Modalidades
Sporting à beira da história contra o Benfica; Próximo dérbi pode significar recorde para os leões
10 Jul 2026 | 17:28
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
05 Set 2020 | 23:25 |
No Pavilhão Municipal de Viseu, ocorreu esta noite de sábado o jogo de andebol que opôs o Sporting CP ao AA Avanca, tendo os leões levado a melhor por 30-22.
O primeiro golo surgiu por Gualter Furtado, do Avanca, ao segundo minuto de jogo.
A resposta surge ao minuto três pelos leões, mas sem que fosse golo. No contra-ataque, segundo golo do Avanca.
O Sporting CP sem conseguir marcar nos minutos iniciais.
Apenas aos cinco minutos começou o jogo a equilibrar-se e via-se o empate a três golos aos seis minutos.
Nos primeiros 10 minutos de jogo, muitos ataques organizados e um equilíbrio entre as duas equipas, aliás, expresso no resultado, que estava, na altura, empatado a cinco golos para cada lado.
Os leões não tiveram grandes remates nem grandes saltos, o que perfez uma igualdade praticamente aos 20 minutos, por 11-9. A diferença começou a acentuar-se quando o jogador Maykol Adames levou uma suspensão de dois minutos.
O fim da primeira parte acabaria com um resultado de 13-14 a favorecer o Avanca.
No 22.° torneio da Cidade de Viseu, o Sporting CP não conseguiu superiorizar-se na primeira parte, neste início de época. Esta é a 8.ª semana de trabalho para toda a época e para o campeonato que se irá disputar a duas voltas.
No início da segunda parte, Francisco Andrade coloca o Sporting CP na frente.
Nos primeiros minutos, notava-se uma superioridade do Sporting CP e a dilatar a vantagem. Primeiros cinco minutos e o marcador encontrava-se nos 19-15.
Os leões demonstraram uma grande diferença da primeira para a segunda parte e chegando a meio da segunda parte o resultado já se fazia por diferença de cinco golos (21-16) a favorecer os verdes e brancos.
Os últimos 10 minutos, indicava 23-18 no resultado para os leões. O Sporting CP não baixou a enorme pressão feita nesta segunda parte e a vantagem apenas ia aumentando, num jogo que se percebeu que tinha uma décalage cada vez maior e um desgaste físico notório em alguns jogadores da equipa do Artística do Avanca.
O resultado final situou-se nos 30-22, com a vitória a sorrir aos leões.
A equipa de Rui Silva entrou assim a vencer no Torneio. Foi importante para o Sporting CP esta superioridade e este crescimento, pois é uma equipa muito jovem. A equipa, recorde-se, joga amanhã diante do FC Porto, precisamente para este torneio de Viseu.
Decisão do Clube de Alvalade foi anunciada no início de junho e gerou surpresa e descontentamento no universo verde e branco
25 Jul 2026 | 16:58 |
A Federação de Andebol de Portugal (FAP) revelou que está a acompanhar a situação das atletas afetadas pelo fim da formação feminina da modalidade do Sporting. Apesar de não anunciar medidas específicas, o organismo garantiu que está a apoiar a transição das jogadoras para novos projetos, em colaboração com clubes, famílias e associações.
A decisão do Clube de Alvalade de terminar os escalões de formação feminina, anunciada no início de junho, gerou surpresa e descontentamento entre atletas e famílias, colocando fim a um projeto com cerca de três anos de existência, apesar de anteriormente ter sido divulgada a intenção de criar uma equipa sénior feminina na época 2027/28.
A polémica levou à apresentação de uma queixa na Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, que continua em análise. Perante a incerteza criada entre as jovens jogadoras, a Federação assegurou que tem acompanhado o processo desde o anúncio da decisão leonina.
"A Federação de Andebol de Portugal tem acompanhado a situação das atletas abrangidas pela decisão do Sporting, apoiando o seu processo de transição e continuidade na modalidade, em articulação com clubes, famílias e associações", afirmou o organismo em resposta escrita ao DN.
FAP: "A grande maioria das atletas já se encontra integrada"
A FAP revelou ainda que "a grande maioria das atletas já se encontra integrada, ou em processo de integração, noutros projetos desportivos" e garantiu que "continuará a acompanhar as situações ainda em aberto, procurando que todas as atletas que pretendam continuar a praticar andebol possam fazê-lo". A Federação reforçou também que "o desenvolvimento do andebol feminino continua a ser uma prioridade" e que todas as situações com impacto no percurso das atletas continuarão a merecer "atenção e acompanhamento".
