
Modalidades
Bicampeão do Sporting 'goza' com Sofia Oliveira e pede "uma mesinha na tasca de Rui Borges"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
|
A equipa de andebol do Sporting CP defronta, no próximo sábado (14 de dezembro), pelas 18h00, a Associação Artística de Avanca. Num jogo referente à 18.ª jornada, o conjunto de Thierry Anti vai tentar somar a sexta vitória e a 14.ª em 11 jogos.
No confronto direto, os leões venceram todos os 15 encontros que se jogaram até ao momento. Nos sete jogos realizados no pavilhão da AA Avanca, as partidas mais disputadas aconteceram no dia 26 de novembro de 2016, com vitória verde e branca por 26-25, e também no dia 16 de maio de 2018, quando o Sporting CP triunfou por 29-31.
Na liderança do campeonato português, com 50 pontos, em conjunto com o FC Porto, mas com vantagem fruto da diferença de golos, o conjunto verde e branco vem de uma importante e difícil vitória frente ao ABC, por 26-22, no Pavilhão Flávio Sá Leite. Os leões encontram-se num excelente momento de forma, mas, tal como Thierry Anti já referiu, a equipa tem de se manter alerta e concentrada nos encontros que ainda tem pela frente até à paragem do campeonato fruto da realização do Campeonato da Europa.
A AA Avanca encontra-se no 11.º lugar, com 28 pontos, e, no último encontro, perdeu, fora de portas, com o SL Benfica, por 38-26. No entanto, antes desse desaire, os comandados de Herlander Silva tinham conseguido, pela primeira vez esta temporada, uma série de duas vitórias consecutivas, frente ao Boavista, por 27-19, e também perante o Maia/Ismai, por 33-30. Com 441 golos marcados e 456 sofridos, os objetivos da AA Avanca passam por fazer o maior número de pontos possíveis, de forma a evitar a despromoção.
O lateral cabo-verdiano Gualther Furtado, com 69 golos, o pivô Nuno Carvalho, com 64, e o brasileiro Alan Silva, com 61, são os jogadores que mais se têm destacado na AA Avanca.
Sporting CP e AA Avanca defrontam-se, no próximo sábado (14 de dezembro), pelas 18h00, em jogo referente à 18.ª jornada do Campeonato Nacional Andebol 1.
Depois de uma época de domínio, Presidente do emblema verde e branco assegurou permanência de uma peça importante da equipa leonina
|
É oficial. Pedro Martínez renovou, esta quarta-feira, o seu contrato com o Sporting. O Clube de Alvalade anunciou, em comunicado, a permanência do central da equipa de andebol dos leões. Assim, depois da renovação de Mamadou Gassama, o jogador argentino continuará a jogar no Pavilhão João Rocha em 2025/26.
Pedro Martínez: "É uma honra continuar ligado a esta grande instituição"
Ainda a fazer a sua época de estreia pela equipa de andebol do Sporting, Pedro Martínez não consegue esconder a sua felicidade: “Muito contente. Para mim é uma honra continuar ligado a esta grande instituição. Quero continuar a viver as noites mágicas no Pavilhão João Rocha. Nunca tinha vivido algo assim e espero que na próxima época volte a ser assim”.
Pedro Martínez destacou a caminhada histórica protagonizada pelo Sporting, que se tornou na primeira equipa portuguesa a garantir o apuramento direto para os quartos-de-final da Liga dos Campeões de Andebol: “Quando era uma criança, nunca pensei que iria jogar a Liga dos Campeões. Por exemplo, no último jogo com o Nantes, não acreditava que estava ali”.
“Somos todos irmãos e acho que isso se reflete nos jogos. Quando cheguei percebi de imediato que o Sporting não só é um Clube, mas também uma grande família. Estou muito contente por fazer parte dela e agradeço, também, a todos os Sportinguistas”, deixando assim uma palavra aos seus companheiros de equipa e massa adepta.
Desde que chegou ao Sporting, proveniente da equipa do Caserío, o percurso de Pedro Martínez tem sido vitorioso. O jogador internacional argentino está ainda a cumprir a sua primeira temporada de leão ao peito com 51 jogos e 33 golos, que contribuíram para a conquista de um Campeonato Nacional e uma Supertaça.
