Futebol
Pedro Sousa não entende como craque ainda está no Sporting: "Como é que ninguém o quer?"
31 Ago 2026 | 15:58
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Out 2023 | 15:05 |
Nuno Campos, que foi treinador-adjunto de Paulo na Roma, considera que o Sporting tem tudo para vencer a Atalanta. Em declarações ao jornal 'A Bola', o técnico referiu que Marcus Edwards e Morita podem ser fundamentais na estratégia do técnico verde e branco.
“A pressão não funciona contra ações individuais. O Edwards, por exemplo, pode ser fundamental para sair da pressão. A equipa do Sporting está muito bem trabalhada", começou por dizer Nuno Campos, destacando a qualidade dos leões.
"Não é fácil condicionar o Sporting ao ponto de a equipa abdicar do jogo curto, porque tem várias formas de fazê-lo e consegue criar superioridade numérica nessa primeira fase de construção. O Morita dá muita qualidade à saída de bola", referiu o antigo adjunto de Paulo Fonseca na Roma.
"A Atalanta mexeu muito no plantel, fez muito dinheiro, cerca de 155 milhões de euros, mas é mais uma equipa de treinador. A mobilidade dos jogadores e a verticalidade quando recupera a bola são difíceis para qualquer adversário. Mas há uma fragilidade na marcação individual em todo o campo e os adversários podem explorar essa situação", finalizou Nuno Campos.
O Sporting recebe a Atalanta na próxima quinta-feira, 5 de outubro, às 17h45, em jogo válido para a segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa. É esperada lotação esgotada no Estádio José Alvalade.
Treinador deixa madeirenses na sequência da derrota caseira diante do Estrela da Amadora, por 3-2, resultado que terá levado à saída
31 Ago 2026 | 17:51 |
O Nacional decidiu avançar para uma mudança no comando técnico após apenas quatro jornadas da Liga. João Gião deixa o cargo de treinador na sequência da derrota caseira diante do Estrela da Amadora, por 3-2, resultado que terá levado a administração liderada por Rui Alves a tomar a decisão.
A saída do técnico, que orientou a equipa B do Sporting, acontece numa fase ainda muito precoce da temporada, com o Nacional a procurar uma reação imediata aos resultados obtidos neste arranque. Gião deixa assim o clube madeirense depois de apenas quatro jogos oficiais no campeonato.
Para o substituir, o nome de Custódio Castro surge como o principal candidato. O antigo jogador dos leões está livre depois de, na época passada, ter orientado o Alverca, estando agora bem posicionado para assumir o comando da equipa madeirense, segundo o jornal 'Record'.
A mudança acontece precisamente antes da visita da receção do Sporting ao Nacional, uma vez que os leões têm encontro marcado com os insulares na próxima jornada. Rui Borges e companhia poderão, assim, encontrar uma equipa com novo treinador no banco.
De recordar que Custódio representou a equipa principal do Sporting durante cinco temporadas e meia, entre 2001/02 e 2006/07. Pelo Clube de Alvalade, disputou um total de 122 jogos com a Listada verde e branca, apontando oito golos, que contribuíram para a conquista de um Campeonato Nacional e uma Taça de Portugal, além de ter chega a envergar braçadeira de capitão.
Rui Borges parece ter encontrado, pelo menos para já, fórmula para tirar maior rendimento do médio italiano de 22 anos de idade
31 Ago 2026 | 16:49 |
Rui Borges encontrou uma nova forma de potenciar Issa Doumbia, recuando ligeiramente o médio e aproximando-o de Sergi Altimira. A solução surgiu depois das dificuldades sentidas nos primeiros jogos da época e tem permitido distribuir melhor as responsabilidades defensivas, ao mesmo tempo que liberta o camisola 77 para aparecer mais vezes em zonas ofensivas.
O internacional sub-21 por Itália chegou ao Sporting com a missão de dar maior capacidade física e explosividade ao meio-campo. Os dois médios começaram a ser trabalhados em conjunto ainda durante a pré-temporada. A aposta manteve-se na estreia oficial frente ao Estrela da Amadora, mas a dupla revelou dificuldades para controlar o ritmo do encontro depois de uma entrada forte dos leões.
Os números desse encontro ajudam a explicar o desgaste de Altimira. O espanhol assumiu praticamente sozinho grande parte das tarefas defensivas, sendo o único dos dois a recorrer aos tackles, com uma eficácia de 85%. Também terminou com quase o dobro dos passes certos de Doumbia, 64 contra 34, e apresentou uma eficácia muito superior nos duelos, com 73,3% contra apenas 18,1 do italiano. Perante o Vitória de Guimarães, Doumbia melhorou defensivamente e até superou o companheiro nos duelos, 61 contra 53 por cento, e nos tackles, 61,5 contra 53%.
Foi precisamente depois desse encontro que Rui Borges introduziu a alteração que viria a produzir melhores resultados. Frente ao Alverca, Doumbia baixou ligeiramente no terreno e aproximou-se de Altimira, permitindo que os dois repartissem as missões defensivas. Com mais liberdade à frente do espanhol, o italiano passou a ter espaço para transportar a bola e procurar a baliza.
A estratégia voltou a ser utilizada diante do Rio Ave (4-0) e os efeitos foram novamente positivos. Doumbia apresentou uma prestação equilibrada e ainda assistiu Flávio Gonçalves para o primeiro golo. O técnico parece ter encontrado, pelo menos para já, a fórmula para tirar maior rendimento do médio de 22 anos.
Mónaco venceu no principado, em partida da segunda jornada da Ligue 1, e assumiu a liderança isolada do campeonato francês
31 Ago 2026 | 16:25 |
O Mónaco venceu o Marselha por 2-0, no principado, em partida da segunda jornada da Ligue 1, e assumiu a liderança isolada do campeonato francês, com seis pontos conquistados em dois jogos. Eric Dier, defesa que admitiu querer voltar ao Sporting, fez uma assistência.
Paris Brunner foi a grande figura do encontro, ao apontar os dois golos da formação orientada por Filipe Luís. O avançado alemão abriu o marcador aos 13 minutos, ao ganhar nas alturas dentro da área e desviar de cabeça um cruzamento de Aleksandr Golovin.
Na segunda parte, Brunner voltou a fazer a diferença com um grande momento individual. Após receber um passe longo de Eric Dier, o dianteiro conduziu da direita para o centro, deixou Geoffrey Kondogbia e Egan-Riley para trás e rematou cruzado para o canto inferior esquerdo, sem hipóteses para Jeffrey de Lange.
Flávio Nazinho também esteve em destaque, tendo cumprido os 90 minutos pelos monegascos. O lateral-esquerdo português, formado no Sporting, parece estar a ganhar espaço nas opções e a afirmar-se como dono da posição neste arranque de temporada.
Com este triunfo, o Mónaco chega aos seis pontos e fica no topo da Ligue 1. Na próxima jornada, a equipa do principado terá um teste de exigência máxima, ao deslocar-se ao terreno do Paris Saint-Germain. Já o Marseille, com três pontos, ocupa o oitavo lugar e recebe o Paris FC na ronda seguinte.
Pedro Sousa não entende como craque ainda está no Sporting: "Como é que ninguém o quer?"
31 Ago 2026 | 15:58
Jogador mais valioso dos leões deixa mensagem que emociona adeptos: "Obrigado por tanto, Sporting"
31 Ago 2026 | 15:36
Sporting gastou milhões em reforço, mas ainda não o pode usar: Detalhe está a complicar tudo
31 Ago 2026 | 13:46