
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na próxima quinta-feira, pelas 20h00, o PSV visita o Estádio José de Alvalade, em jogo referente à 5.ª jornada da Liga Europa. Os holandeses iniciaram o seu percurso na competição com duas vitórias: 3-2, frente ao Sporting CP, em casa; 4-1, diante do Rosenborg, fora de portas. Contudo, no duplo embate frente aos austríacos do LASK Linz, os comandados de Mark Van Bommel, somaram apenas um ponto e acabaram por complicar as contas do apuramento para a próxima fase da prova.
A equipa natural na cidade de Eindhoven até começou a época da melhor forma. Apesar de ter falhado o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, tendo sido eliminado pelo FC Basel, e também da derrota na Supertaça Holandesa, diante do Ajax, o PSV fez das fraquezas forças e arrancou para uma série vitoriosa. Até à segunda interrupção para compromissos das seleções nacionais, os holandeses somaram 13 vitórias, três empates e duas derrotas.
Contudo, a partir desse momento, o vice-campeão holandês não tem conseguido dar seguimento aos bons resultados conseguidos no início da época. Desde então, em sete jogos, o PSV somou apenas uma vitória, dois empates e quatro derrotas. O triunfo alcançado surgiu mesmo no último encontro que realizaram, perante o SC Heerenveen, por 2-1. Desta forma, ocupam atualmente a 3.ª posição do campeonato holandês.
Curiosamente, este mau momento de forma coincide com o intervalo de tempo em que duas das suas principais figuras se encontravam indisponíveis por lesão: Steven Steven Bergwijn e Donyell Malen.
No caso de Bergwijn, trata-se de um jovem de 22 anos, que pode atuar pelos dois corredores, mas também na zona central. Avaliado em 35 milhões de euros, segundo o transfermarket, o internacional A pela Holanda é bastante forte no drible e tem como movimento característico partir das alas para zonas centrais. No último encontro, apontou dos dois golos da vitória do PSV. Na presente temporada, Bergwijn soma já quatro golos e sete assistências, em 20 jogos.
Por sua vez, Donyell Malen é o finalizador de serviço da equipa holandesa. Apenas com 20 anos, Malen é um ponta de lança bastante móvel, que costuma cair por inúmeras vezes nos corredores. Até ao momento, em 20 jogos, o jovem holandês soma 15 golos e uma assistência, em 20 jogos.
No que aos restantes jogadores concerne, destaque para Denzel Dumfries, defesa direito e capitão de equipa; Pablo Rosario, médio defensivo de 22 anos ou ainda Mohamed Ihattaren, médio ofensivo de apenas 17 anos. Relativamente a jogadores mais conhecidos dos adeptos leoninos, o PSV conta no seu plantel com Bruma, jogador formado no Sporting CP, e também Kostas Mitroglou, que atuou no SL Benfica.
Recorde-se, no jogo da primeira volta, o PSV bateu a equipa leonina por 3-2. Contudo, o cenário para o jogo da próxima quinta-feira é completamente diferente. Em caso de vitória, os leões garantem a qualificação para os dezasseis avos de final da Liga Europa. Já o PSV, está quase obrigado a ganhar em Alvalade, caso queira continuar em prova.
Leões preparam receção à formação do Moreirense, orientada por Cristiano Bacci, que tem pontapé de saída marcado para as 20h30 do próximo sábado
|
A equipa do Sporting regressou ao trabalho esta terça-feira, dia 15 de abril, na preparação ao duelo frente ao Moreirense. Rui Borges orientou mais uma sessão de treinos na Academia Cristiano Ronaldo, sem notícias quanto aos lesionados do plantel verde e branco.
Hidemasa Morita, João Simões, Nuno Santos e Daniel Bragança continuam às ordens da Unidade de Performance do Clube de Alvalade, com os últimos três a regressarem apenas na próxima temporada desportiva, devido a lesões graves que contraíram.
Em Alcochete, face às ausências de algumas peças-chave, Rui Borges voltou a 'reforçar-se' na formação verde e branca. De acordo com os meios oficiais do Clube de Alvalade, Kauã Oliveira, Eduardo Felicíssimo e Lucas Taibo participaram nos trabalhos da equipa leonina.