Veja a publicação do Sporting:
Depois de uma época de conquistas, dirigente máximo dos leões acordou permanência de uma das peças fundamentais do Clube de Alvalade
|
Mamadou Gassama renovou, esta terça-feira, contrato com o Sporting. Em comunicado, o Clube de Alvalade, liderado por Frederico Varandas, anunciou a continuidade do ponta do andebol leonino, que se mostrou muito satisfeito por continuar nos verdes e brancos e desejoso de continuar a ganhar troféus, isto após o bicampeonato do fim-de-semana passado.
Mamadou Gassama: "Estou cheio de orgulho por poder estar no Sporting durante mais épocas"
“Este é um momento muito feliz para mim e para a minha família. Estou cheio de orgulho por poder estar aqui durante mais épocas. Foi o que me fez ficar. Quando saímos da zona de conforto temos sempre dúvidas e este era um projecto novo, com jogadores jovens, mas aqui, desde o primeiro dia, as pessoas estiveram à volta da equipa e isso torna tudo mais fácil. Acho que evoluí também e dei sempre o meu melhor pela equipa e pelos adeptos”, começou por afirmar Mamadou Gassama.
“Quando cheguei, queria ganhar títulos, mas nunca imaginei que ia jogar contra as melhores equipas e os melhores jogadores na Champions. Tenho 31 anos e tudo o que aconteceu esta época foi um sonho, e temos de continuar a perseguir os nossos sonhos”, destacou Gassama, em declarações aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.
Mamadou Gassama destacou o trajeto histórico protagonizado pelo Sporting, sendo a primeira equipa portuguesa a apurar-se diretamente para os quartos-de-final da Liga dos Campeões de Andebol e agradeceu aos adeptos: “Muito obrigado por todos estes anos. Estão sempre connosco. Surpreendeu-me a forma como nos estiveram a apoiar durante vários minutos depois de sermos eliminados. Foi um momento muito lindo e que nunca vou esquecer. Para mim, o Sporting, além de ser grande, é muito familiar".
Desde que chegou ao Sporting, oriundo dos espanhóis do Granollers, Mamadou Gassama realizou 196 encontros, nos quais marcou uns impressionantes 496 golos. O espanhol já conquistou dois Campeonatos Nacionais (2023/24 e 2024/25), três Taças de Portugal (2021/22, 2022/23 e 2023/24) e duas Supertaças (2023 e 2024).
Confira este momento de Mamadou Gassama:
Timoneiro dos leões reagiu ao triunfo dos verdes e brancos, acabando por desabafar depois de mais um troféu conquistado pela turma de Alvalade
|
A equipa de andebol do Sporting sagrou-se no passado sábado bicampeã. No final do encontro, que terminou com a vitória dos leões, Ricardo Costa, à semelhança de Salvador Salvador, foi um dos rostos que reagiu ao triunfo dos verdes e brancos.
Ricardo Costa - "Foi uma época muito dura, muito exigente"
"Estamos muito felizes, tem um sabor especial, não é o primeiro mas é como se fosse. Foi uma época muito dura, muito exigente. Fizemos história, esta é uma das melhores épocas de sempre, mas ainda não acabou! Queremos ganhar a Taça de Portugal", começou por contar o técnico do Sporting após a conquista do Bicampeonato.
"Foi um ano extraordinário, muito duro, mas conseguimos chegar ao objetivo final que era sagrar-nos campeões nacionais", acrescentou de seguida Ricardo Costa, que acabou por recordar a eliminação na Liga dos Campeões, acabando por revelar que esperava chegar mais longe na prova europeia.
"Quando chegámos ao Sporting, propusemo-nos marcar uma era e não ganhar de vez em quando. O que queríamos era ganhar mais vezes do que aquelas que perdemos. Creio que sete títulos em 3 anos e meio espelha isso e o empenho que colocamos nessa tarefa. É uma marca, mas não é minha enquanto treinador, é de todos", prosseguiu o timoneiro enquanto festejava a conquista.
"Queremos que o Sporting seja maior a cada dia, quando saímos para o campo queremos ganhar todos os dias. Ainda queremos mais, queremos estar por aqui mais anos e não sei onde vamos chegar. Queremos voltar à Liga dos Campeões e fazer mais, queríamos estar em Colónia. Isso ainda está na nossa mente", finalizou Ricardo Costa.