Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
30 Dez 2020 | 10:30 |
Na passada terça-feira, 29 de dezembro, os leões venceram o FC Porto, por 63-57. No rescaldo do encontro, António Paulo, treinador-adjunto da equipa de basquetebol de Alvalade, analisou o encontro que permitiu ao conjunto verde e branco isolar-se no topo da tabela classificativa. "O jogo foi marcado, fundamentalmente, por duas características. Em primeiro lugar, pelo facto de serem duas equipas que se conhecem muito bem e o resultado traduz a capacidade de scouting das equipas. Anularam-se mutuamente. As defesas tiveram preponderância. Foi um jogo entre duas equipas que ainda não tinham perdido e foi marcado por uma ansiedade natural que fez com que as duas equipas cometessem erros. Estas duas características marcaram o jogo e o resultado traduz isso", começou por dizer, continuando. "A aproximação e o afastamento do resultado é fruto da dinâmica do jogo. Um ou dois triplos mudam o jogo. O jogo passou por isso. Temos o mérito de nunca ter perdido o comando da liderança e nunca ter permitido o FC Porto passar para a frente. Isso deixou-nos com confiança para chegar ao final e ganhar", acrescentou. No ver do adjunto leonino, a pausa relativa ao Natal não influenciou o desempenho dos atletas: "São duas equipas que treinam muito e as que, provavelmente, mais treinam na realidade portuguesa. (...) A segunda parte foi mais normal do ponto de vista da pontuação, mas a primeira foi atípica. São duas equipas que não tinham visto a derrota e, por isso, observaram-se muito e conhecem-se profundamente. Não é pouco natural no basquetebol europeu que isto aconteça entre duas equipas do nível mais elevado", lembrou. Para o adjunto leonino, esta vitória não é motivo de celebrações, visto que "ainda há muito campeonato". "É um jogo de fase regular. É um jogo entre duas equipas que ainda não tinham visto a derrota, mas para nós é mais uma vitória. Deixa-nos satisfeitos, porque o que queremos é estar na frente, mas daqui até às decisões há um caminho muito longo", referiu. Por fim, o adjunto de Luís Magalhães falou sobre Diogo Ventura, assim como todos os bases que estão no plantel: "Não gosto de destacar individualmente os jogadores porque as grandes prestações só acontecem porque há uma equipa em torno deles. (...) Estamos muito bem servidos na posição de base. Temos dois bases portugueses com grande qualidade técnica, tática e humana. Sentimos que temos dois dos melhores bases da realidade portuguesa, de momento. O Ventura hoje teve um papel importante no jogo, não só a jogar e a fazer jogar como também a ser a referência defensiva na frente”, concluiu.
Fotografia de Sporting CP
Num encontro disputado em reduto adversário, Clube de Alvalade conseguiu somar a terceira vitória consecutiva e continua na luta
03 Jan 2026 | 17:07 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Queluz por 91-70, este sábado, dia 3 de janeiro, em jogo da 10.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão Henrique Miranda, os leões somaram a terceira vitória consecutiva, depois do triunfo na última ronda frente à Oliveirense.
No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 28-25. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de sete pontos (51-44).
No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações foi mais desequilibrado e o Sporting conseguiu entrar nos últimos minutos com mais 12 pontos do que o Queluz (69-57). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu ampliar ainda mais as distâncias frente ao opositor (91-70).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Brandon Johns Jr. O norte-americano somou 20 pontos e 13 ressaltos. Já Diogo Ventura contabilizou 16 pontos, dois ressaltos e cinco assistências, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar.
Com esta vitória - a 15.ª em 21 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 18 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). Na sexta-feira, dia 9 de janeiro, os leões disputam a 11.ª jornada do Campeonato Nacional e vão receber o Imortal, às 20h30.
Líder máximo dos verdes e brancos deixou claros os objetivos estipulados para os leões na presente temporada, ganhando força com o momento dos encarnados
31 Dez 2025 | 03:00 |
Frederico Varandas terá pedido à equipa de basquetebol do Sporting a conquista da Taça de Portugal, sabe o Leonino. Depois de o Benfica ter sido eliminado da prova rainha da modalidade pelo Braga, nos oitavos-de-final, o líder máximo dos verdes e brancos acredita que os leões têm toda a possibilidade de garantir este troféu.
Segundo revelaram fontes próximas do processo ao nosso Jornal, apesar de o basquetebol do Sporting também ter passado por algumas dificuldades nessa mesma fase da competição, os responsáveis do Clube de Alvalade veem a conquista da Taça de Portugal como um objetivo a nível interno que, sem as águias à mistura, pode ser mais facilmente garantido.
Tal como o nosso Jornal adiantou no final do mês de setembro, Frederico Varandas não pede o título de campeão nacional. O Presidente do Sporting reconhece que, neste momento, tanto o Benfica como o Porto têm mais argumentos do que a turma verde e branca, mas pediu que os leões lutem para alcançar bons resultados frente aos rivais esta temporada.
Neste momento, os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 16 pontos. O Benfica é líder com a mesma pontuação, mas menos uma partida disputada. O pódio fica completo com a Ovarense, com 14, que ainda pode ultrapassar os leões no acerto de calendário.
No que à Taça de Portugal diz respeito, o Sporting deixou pelo caminho o Imortal, com uma vitória por 89-82, em partida válida para os oitavos-de-final da prova. Na próxima fase, os verdes e brancos terão pela frente a Ovarense, com o encontro a estar marcado para dia 17 de janeiro, pelas 16h00, no reduto adversário.
Num encontro disputado no reduto do quarto classificado do Campeonato, leões levaram a melhor e somaram segunda vitória consecutiva
28 Dez 2025 | 17:06 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu a Oliveirense por 86-76, este domingo, dia 28 de dezembro, em jogo da nona jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, os leões somaram a segunda vitória consecutiva, depois do triunfo na última ronda frente ao Vasco da Gama.
No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 27-25. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de três pontos (44-41).
No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações manteve-se equilibrado, mas o Sporting entrou nos últimos minutos com mais quatro pontos do que a Oliveirense (62-58). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu ampliar ainda mais as distâncias frente ao opositor (86-76).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Maleeck Harden-Hayes. O norte-americano somou 17 pontos e oito ressaltos. Já Diogo Ventura contabilizou 15 pontos e duas assistências, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar
Com esta vitória - a 14.ª em 20 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 16 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). No sábado, dia 3 de janeiro, os leões disputam a 10.ª jornada do Campeonato Nacional e vão visitar o reduto do Queluz, às 15h00.
Sporting sofre, mas segue em frente na Taça de Portugal e aproveita eliminação do Benfica
14 Dez 2025 | 21:27