Nas primeiras declarações, novo jogador do emblema verde e branco mostrou-se impressionado com a dimensão do Clube de Alvalade
17 Jul 2026 | 14:41 |
É oficial. O Sporting anunciou a contratação de Christian Manojlovic para a temporada 2026/27. O lateral esquerdo, de apenas 20 anos, é visto como uma das grandes promessas mundiais do andebol e chega proveniente do Politehnica Timisoara, da Roménia.
C. Manojlovic: "Nunca vi um clube com esta organização"
Nas primeiras declarações, o jogador mostrou-se impressionado com a dimensão do Clube: "Quando cheguei aqui percebi que o nível é de topo. Nunca vi um clube com esta organização, por isso estou muito agradecido por estar aqui. (...) Sou um jogador que consegue dar tudo à equipa. Sou muito rápido, focado e inteligente".
O internacional A italiano apontou aos principais objetivos da temporada: "Claro que vamos tentar ganhar todos os títulos novamente. A Champions League é um grande objetivo, também. (...) A equipa tem muitos jovens jogadores, mas acho que podemos fazer parte das cinco melhores equipas do mundo, similar ao que aconteceu na última época. Acho que devo ir passo a passo na minha evolução e tornar-me cada vez melhor para atingir este nível".
Depois de conhecer o Pavilhão João Rocha, Christian Manojlovic deixou uma mensagem aos adeptos leoninos, apelando ao apoio ao longo da nova época: "Nós vamos fazer o nosso trabalho e espero que venha muita gente ver-nos. Vamos tentar ganhar tudo".
Carlos Carneiro, coordenador do andebol do Sporting, explicou ainda os motivos que levaram à contratação do jovem lateral: "Já acompanhávamos o Christian há algum tempo e acho que estamos perante um jogador que se vai tornar de topo. É um jogador lutador, que finta, com muita potência de remate e margem de progressão. (...) Gostamos de alimentar o projeto com novos talentos e reforçar a equipa para que fique cada vez mais forte. Vir para o Sporting é realmente muito atrativo para qualquer jovem". Recentemente, os leões garantiram outros dois laterais.
Chegada dos dois jogadores ao Clube faz parte da estratégia de preparar o futuro; Emblema verde e branco garante dupla de pérolas
14 Jul 2026 | 15:00 |
É oficial. O Sporting anunciou a contratação dos gémeos Enzo e Salvador Santos para a temporada 2026/27, reforçando a aposta no futuro do andebol leonino. Os dois atletas, de 16 anos, deixam o Levada/Marítimo para rumar a Lisboa.
"Sendo o Sporting um grande clube, vir para cá permitiria evoluir muito mais e fazer o que mais gosto em vários escalões. Seria muito melhor para mim ter uma carreira aqui. (…) Espero, no futuro, ser um grande jogador de andebol e evoluir muito neste clube, ganhando muitos títulos", afirmou Enzo Santos aos meios de comunicação.
O lateral esquerdo acredita que a mudança para Alvalade será determinante para o seu crescimento: "Sou um jogador rápido, inteligente, que sabe jogar e que se adapta a vários tipos de jogo. Espero tornar-me um jogador muito mais completo. Espero poder corrigir os meus erros e poder melhorar ao longo do tempo aqui, no Sporting. Espero que acreditem em mim. Se os responsáveis do Clube acreditaram, vou dar o máximo e espero que estejam a torcer por nós", acrescentou.
Também Salvador Santos mostrou enorme entusiasmo por concretizar o sonho de representar os leões: "Sempre tive o sonho de jogar num clube grande como o Sporting. Agradeço muito a oportunidade e a confiança de me trazerem da Madeira para melhorar e ajudar a realizar o meu sonho. (…) Tenho um orgulho imenso em usar esta camisola. Vai ser importante para o desenvolvimento da minha carreira", referiu o lateral direito.
C. Carneiro: "Não se veem muitos jogadores como eles em Portugal e temos muitas expetativas"
Carlos Carneiro, coordenador da modalidade, explicou que a chegada dos dois jovens faz parte da estratégia de preparar o futuro: "Ainda muito novos, mas temos condições para acelerar os seus processos. Não se veem muitos jogadores como eles em Portugal e temos muitas expetativas. Estamos sempre a preparar o futuro e penso que podem ser peças muito importantes para o Sporting. Precisamos de ter talento, ajudar o andebol português com jogadores acima da média, e penso que eles podem ser atletas de topo", concluiu.
Veja a publicação: