ao "currículo imensamente impressionante", mas também a alguns fatores extra-futebol que diz poderem influenciar a passagem do português pelo Reino Unido.
“A imagem também é convincente, e a imagem importa, aqui. Amorim parece ótimo. Barba, cabelo, linha de maxilar, roupa... Os olhos? Os olhos são penetrantes. Parece um homem lindo, de sucesso, num anúncio para um champô potenciado por cafeína”, partilhou o jornalista britânico, considerando que a imagem de Amorim será um trunfo na Premier League.
Destaca depois as similaridades entre o Manchester United em 2024, e o que Amorim encontrou no Sporting quando chegou, em 2020: “O Sporting vendeu ou libertou 30 jogadores nos seus sete primeiros meses no clube. Há algo quase de sensual na ideia de este processo poder decorrer, em Old Trafford. Oh, sim. Ergue o cutelo. Purga-me, paizinho. Pega nessa escova de aço e raspa-me".
Por fim, destaca como esta última ideia – de uma limpeza no balneário do Manchester United - é entusiasmante para os adeptos: “Este tipo é um McKinsey num homem só. É a INEOS num casaco desportivo de lã merino de 3.000 euros. É o Kendall Roy a percorrer o piso e a dizer 'Por favor, deixem as secretárias imediatamente, os seguranças levarão as vossas credenciais, agora”. Relembrar que Rúben Amorim vai-se juntar aos ‘Red Devils’ depois de um início de época fantástico pelo Sporting, com 10 vitórias em 10 jogos para o campeonato.
Antigo jogador leonino viu de perto a sua equipa ir vencer o atual líder da liga italiana por 3-0, com uma grade exibição em pleno Estádio Diego Armando Maradona
|
0Rui Patrício, antigo jogador do Sporting, assistiu do banco à vitória da Atalanta sobre o Nápoles, por 3-0. O guarda-redes português transferiu-se para Bérgamo no início desta temporada, após representar a Roma, mas ainda não entrou em campo pelos atuais vencedores da Liga Europa.
A vitória da Atalanta foi conseguida graças a uma exibição de grande qualidade, com a equipa visitante a dominar amplamente o jogo. Ademola Lookman brilhou ao marcar dois golos, aos 10 e aos 31 minutos, dando uma vantagem confortável à sua equipa. Já na segunda parte, Mateo Retegui consolidou o triunfo ao apontar o terceiro golo, assegurando uma vitória incontestável e relevante para a equipa de Bérgamo.
Apesar desta derrota caseira, o Nápoles mantém-se na liderança isolada da Serie A, com 25 pontos. A Atalanta, com este triunfo, ascendeu provisoriamente à segunda posição da tabela, somando três pontos a menos do que o líder. Este resultado aumenta a pressão sobre a equipa napolitana, numa altura em que o campeonato está altamente competitivo, com várias equipas a disputarem os lugares de topo.
A seguir ao Nápoles e à Atalanta, encontram-se a Inter de Milão e a Juventus, ambas com 21 pontos. A Juventus venceu a Udinese por 2-0 no sábado, enquanto o Inter de Milão ainda receberá o Venezia. Estas equipas mantêm-se firmes na perseguição aos primeiros lugares, intensificando a corrida pelo título nesta temporada.
Ao serviço do Sporting, Rui Patrício fez 467 jogos na baliza leonina, sendo o segundo jogador com mais presenças na história do clube, apenas superado por Hilário, com 475. O antigo ‘camisola 1’ rescindiu contrato no final da época de 2018, após a invasão à Academia, e acabou por assinar pelo Wolverhampton, onde permaneceu durante três épocas (2018/2019, 2019/2020 e 2020/2021), antes de se transferir para a Roma em 2021/22, onde completou mais três temporadas.
Treinador que esteve nos comandos do Clube de Alvalade deixou fortes palavras ao selecionador devido a não convocatória controversa
|
0Jorge Jesus, antigo treinador do Sporting, agora aos comandos do Al-Hilal da Arábia Saudita, deixou fortes críticas ao selecionador brasileiro Dorival Júnior. Em causa está a não convocatória do lateral esquerdo Renan Lodi, jogador às ordens do técnico na equipa saudita.
Em declarações prestadas na conferência de imprensa no pós-jogo do Al Nassr – Al Hilal, que acabou empatado a uma bola, o treinador português não se absteve de dar a sua opinião sobre a ausência de Lodi na convocatória da canarinha, o que considerou uma injustiça.
“Renan Lodi é o melhor lateral-esquerdo da atualidade. O treinador da Seleção Brasileira com certeza não está a ver os jogos do Al Hilal, senão iria convocá-lo”, atirou Jorge Jesus, fiel ao seu estilo. Fica, então, aparente o descontentamento do antigo treinador do Sporting que considerou que o seu jogador terá sofrida uma injustiça.
Renan Lodi destacou-se no Atlético de Madrid, para onde se transferiu em 2019 proveniente do Athletico Paranaense. Esteve três anos em Madrid, antes de passagens pelo Nottingham Forrest e Marselha. De França foi para a Arábia Saudita, em janeiro de 2024, a troco de 23 milhões de euros.
No Al-Hilal fez 28 jogos, com dois golos e cinco assistências registados sob os comandos de Jorge Jesus. O lateral, titularíssimo no lado esquerdo do Al-Hilal, tem estado em bom plano esta época, como o restante da equipa: ocupam o primeiro lugar do campeonato com oito vitórias e um empate em nove jogos, 24 golos marcados e apenas sete sofridos.
Além de Renan Lodi, Jorge Jesus treina mais três jogadores brasileiros: Marcos Leonardo, Malcom e Neymar jr. Nenhum dos três recebeu a convocatória do treinador brasileiro, apesar de Neymar ser o único dos três que é normalmente chamado à seleção. Dorival Júnior terá explicado que a ausência do astro brasileiro terá a ver com a falta de minutos: o jogador voltou, recentemente, de lesão, mas jogou apenas 30 minutos.