O plantel do Sporting voltará a treinar, na próxima quarta-feira, dia 16 de abril, afinando detalhes para a receção ao emblema de Moreira de Cónegos. A sessão orientada por Rui Borges está marcada para a parte da manhã, em Alcochete, sendo, como habitual, à porta fechada.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 18 de abril, frente ao Moreirense. O encontro, a contar para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa -, diante da turma liderada por Cristiano Bacci, jogar-se-á às 20h30, no Estádio José Alvalade.
Com passagem de vários anos por Alvalade, antigo pilar dos verdes e brancos garante que campeonato pode acabar na posse do clube da Luz
|
Filipe Çelikkaya não consegue decidir quem será campeão entre Sporting e Benfica. O antigo treinador da equipa B do Sporting, 'corrido' no final da última temporada por Frederico Varandas - que tem parte do castigo levantado -, tem ligações aos dois rivais e está aberto a que o título fique de qualquer um dos lados da Segunda Circular.
"Sporting ou Benfica? Não consigo escolher"
"Vai ser muito renhido até final. Como tenho amigo nos dois lados, não consigo escolher um", garantiu, à Rádio Renascença, mostrando-se indeciso quanto ao desfecho do campeonato nacional, numa altura em que ambos os emblemas estão com os mesmos pontos (69), mas o Sporting está na frente graças à vantagem no confronto direto e maior diferença de golos.
"Amorim tem tempo para mostrar potencial"
No mesmo momento, o antigo treinador da equipa B do Sporting foi questionado sobre o futuro de Ruben Amorim em Inglaterra, admitindo que confia no sucesso do técnico: "Numa liga tão intensa, já com a carruagem em andamento, é natural que tenha alguns problemas", admitiu.
"(Amorim) terá tempo para demonstrar o seu potencial. No próximo ano terá uma palavra a dizer! Espero que vença a Liga Europa, também precisa de uma pontinha de sorte", atirou. Importante recordar que o triunfo na prova é a única forma de o Manchester United disputar as competições da UEFA na próxima temporada.
Filipe Çelikkaya foi adjunto foi adjunto dos juniores do Sporting entre 2015 e 2017 e regressou ao Clube de Alvalade em 2020 para assumir o comando técnico da equipa B. No total, o treinador orientou 112 jogos pela turma secundária, tendo vencido 53 empatado 24 e perdido 35.
Antigo avançado internacional espanhol, que chegou a representar os merengues, afasta transferência no próximo mercado de verão
|
Bruno Fernandes foi recentemente apontado ao Real Madrid. Com várias épocas consecutivas de grande nível, o antigo capitão do Sporting viu-se colocado na rota do gigante espanhol. No entanto, Fernando Morientes, x-avançado internacional pela La Roja, descarta uma mudança para os merengues.
"Não, não me parece, e não vejo que seja viável. Ele tem um perfil interessantes, mas não me parece que o Real Madrid esteja interessado, neste momento", disse o já retirado futebolista, em declarações prestadas às plataformas oficiais da bet365, casa de apostas britânica.
"Bruno Fernandes? Real Madrid procura defesas"
Para Morientes, o ex Sporting "não é a prioridade do Real Madrid", uma vez que os blancos "estão a pensar muito mais noutras posições". Apesar de haver alguns médios "que possam estar a terminar carreira", como é o caso de Luka Modric, o antigo avançado do dos merengues sente que Florentino Pérez e Carlo Ancelotti estarão "mais à procura de defesas".
Esta temporada, o internacional português - que fez 137 jogos no Sporting - já participou em 47 jogos do Manchester United, tendo marcado 16 golos e feito 16 assistências. É, por isso, uma peça fundamental na estratégia de Ruben Amorim, no atual 14.º classificado da Premier League. No emblema inglês, o jogador de 30 anos já conquistou uma Taça da Liga e uma Taça de Inglaterra.
Os red devils ocupam posição delicada na tabela da Premier League e apenas no caso de vencerem a Liga Europa terão oportunidade de disputar as competições da UEFA na próxima temporada. Ruben Amorim tem tido vida difícil desde que deixou o Sporting e é alvo de muitas críticas.