Futebol
St. Juste diz amar o Sporting, mas arrasa Direção dos leões com palavras duras
26 Set 2026 | 16:03
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Set 2025 | 09:38 |
O Nápoles - Sporting, que se disputa na próxima quarta-feira, dia 1 de outubro, marca um encontro especial para... André Cruz, jogador brasileiro que jogou pelas duas formações. O antigo futebolista fez a sua antevisão ao encontro da segunda jornada da Liga dos Campeões, na qual acabou por revelar que considera favoritos os italianos - que estão atentos a Alvalade -, ainda que esteja do lado dos leões.
André Cruz: "O meu coração vai estar um bocadinho mais pintado de verde e branco"
"Será um jogo muito difícil para as duas equipas - e são duas equipas que estão no meu coração. O Sporting um bocadinho mais, porque ali consegui fazer tudo o que queria - grandes jogos, liderar, fazer golos e ganhar títulos. Claro que gostaria de ter vencido uma Champions, ter conquistado mais títulos em Portugal, mas infelizmente não aconteceu; no Nápoles, também sinto que deixei marca e sempre que sai alguma reportagem como - 'Os melhores defesas da história do clube' - enviam-me logo! É sinal que trabalhei muito, que me dediquei. O meu coração vai estar um bocadinho mais pintado de verde e branco, mas apenas porque consegui cumprir tudo aquilo a que me propus", começou por dizer, em declarações ao jornal Record.
André Cruz: "Sporting não deve temer o seu adversário"
Quando questionado sobre de que forma a equipa de Rui Borges se deve apresentar, André Cruz foi claro: "A jogar em casa o Nápoles é favorito. Não é a mesma equipa que eu conheci - e que acabou na Serie C, salva pelo senhor Aurelio de Laurentiis, que acabaria por trazer o clube de volta para a Serie A - e a ganhar títulos. São favoritos, mas o Sporting não deve, de maneira nenhuma, temer o seu adversário, ficar lá atrás; deve, sim, atacar, ser agressivo, mostrar garra e mostrar que também é uma equipa forte, que tem jogadores que fazem a diferença".
André Cruz: "O Sporting está a consolidar-se"
"O Sporting está a consolidar-se - foi isso que achei que devia ter feito logo após o título de 2020/21 e conseguiu. Está a assumir-se internamente como uma equipa vencedora; agora, precisa de transferir isso para a Champions. A pressão e a responsabilidade são grandes, mas acredito que o Sporting pode, claro, conseguir manter-se entre as grandes equipas do futebol europeu", atirou ainda.
"Um defesa com a minha técnica? Não há nenhum [risos]. Não tenho jogadores favoritos, porque também não há um Ronaldinho, um Fenómeno, um Messi, um Cristiano Ronaldo, um Zidane... Jogadores que fazem completamente a diferença, com uma classe extraordinária. Ainda assim, olhamos para o Sporting e percebemos que é uma equipa que joga um futebol simples mas eficaz. Quando vais ver o que importa, é fazer grandes jogos e ganhar. O Gyökeres acabou por fazer a diferença pelos golos... Claro que é preciso ter esse tipo de futebolistas, mas sobretudo um treinador ter um conjunto de futebolistas que lhe deem garantias. Vão levar o Sporting a voos maiores, sem dúvida", vincou André Cruz.
André Cruz: "Força Sporting - Sempre"
Por fim, o antigo jogador dos leões deixou uma mensagem diretamente para os adeptos: "Aos meus queridos sportinguistas, 'Força Sporting - Sempre!'. O Sporting está no meu coração e não veja a hora de voltar, até porque mudou muita coisa... Quero levar a minha família a conhecer um país espetacular - Portugal -, por isso fica o meu carinho gigantesco por esses adeptos maravilhosos; e também fica o meu carinho para a torcida do Nápoles, que também tem carinho por mim. Recebo muitas mensagens deles. Há muitos anos que não vou lá - à Europa de um modo geral".
Técnico tinha pedido ao jogador maior agressividade nos duelos e uma postura mais intensa, algo que atleta conseguiu transportar para jogos oficiais
27 Set 2026 | 09:27 |
O Sporting está muito satisfeito com os primeiros meses de Sergi Altimira em Alvalade e pretende aumentar gradualmente a importância do médio no grupo. O espanhol, de 25 anos, chegou ao Clube com a difícil missão de ocupar o espaço deixado por Morten Hjulmand, mas rapidamente conquistou a confiança da estrutura leonina.
A adaptação às ideias de Rui Borges aconteceu de forma rápida e até surpreendeu o próprio treinador. Durante a pré-época, o técnico tinha pedido ao jogador maior agressividade nos duelos e uma postura mais intensa, algo que Altimira conseguiu transportar para os jogos oficiais.
