Modalidades
Talentosa dupla do Sporting brilha frente à Espanha e dá esperança a Portugal
28 Jan 2026 | 16:54
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
21 Dez 2019 | 20:30 |
A equipa de andebol do Sporting CP venceu a AA de Águas por 34-29 em jogo a contar para a 20.ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1. Fruto deste triunfo – o oitavo consecutivo – o conjunto de Thierry Anti soma agora 59 pontos e continua na liderança do campeonato com o FC Porto. Sabendo das dificuldades que iriam encontrar frente ao quinto classificado da liga portuguesa, o conjunto de Thierry Anti entrou bastante forte na partida e rapidamente alcançou uma vantagem de quatro golos (1-5). Em superioridade numérica, os rapazes de verde e branco souberam explorar quase na perfeição essa situação e, desde cedo, colocaram-se numa posição bastante confortável. Ao fim de dez minutos, o Sporting CP já liderava por 9-4. Contudo, ainda na primeira parte, os comandados de José António Silva reagiram e conseguiram equilibrar o encontro. A vantagem verde e branca chegou a ser de sete golos, mas, ao intervalo, o resultado era de 15-18. No segundo tempo, os leões voltaram a entrar mais fortes e dilataram a vantagem para cinco golos (15-20). Na resposta, a AA de Águas Santas voltou a aproximar-se e voltou a estar a apenas três golos. Naturalmente, e fruto de algum cansaço, o treinador francês foi fazendo a rotação possível, mas os jogadores menos utilizados iam dando uma boa resposta. Com maior ou menor dificuldade, o Sporting CP acabou por vencer o encontro por 34-29 e somar a 19.ª vitória em 20 jogos. No capítulo individual, Carlos Ruesga foi o que mais se destacou com oito golos (67% de eficácia de remate). Pedro Valdés, com seis (75%), e Frankis Carol, com cinco (56%), também realizaram um bom jogo. No último compromisso de 2019, os leões não facilitaram e terminam o ano em beleza. O Clube de Alvalade só volta à competição no próximo dia 1 de fevereiro, no Pavilhão João Rocha, frente ao Vitória FC. Ficha de Jogo do Sporting CP: Carlos Ruesga (8), Pedro Valdés (6), Frankis Carol (5), Tiago Rocha (4), Luís Frade (4), Francisco Tavares (2), Gonçalo Vieira (1), Arnaud Bingo (1), Ivan Nikcevic (1), Marko Vujin (1), Edmilson Araújo, Carlos Carneiro, Nemanja Mladenovic, Aljosa Cudic (GR – 1), e Manuel Gaspar (GR)
Fonte da Fotografia de Capa: Federação de Andebol de Portugal
Jogador de 28 anos está a cumprir últimos meses ao serviço do emblema verde e branco e vai rumar a outras paragens na próxima época
02 Fev 2026 | 03:00 |
Natán Suárez vai deixar a equipa de andebol do Sporting no final da presente temporada, sabe o Leonino. O central está a cumprir os últimos meses ao serviço do Clube de Alvalade, mas sairá de forma amigável e vai abraçar um novo projeto desportivo em 2026/27.
O adeus do jogador acontece por questões de construção de plantel. Ao que o nosso Jornal apurou, o desempenho do 'camisola 7' da formação de Ricardo Costa sempre foi exemplar. O atleta é muito acarinhado pelos companheiros de balneário e pela equipa técnica.
O internacional espanhol chegou ao Sporting no início da época de 2021/22 para ser alternativa a Carlos Ruesga. Depois de passagens pelo Teucro, Ciudad Encantada e Ademar León, rapidamente confirmou ser um atleta de grande talento, tornando-se numa das figuras do plantel nos últimos anos.
Ainda assim, o central de 28 anos vai dar o máximo dentro das quadras para sair em grande do Sporting, tendo ainda para conquistar o tricampeonato Nacional, a Taça de Portugal e chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões. Por outro lado, Ivano Pavlovic é um dos alvos na mira dos leões, mas a possível chegada do croata não se afigura fácil.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Natán Suárez contabiliza já 27 partidas pelo Clube de Alvalade - oito na EHF Champions League, 16 no Campeonato Nacional, um na Supertaça e dois na Supertaça Ibérica -, nos quais apontou 68 tiros certeiros.
