
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
André Cruz acredita que Zeno Debast poderá decidir o dérbi com o Benfica. O 'camisola 6' tem dois golos na carreira, ambos marcados com a Listada verde e branca, mas, para o antigo central leonino, as bolas paradas poderão ser a chave de um encontro importante - que pode até decidir a participação na Liga dos Campeões.
"(Dérbi) É mesmo especial. Duas equipas da mesma cidade, a rivalidade entre os adeptos que se conhecem, o gozo entre os amigos, a paixão pelo futebol... É tudo isso que faz deste jogo ser um momento diferente. O que os jogadores têm de fazer é manter o foco, a concentração estar elevada e acreditar na vitória. Não existe outra fórmula", disse, ao jornal A Bola.
Para o antigo defesa dos leões, "o Sporting conseguiu manter o alto nível de jogo do ano passado", mas "precisa de continuar com essa mentalidade e fortalecer-se a cada ano que passa", uma vez que "na Europa leva mais tempo, mas o Sporting precisa de vencer hoje, amanhã e sempre".
Apesar de Viktor Gyokeres ser a grande arma dos leões, André Cruz - exímio batedor de livres diretos - não deixou de mencionar a importância das bolas paradas, marcadas por Zeno Debast, que "terá um papel importante, claro. Os livres são importante e decidem jogos. Assim como os pontapés de canto. Esse pode ser o segredo de um dérbi. E há algo que garanto: quem tem um bom batedor de livres e cantos... parte sempre na frente".
Quanto ao goleador sueco, André Cruz admite ser "uma arma importante. Está a fazer bons jogos, com regularidade e muitos golos. Um defesa precisa de muita inteligência para o travar e conseguir antecipar jogadas. Mas vive um ótimo momento e é muito complicado alguém o parar nesta altura", terminou.
Antigo lateral-direito dos verdes e brancos analisou preparação para o dérbi eterno e destacou habitual titular na formação encarnada
|
Miguel Garcia foi desafiado sobre a preparação de um defesa para o dérbi. O lateral, formado na Academia do Sporting, deixou rasgados elogios a Vangelis Pavlidis, avançado do Benfica, mas acabou por garantir que "Gyokeres seria mais difícil de marcar".
"Ele está numa grande forma. Pavlidis joga muito bem de costas para a baliza, gosta de aparecer na cara do guarda-redes e, para um defesa, é difícil perceber onde ele está. Além disso joga muito bem de cabeça. Neste momento não precisa de muitas oportunidades para marcar e tem sido determinante a dar vitórias ao Benfica", garantiu o ex-jogador dos leões, ao jornal Record.
Num termo de comparação, Miguel Garcia assegurou que "Gyokeres é um jogador fisicamente muito forte, veloz e que roda bem sobre os adversários. Aliás, ele já marcou assim a Benfica e Porto. Finaliza bem com os dois pés, bate livres...".
"Acho que é mais completo do que o Pavlidis, que não pede tanto a bola na profundidade nem é tão perigoso no um contra um. Acho que são os dois muito complicados de marcar, mas mesmo assim creio que o Gyokeres seria o mais difícil", admitiu Miguel Garcia, que já tinha apontado um possível herói improvável do dérbi.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 49 encontros: 31 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.950 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 12 assistências.
Clube de Alvalade corre risco de não disputar a prova milionária da UEFA na próxima temporada e responsáveis leoninos já têm solução
|
O Sporting pode não ter entrada direta na próxima edição da Liga dos Campeões. Com as vitórias de Manchester United e Tottenham - que marcam encontro na final da Liga Europa -, o segundo lugar da Liga Portugal Betclic terá de disputar a terceira pré-eliminatória da prova.
Sporting e Benfica sonhavam com entrada direta na Champions, no caso de terminarem o campeonato no segundo posto, mas a final inglesa estraga os planos dos eternos rivais, uma vez que United e Tottenham não conseguiram a qualificação via campeonato, ocupando a vaga disponível.
Tal exemplo sucedeu na temporada transata. O Sporting foi campeão e o Benfica terminou no segundo posto da Liga Portugal Betclic. No entanto, a Atalanta venceu a Liga Europa, mas terminou a Serie A em quarto lugar, garantindo qualificação via campeonato, o que apurou a seguinte equipa com melhor coeficiente nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões.
Assim sendo, o plano do Sporting é claro: 'matar dois coelhos com uma só cajadada'. A vitória no dérbi não só permite aos leões a conquista do 25.º título de campeão nacional como garante a entrada na prova milionária da UEFA, necessária para equilibrar as contas do Clube.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próxima sábado, dia 10 de maio, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 33.ª jornada e penúltima jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação - , diante da turma liderada por Bruno Lage, tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio da Luz.
Emblema de Vila do Conde estuda hipótese de garantir passe do futebolista que tem o nome numa lista feita pelos responsáveis leoninos
|
O Rio Ave continua a estudar a hipótese de contratar Demir Tiknaz. O médio turco, emprestado pelo Besiktas aos vilacondenses, tem sido destaque no plantel comandado por Petit e um possível retorno iminente com uma venda avultada leva a SAD rioavista a pensar em abrir cordões à bolsa pelo alvo do Sporting.
Os leões estão interessados em Tiknaz, a par de outros clubes com maior poder financeiro que o Rio Ave. Assim sendo, o atual 10.º classificado da Liga Portugal Betclic pondera comprar o médio para, de seguida, conseguir segurar um encaixe considerável.
Segundo o jornal Record, Tiknaz é mesmo a prioridade do Rio Ave para o próximo mercado de verão, sendo que, aquando do negócio com o Besiktas, ficou estipulada uma opção de compra de 5 milhões de euros. As exibições do atleta de 20 anos encantaram os dirigentes vilacondenses, que irão pagar o montante acordado.
No entanto, a mesma fonte adianta que a SAD rioavista esperará até ao final da temporada para ativar a opção pelo alvo do Sporting e por Clayton - também na mira dos leões. A situação prende-se com o facto de, até o campeonato terminar, os jogadores poderem contrair alguma lesão grave.
Esta temporada, com a camisola dos vilacondenses, Demir Tiknaz - avaliado em 3,5 milhões de euros - disputou 31 partidas. O médio tem sido muito utilizado por Petit e soma um total de 2.256 minutos dentro das quatro linhas, nos quais marcou dois golos e assistiu os companheiros de equipa em duas ocasiões.