O reforço proveniente do Bétis aparece entre os jogadores com melhores números defensivos e tem igualmente assumido uma voz ativa junto dos companheiros. Apesar de não fazer parte do grupo oficial de capitães, o mesmo já evidencia características de liderança. Após o empate sofrido diante do Famalicão, o médio mostrou-se particularmente exigente com a concentração da equipa, enquanto diante do Arouca foi dando indicações ao setor mais recuado.
A utilização também demonstra a importância que Rui Borges lhe atribui. Soma 717 minutos em oito jogos esta temporada, sendo o segundo jogador do plantel com mais tempo em campo, apenas atrás de Rui Silva, que contabiliza 720.
A aposta leonina é pensada para o médio e para o futuro. O jogador terá escolhido o Sporting apesar do interesse do Leipzig, num projeto que incluiu a presença na Liga dos Campeões como um dos fatores de atração. Agora, além de procurar consolidar-se em Alvalade, mantém também o sonho de chegar à seleção espanhola.
Apesar de continuar a ser um nome com ligação ao Clube, a sua chegada dependeria de uma conjugação de fatores que, neste momento, não se verifica
27 Set 2026 | 03:00 |
Abel Ferreira continua a ser um nome apontado ao Sporting, mas a possibilidade de o treinador regressar a Alvalade é praticamente impossível, sabe o Leonino. O técnico do Palmeiras aufere atualmente um vencimento de 6 milhões de euros líquidos por ano, um valor que coloca o antigo jogador leonino num patamar financeiro muito distante da realidade atual do Clube de Alvalade.
A diferença para o atual treinador dos leões é significativa. Rui Borges renovou recentemente o contrato com o Sporting até 2028 e passou a receber perto de 1 milhão de euros líquidos por temporada. Mesmo com a revisão salarial, o vencimento do técnico leonino continua muito abaixo daquele que é associado ao treinador do Palmeiras.
Para que o cenário Abel ganhasse força, seria necessária uma mudança substancial nas condições atualmente praticadas pelo timoneiro do 'verdão'. O técnico teria de aceitar uma redução salarial muito significativa para se aproximar da realidade do Sporting, algo que, perante os valores envolvidos, não se apresenta neste momento como um cenário realista.
O exemplo de Ruben Amorim ajuda a perceber a dimensão da diferença. Quando deixou Alvalade, em novembro de 2024, o treinador estava num patamar salarial muito inferior ao que passou a auferir no Manchester United: 7,7 milhões de euros anuais no clube inglês, praticamente o triplo do valor que recebia nos leões.
Assim, apesar de Abel continuar a ser um nome com ligação ao Sporting, a sua chegada dependeria de uma conjugação de fatores que, neste momento, torna o cenário particularmente difícil. Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, em caso de saída de Rui Borges, o alvo dos leões é outro.
Único golo surgiu aos 74 minutos; Futebolista aproveitou uma bola perdida e, com um potente remate de pé direito, colocou a bola no ângulo
26 Set 2026 | 17:06 |
O Valadares Gaia conquistou este sábado a primeira vitória na Liga BPI, ao bater o Rio Ave por 1-0, na terceira jornada da competição. Depois de duas derrotas nas rondas inaugurais, a equipa gaiense encontrou o caminho dos triunfos graças a um grande golo de Matilde Nave, atacante emprestada pelo Sporting, que renovou antes de ser cedida.
As duas equipas entraram em campo à procura dos primeiros pontos e protagonizaram uma primeira parte equilibrada e intensa. O Valadares teve mais bola e criou a primeira grande ocasião, aos 13 minutos, com Matilde Nave a obrigar Genevieve Crenshaw a uma defesa atenta. O Rio Ave respondeu através de Lauren Smith, mas Erin Seppi também levou a melhor.
O nulo manteve-se até ao intervalo e, no segundo tempo, o Valadares entrou mais determinado. Marta Gestera ficou perto de inaugurar o marcador, enquanto Sara Monteiro evitou que Lauren Smith desse vantagem às vilacondenses, com um corte decisivo.
O único golo surgiu aos 74 minutos. Matilde Nave aproveitou uma bola perdida à entrada da área e, com um potente remate de pé direito, colocou a bola no ângulo superior da baliza, assinando um verdadeiro golaço e garantindo os três pontos para a formação da casa.
O Valadares terminou reduzido a 10 jogadoras depois da expulsão de Tita, aos 89 minutos, mas segurou a vantagem até ao apito final. Com o triunfo, a equipa gaiense passa a somar três pontos e sobe ao 7.º lugar, enquanto o Rio Ave continua sem pontuar.
Veja o golo:
St. Juste diz amar o Sporting, mas arrasa Direção dos leões com palavras duras
26 Set 2026 | 16:03
Amorim pede ao diretor desportivo do Milan para contratar titular do Sporting em janeiro
26 Set 2026 | 13:55
Bernardo Ribeiro goza forte e feio com Palhinha após assobios em Alvalade
26 Set 2026 | 13:28