Modalidades
André Martins pode rumar ao Sporting na próxima temporada; Varandas tira notas
03 Jun 2026 | 00:27
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
28 Fev 2021 | 11:41 |
No passado sábado, 27 de fevereiro, o basquetebol do Sporting triunfou no reduto do Vitória SC, por 77-82. Após o triunfo leonino, António Paulo, treinador-adjunto da equipa verde e branca, analisou a vitória, considerando um encontro muito competitivo. "Ganhámos um jogo muito competitivo num campo difícil. Apesar de termos dominado o encontro durante os 40 minutos, não foi fácil, porque o Vitória SC respondeu sempre de uma forma muito forte. Ainda assim, mantivemos sempre a nossa vantagem ao longo da partida", começou por dizer, analisando, de seguida, a capacidade de ressalto dos leões. "Se olharmos para os dados estatísticos há um número que salta à vista: a nossa capacidade de ressalto. As duas equipas não lançaram da mesma forma, mas na sua globalidade as percentagens foram idênticas [45%]; acho que a grande diferença foi a forma como dominámos as tabelas", referiu. Por fim, o adjunto leonino garantiu equipa com olhos postos no futuro: "Uma temporada é muito longa, com bons momentos, outros menos bons, o que é preciso é saber gerir para que nas fases decisivas possamos estar muito competitivos. Aos poucos a equipa vai conseguindo encontrar-se e esperamos voltar à trajetória de qualidade que já demonstrámos", concluiu.
Fotografia de Sporting
Estrutura do Clube de Alvalade encontra-se a preparar várias mudanças para a temporada desportiva e plantel já começa a ganhar forma
17 Jun 2026 | 14:02 |
O Sporting continua a preparar a próxima temporada no basquetebol e já tem assegurado mais um reforço para o plantel que será orientado por Bernardo Pires. Depois da saída de Luís Magalhães, os leões avançam para um novo ciclo e João Embaló será uma das novidades no Pavilhão João Rocha em 2026/27.
Segundo o jornal A Bola, o poste de 24 anos vai deixar a Oliveirense ao fim de três temporadas para vestir a camisola verde e branca. Internacional jovem por Portugal, João Embaló chega a Alvalade depois de se afirmar como uma peça importante da equipa de Oliveira de Azeméis, onde realizou 107 encontros oficiais.
Formado no Queluz, o jogador passou ainda pelo CD Póvoa antes de rumar à Oliveirense em 2023. Ao longo da passagem pelo clube aveirense registou médias de 5,1 pontos e 4,2 ressaltos por jogo, números que convenceram os responsáveis leoninos a avançar para a contratação.
A chegada de Embaló - que os leões já haviam tentado na temporada passada - não deverá ser a única novidade no plantel. O Sporting continua ativo no mercado e há outro nome que ganha força para acompanhar Bernardo Pires na mudança para Alvalade. Trata-se de André Silva, base do Imortal que foi uma das figuras da equipa algarvia na última temporada.
O jogador de 25 anos destacou-se ao serviço do conjunto de Albufeira com médias de 13 pontos e 5,5 assistências por encontro, desempenho que despertou a atenção dos responsáveis leoninos. A ligação ao novo treinador poderá facilitar uma eventual mudança para o Sporting.
Sporting - Oliveirense na Taça de Portugal:
Verdes e brancos olham para o técnico como a principal opção para a próxima temporada e negócio pode ser fechado nos próximos dias
11 Jun 2026 | 10:35 |
Bernardo Pires está cada vez mais perto de assumir o comando técnico da equipa de basquetebol do Sporting. O treinador de 32 anos é um dos nomes mais bem colocados para suceder a Luís Magalhães, que deixou o cargo após o final da temporada.
O técnico prepara-se para abandonar o Imortal, clube que orientou nas últimas três épocas, e terá optado pelo projeto leonino apesar de também ter mantido conversações com a Oliveirense. O jornal A Bola indica que Bernardo Pires integra uma curta lista elaborada pelos responsáveis verdes e brancos, surgindo atualmente como o principal candidato ao cargo.
Caso as negociações cheguem a bom porto, a oficialização poderá acontecer nos próximos dias. O treinador é visto como uma aposta de futuro e agrada à estrutura leonina não apenas pelos resultados alcançados, mas também pela capacidade demonstrada no desenvolvimento de jovens jogadores.
Durante a passagem pelo Imortal, Bernardo Pires liderou igualmente o projeto de sub-23 do clube algarvio. Sob o seu comando, a equipa destacou-se pela aposta em talentos portugueses e pela consistência competitiva, garantindo presença regular nas fases decisivas das competições nacionais.
Na temporada agora concluída, o Imortal atingiu as meias-finais da Taça Hugo dos Santos, os oitavos de final da Taça de Portugal e os quartos de final do play-off da Liga, onde foi eliminado pelo Porto, depois de ter ficado em sexto na Liga Betclic. Além disso, nos três anos em que esteve ao comando da equipa principal, Bernardo Pires conseguiu sempre qualificar os algarvios para a fase final do campeonato.
Do lado do Sporting, a mudança surge após o fim do ciclo de Luís Magalhães. Na última época, os leões conquistaram a Taça Hugo dos Santos e a Taça de Portugal, tendo alcançado ainda as meias-finais do play-off da Liga e a segunda fase de grupos da Taça Europa.
Sporting terminou a época no Dragão:
Treinador não se revia na política de investimento adotada pelo emblema verde e branco para a construção do plantel do próxima época
09 Jun 2026 | 09:53 |
Luís Magalhães decidiu não continuar no comando da equipa masculina de basquetebol do Sporting, apesar das tentativas do Clube para prolongar a ligação entre as duas partes. A direção leonina apresentou propostas de renovação ao treinador, incluindo uma após a eliminação nas meias-finais do play-off da Liga frente ao Porto.
No entanto, o técnico de 68 anos optou por não aceitar a extensão do vínculo. A decisão esteve relacionada com divergências em relação à estratégia definida para a modalidade, uma vez que não se revia na política de investimento adotada pelo Sporting para a construção do plantel.
Entre os motivos apontados estará a falta de aposta em reforços estrangeiros, tanto em quantidade como em qualidade, numa comparação com o nível de investimento realizado pelos principais adversários internos. A diferença de visão acabou por inviabilizar a continuidade em Alvalade.
Além da saída do treinador, o emblema leonino também dispensou os treinadores-adjuntos Sérgio Ramos e Ivan Kostourkov, ambos em final de contrato. António Coelho, coordenador da modalidade, deixa igualmente funções, segundo o jornal 'A Bola'.
Ao longo das duas passagens pelo Sporting, Luís Magalhães conquistou vários títulos, incluindo um Campeonato Nacional, três Taças de Portugal, duas Taças Hugo dos Santos e uma Supertaça na primeira etapa, acrescentando ainda uma Taça de Portugal e uma Taça Hugo dos Santos na presente temporada.
Recorde estas palavras de Luís Magalhães sobre o tema: