Modalidades
Exclusivo Leonino - Guardião do Sporting interessa a clube da Bundesliga; Varandas vê soluções
17 Set 2026 | 15:12
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
17 Set 2022 | 18:30 |
60' - FINAL DO ENCONTRO: Sporting vence, em Setúbal, frente ao Vitória FC, por 24-29.
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1571208821946605568
60' - Último minuto da partida começa com o resultado em 24-29.
59' - Time-out para o Sporting. (23-29)
58´- A dois minutos do fim, o Sporting dilata a vantagem para 23-28
57' - GOLO! Francisco Tavares (23-27)
55'- Entramos nos últimos cinco minutos da partida, e o Sporting vai deixando o Vitória FC aproximar-se no marcador. (22-25)
53' - Time-out para o Sporting. Leões vão vencendo, em Setúbal, por 20-25.
49' - Jogo com muitos remates falhados. O resultado é de 19-24.
45' - Vitória FC 18-23 Sporting
40' - Time-out para o Vitória FC, quando o resultado indica um 16-21
38' - Lance igual ao anterior. Sporting em vantagem por cinco golos. (15-20)
37' - Salvador Salvador marca através de um livre de 7 metros. (15-19).
36' - Vitória FC em inferioridade numérica.
36' - Natán Diaz faz o 18º (15-18).
35' - Claúdio Pedroso, ex-Sporting, marca mais um para a formação de Setúbal (15-17).
35' - Francisco Costa é expulso durante 2 minutos, assim como o atleta do Vitória FC.
34' - Salvador Salvador dilata a vantagem (14-17).
33' - GASSAMA! (14-16)
31' - Vitória marca dois golos de rajada. (14-15)
30' - Recomeça o jogo na cidade de Setúbal!
30' - Intervalo. Os leões vão em vantagem para o descanso, por 12-15.
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1571193983828623362
30' - Edy Silva marca! (12-15)
30' - Golo do Vitória FC. (12-14)
29' - Vitória chega ao 11º golo (11-14)
28' - Gassama volta a faturar. (10-14)
27' - Vitória marca. (10-13)
26' - Salvador Salvador faz golo (9-13).
24' - Time-out para o Vitória FC.
24' - GOLAÇO DE GASSAMA! (9-12).
23' - 9-11 para o Sporting!
21' - Sporting em vantagem! Leões chegam ao 10º golo (9-10).
20' - Kiko Costa marca, em mais um livre de 7 metros. (9-9)
20' - Ricardo Costa pede time-out
19' - Golo do Vitória FC (9-8)
18' - Martim Costa empata. (8-8)
18' - Equipa de Setúbal aproveita vantagem numérica para se adiantar no marcador. (8-7)
17' - Sporting volta a empatar. (7-7)
16' - Vitória em vantagem (7-6)
15' - 2 minutos de expulsão para Kiko Costa. Sporting com menos um jogador na quadra.
15' - A formação de Setúbal volta a empatar o jogo. (6-6)
13' - Golaço de Nátan Diaz! (5-6)
12' - Vitória empata a partida, após falta ofensiva do Sporting. (5-5)
10' - Vitória reduz (4-5).
10' - Sporting faz o 3-5!
8' - Kiko Costa volta a não perdoar e marca em mais um livre de 7 metros. (3-4)
7' - GOLO! Tidemand empata a partida. (3-3)
6' - Vitória novamente em vantagem no marcador (3-2).
5' - Kiko Costa empata a partida, através de um livre de 7 metros. (2-2)
3' - Sporting marca o primeiro. (2-1)
2' - Vitória abre o marcador, e ganha uma vantagem de dois golos. (2-0)
0' - Começa a partida em Setúbal.
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1571183451411210241
0’ – Vitória FC e Sporting já se defrontaram por oito ocasiões. Os leões venceram sempre.
0' - O conjunto leonino venceu, nessa mesma temporada, a Taça de Portugal.
0' - Na final, os leões perderam a Supertaça, diante do Benfica, por 45-43, num jogo muito polémico.
https://twitter.com/leoninopt/status/1569276006006984705
0' - Os leões venceram o primeiro jogo oficial da temporada, por 38-24, diante do Belenenses, na meia-final da Supertaça.
https://twitter.com/leoninopt/status/1568675294394949633
0' - Na temporada 2021/2022, o Sporting acabou o Campeonato Placard em 2ª lugar, com 85 pontos, menos três do que o Porto e mais dois do que o Benfica.
0' - O Leonino leva até si todas as emoções da estreia dos leões na principal competição em Portugal.
0' - O andebol do Sporting visita, este sábado, 17 de setembro, o pavilhão do Vitória FC, em jogo a contar para a 1ª jornada do campeonato nacional.
Clube de Alvalade acompanha evolução do central e quer garantir o mesmo quando o vínculo com o emblema catalão chegar ao fim
25 Set 2026 | 03:00 |
O Sporting está atento ao mercado e Ferran Castillo surge na lista de jogadores referenciados para reforçar a equipa de andebol na temporada 2027/28, sabe o Leonino. O internacional espanhol, atualmente ao serviço do Fraikin Granollers, já esteve muito perto de rumar a Alvalade no passado.
Ao que o nosso Jornal apurou, a operação acabou por cair por terra numa altura em que o Clube leonino avaliava diferentes cenários. O interesse dos leões no central acabou por sofrer um revés depois de uma grave lesão no joelho sofrida pelo atleta, com rotura completa do ligamento cruzado anterior e lesão no menisco, que travou definitivamente a possibilidade de transferência. O jogador acabou por renovar até junho de 2027.