Central, um dos nomes mais valorizados do mercado europeu, está a despertar forte concorrência e o processo está longe de ser simples
31 Jan 2026 | 03:00 |
Ivano Pavlovic é um alvo bem identificado pelo Sporting para reforçar a equipa de andebol, mas a sua contratação promete ser extremamente difícil. O central do Zagreb, um dos nomes mais valorizados do mercado europeu, está a despertar forte concorrência e o processo está longe de ser simples, sabe o Leonino.
Apesar do interesse verde e branco, o Vardar é, nesta fase, o clube que surge na frente da corrida pelo internacional croata. O emblema macedónio já terá dado passos mais concretos e apresenta um projeto desportivo e financeiro que coloca pressão sobre os restantes interessados.
O Sporting reconhece o potencial e a qualidade de Ivano Pavlovic, mas está consciente de que a operação envolve valores elevados e uma disputa intensa pela contratação do atleta. Internamente, o dossiê é visto como complexo e dependente de várias variáveis.
Assim, embora o nome do atleta de 22 anos continue referenciado em Alvalade, a verdade é que, neste momento, o clube macedónio parte em vantagem, obrigando o emblema verde e branco a ponderar alternativas ou a aguardar por uma eventual mudança no cenário do mercado.
A turma leonina encontra-se neste momento no primeiro lugar do Campeonato Placard Andebol 1 2025/26, invicto com 51 pontos (17 jogos - 17 vitórias) e com mais sete pontos do que Porto e Benfica. O próximo jogo da Liga está marcado para o dia 11 de fevereiro, frente ao Gaia, fora de casa.
Grande golo de Kiko Costa na Liga dos Campeões:
Depois de também ter estado em destaque frente à Espanha, lateral do Clube de Alvalade voltou a apresentar-se a grande nível
30 Jan 2026 | 16:12 |
A seleção portuguesa de andebol venceu a Suécia por 36-35, esta sexta-feira, dia 30 de janeiro, e alcançou a melhor classificação de sempre num Europeu da modalidade: o quinto lugar. Martim Costa, lateral do Sporting, apontou nove golos, depois de também ter estado em destaque frente à Espanha.
Depois de ter passado grande parte da 1.ª etapa na frente do marcador, sempre pela margem mínima, a Seleção Nacional 'tremeu' com a entrada forte da Suécia na 2.ª parte: os nórdicos tiveram, em várias ocasiões, uma vantagem de dois golos, o que obrigou Portugal a acelerar.
A correr atrás do prejuízo, a equipa das quinas conseguiu aproveitar alguns erros do adversário e, com a inspiração de Martim Costa e de Gustavo Capdeville, com um par de defesas muito importantes, chegou à vantagem já no último segundo, após uma jogada ensaiada no timeout pedido pelo treinador.
Além de Martim Costa, houve vários jogadores do Clube de Alvalade em destaque. Francisco Costa (sete golos), Salvador Salvador (quatro) e Diogo Branquinho (três) ajudaram ao triunfo da equipa das quinas diante da turma liderada por Michael Apelgren. Dos 36 golos de Portugal, 23 foram apontados por pupilos de Ricardo Costa.
Após o quarto lugar no Mundial de andebol, há pouco mais de um ano, Portugal volta a fazer história, desta feita num Europeu, apesar de ter falhado a tão ambicionada qualificação para as meias-finais, onde a Dinamarca enfrenta a Islândia e Alemanha defronta a Croácia.
Veja o golo do triunfo marcado por Martim Costa:
Talentosa dupla do Sporting brilha frente à Espanha e dá esperança a Portugal
28 Jan 2026 | 16:54
Craque do Sporting arranca na segunda parte, mas Portugal precisa de 'milagre' no Euro
26 Jan 2026 | 16:56
Sporting entra em ‘guerra’ com o Benfica pela contratação de internacional croata
23 Jan 2026 | 17:31