
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
As declarações de Raphinha na 'Romário TV' sobre o confronto entre Argentina e Brasil incendiaram o ambiente antes do grande duelo. O ex-jogador do Sporting foi direto ao ponto sobre a abordagem ao jogo, resumindo-se em poucas palavras: “Porrada neles” (Recorde AQUI). Como era de esperar, as reações não demoraram a surgir, tanto por parte da imprensa argentina como de jogadores ligados à seleção.
A resposta mais direta veio do jornal argentino ‘Olé’, que publicou na rede social X, uma mensagem provocadora direcionada aos centrais Cristian Romero e Nicolás Otamendi: “Cuti, Ota…já sabem o que fazer”. A mensagem veio acompanhada de imagens dos dois defesas a marcar Raphinha, numa clara resposta ao que o brasileiro prometeu para o duelo.
Ángel Di María, recentemente retirado da seleção argentina, também entrou na troca de provocações. O atual jogador do Benfica reagiu a um vídeo publicado pela página do SportsCenter/ESPN da Argentina no Instagram, onde aparecem as declarações de Raphinha e imagens de Otamendi a marcá-lo num lance em 2021 que deixou o brasileiro a sangrar. O ex campeão do mundo respondeu emojis e rir.
Enquanto isso, a tensão entre as duas seleções continua a crescer. Argentina e Brasil enfrentam-se na próxima madrugada, com encontro marcado para a meia noite, no Estádio Monumental de Núnez, em Buenos Aires. Um jogo crucial de qualificação para o Mundial de 2026.
Apesar do clima quente nos bastidores, o selecionador brasileiro, Dorival Júnior, tentou acalmar os ânimos, minimizando a polémica e focando-se no desempenho dentro das quatro linhas. O embate promete ser de alta intensidade, entre ambas as seleções. Com provocações de ambos os lados, o jogo ganha ainda mais tempero e promete emocionar os adeptos do futebol mundial.
Antigo jogador dos leões perde em partida de apuramento para o campeonato do mundo e pode ter hipotecado hipóteses de qualificação
|
Luís Boa Morte, antigo jogador das camadas jovens do Sporting, que agora orienta a seleção da Guiné-Bissau, que recentemente passou a contar com Beto ex alvo dos leões, perdeu esta segunda-feira, dia 24 de março por 2-1, na receção ao Burkina Faso, em jogo da sexta jornada do Grupo A da fase de apuramento africana para o Mundial2026 de futebol, complicando assim as chances de garantir uma qualificação inédita.
O encontro entre as seleções africanas realizou-se no Estádio 24 de Setembro, em Bissau, a capital da equipa da casa. A seleção guineense entrou praticamente a perder, devido a um golo madrugador, logo aos seis minutos, por intermédio de Lassina Traoré, jogador dos ucranianos do Shakhtar Donetsk.
O mesmo jogador viria mais tarde a bisar aos 73 minutos de jogo. Para os comandados de Boa Morte, faturou Zidane Banjaqui, avançado que joga em Portugal na formação do Feirense, aos 36 minutos. Com este resultado, a formação da Guiné Bissau encontra-se no quinto lugar a já cinco pontos de lugar de apuramento para o mundial, ao cabo de seis jornadas.
Apesar de nunca se ter estreado na equipa A do Sporting, Luís Boa Morte alinhou nos escalões de formação do Clube de Alvalade em duas ocasiões: entre 1989 e 1991 e entre 1994 e 1996, tendo partilhado balneário com nomes como Nuno Assis ou Marco Caneira. Foi emprestado ao Lourinhanense em 1996/97 antes de sair em definitivo rumo ao Arsenal.
O internacional português viria a destacar-se, mais tarde, no Fulham, onde esteve seis anos e meio, entre 2000 e 2007, durante os quais realizou 250 jogos e apontou 54 golos. Regressou ao emblema londrino em 2021. Além disso, como jogador, Luís Boa Morte somou 28 internacionalizações, com um golo marcado, num particular diante de Angola, em 2001.
Depois de derrota com a Argentina (1-0), selecionador decidiu abdicar de dois jogadores para a partida desta terça-feira frente à Bolívia
|
O Uruguai perdeu, por 1-0, com a Argentina, na madrugada de sexta-feira para sábado, em jogo a contar para a qualificação para o Mundial 2026, que será organizado pelos Estados Unidos. Depois do encontro, viveu-se uma situação tensa no balneário, que acabou com Marcelo Bielsa a dispensar jogadores para a partida desta terça-feira, dia 25 de março, com a Bolívia.
De acordo com a TyC Sports, Nicolás de la Cruz envolveu-se numa discussão acesa com Jorge Giordano, diretor das seleções nacionais da Associação Uruguaia de Futebol. De Arrascaeta também terá demonstrado descontentamento. Os dois jogadores acabaram por ficar de fora dos convocados.
Marcelo Saracchi e Pumita Rodríguez também ficaram de fora dos eleitos de Marcelo Bielsa, sendo que a ausência dos últimos dois deve-se a questões futebolísticas, acrescenta a mesma publicação. Já Franco Israel e Maxi Araújo integram a lista de convocados, sendo que o esquerdino deverá voltar a ser titular.
Refira-se que o Uruguai segue na quarta posição da qualificação sul-americana para o Mundial de 2026, que se vai realizar nos Estados Unidos, Canadá e México: (seis vagas diretas, uma via play-off), com 20 pontos, enquanto a Bolívia é sétima, com 13 pontos somados.
Esta época, Maxi Araújo – avaliado em 14 milhões de euros - disputou 36 jogos com a camisola do Sporting: 21 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e dois na Taça de Portugal. No total, o canhoto alinhou durante 2.364 minutos, tendo feito dois golos e apontado ainda três assistências.
Médio do emblema verde e branco abandonou concentração da turma asiática devido a um traumatismo no pé esquerdo e está em dúvida para jogo na Reboleira
|
O Japão não foi além de um empate frente à Arábia Saudita (0-0), esta terça-feira, dia 25 de março. Num jogo com poucas oportunidades, a seleção nipónica não conseguiu conquistar os três pontos, enquanto os sauditas não conseguiram dar continuidade ao bom momento após a vitória sobre a China (1-0).
Hidemasa Morita, médio do Sporting, não esteve presente no encontro, tendo sido dispensado por lesão depois de sair ao intervalo do jogo frente ao Bahrain, que confirmou o apuramento do Japão. O médio nipónico, de 29 anos, abandonou a concentração da seleção devido a um traumatismo no pé esquerdo.
Para já, o centrocampista está em dúvida para o duelo com o Estrela da Amadora, o que pode significar um problema para Rui Borges e novas mexidas no onze inicial, uma vez que Morten Hjulmand está suspenso por ter chegado ao quinto amarelo no campeonato. Zeno Debast volta ao meio-campo e poderá ser acompanhado novamente por Eduardo Felicíssimo.
Com este empate, os nipónicos continuam líderes isolados da classificação do Grupo C de qualificação asiática. A equipa da península arábica está no terceiro posto, em zona de playoff e a três pontos da Austrália. As duas primeiras equipas qualificam-se diretamente para o torneio do próximo ano, nos Estados Unidos, Canadá e México, com os terceiros e quartos classificados a passarem a outra fase de qualificação.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita está avaliado em 14 milhões de euros e contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.765 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.