Aos 22 anos, Castillo é considerado um dos talentos mais promissores da modalidade e apresenta a particularidade de poder atuar em diferentes posições da primeira linha, sobretudo como central e lateral. Formado desde os escalões jovens no Granollers, deu o salto para a equipa principal e destacou-se particularmente na temporada 2024/25, quando foi eleito jogador revelação da primeira volta da Liga ASOBAL.
O percurso internacional também ajuda a explicar a atenção que tem despertado. Castillo fez parte da chamada “Geração de Ouro” do andebol espanhol, conquistando títulos europeus e mundiais nos escalões jovens, e chegou à seleção A em dezembro de 2024. A lesão acabou por afastá-lo do Campeonato do Mundo de 2025, mas o jogador regressou posteriormente às opções da seleção espanhola, depois de quase 10 meses afastado.
O Sporting - que vai perder vários atletas em 2027/28 - acompanha a evolução do central e quer garantir o mesmo quando o vínculo com o emblema catalão chegar ao fim, numa operação que permitiria recuperar um interesse antigo e, ao mesmo tempo, apostar num jogador ainda jovem, internacional e com margem de progressão. Em 2026/27, soma sete golos em dois jogos.
Clube de Alvalade somou quinta vitória consecutiva na fase regular, ao vencer de forma expressiva, e segue imparável na liderança da Liga
24 Set 2026 | 11:08 |
O Sporting continua imparável no Campeonato Nacional de andebol. Os tricampeões nacionais somaram a quinta vitória consecutiva na fase regular, ao vencerem o Belenenses no dérbi por expressivos 43-27, no pavilhão da formação do Restelo.
Os leões começaram praticamente a construir o triunfo desde os primeiros minutos, apesar de terem sofrido o primeiro golo. Francisco Costa respondeu com três golos consecutivos para colocar o Sporting na frente por 3-1. Aos nove minutos, depois de um golo de Orri Þorkelsson - que está de saída -, o marcador já estava em 9-2.
A grande diferença esteve na prestação defensiva da equipa leonina. A forte entreajuda, as boas trocas defensivas e a velocidade na recuperação, aliadas às intervenções de André Kristensen na baliza, limitaram bastante a produção ofensiva do Belenenses. No ataque, o Sporting manteve uma eficácia elevada e chegou ao intervalo a vencer por 25-11.
No segundo tempo, a equipa de Alvalade geriu a vantagem sem nunca permitir que o adversário colocasse o triunfo em causa. O Belenenses continuou a lutar até ao fim, mas o Sporting manteve uma diferença confortável e entrou nos últimos dez minutos a vencer por 37-19. Os leões chegaram ainda à marca dos 40 golos com cerca de cinco minutos por disputar, antes de fecharem o encontro com um triunfo esmagador.
Francisco Costa, Martim Costa, Salvador Salvador e Orri Þorkelsson foram os melhores marcadores do Sporting, todos com sete golos, enquanto Carlos Álvarez acrescentou cinco. Edney Silva marcou um, Jan Gurri dois, Diogo Branquinho dois, Filipe Monteiro dois e Leonardo Anastácio três.
Leões confirmaram excelente arranque de temporada e somaram mais um triunfo diante do eterno rival, depois da vitória na Supertaça
19 Set 2026 | 16:47 |
O Sporting voltou a levar a melhor sobre o Benfica e venceu o dérbi de andebol por 32-27, no Pavilhão João Rocha, em jogo da quarta jornada do campeonato nacional. Os leões confirmaram o excelente arranque de temporada e somaram mais um triunfo diante do eterno rival, que soma três desaires em cinco jogos esta época.
O encontro começou equilibrado, apesar de o Sporting ter assumido desde cedo a iniciativa no marcador. Francisco Costa apontou o primeiro golo dos verdes e brancos, que chegaram a estar na frente durante boa parte do primeiro tempo.
Ao intervalo, a vantagem leonina era mínima, com o marcador em 16-15, deixando tudo em aberto para os 30 minutos finais. Foi aí que o conjunto orientado por Ricardo Costa acelerou e começou a construir a diferença, com Thorkelsson e Francisco Costa a marcarem logo nos primeiros momentos da segunda parte e a colocarem o Sporting com três golos de vantagem.
A partir daí, os encarnados ainda tentaram reagir, mas não conseguiram acompanhar o ritmo dos tricampeões nacionais. Mohamed Aly também assumiu protagonismo na baliza leonina, com três defesas em apenas cinco minutos, contribuindo para que o Sporting consolidasse a vantagem e chegasse a ter cinco golos de diferença.
O triunfo permite aos comandados de Ricardo Costa isolarem-se provisoriamente na liderança do campeonato, enquanto o Benfica sofre a segunda derrota consecutiva, depois do desaire frente ao Porto na jornada anterior. Os leões voltam, assim, a levar a melhor sobre o rival num arranque de época em que já tinham vencido o dérbi na Supertaça.
Exclusivo Leonino - Guardião do Sporting interessa a clube da Bundesliga; Varandas vê soluções
17 Set 2026 | 15:12
Exclusivo Leonino - Líder da liga francesa perto de tirar Suárez do Sporting em 2027/28
14 Set 2026 | 13:32
Guarda-redes do Sporting falhou jogo com minhotos devido à morte do pai
14 Set 2026 | 11:56