Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

ANTÓNIO PAULO: “QUEREMOS É ESTAR NA FRENTE”

Adjunto dos leões analisou triunfo no Clássico de basquetebol, por 63-57

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

30 Dez 2020 | 10:30 |

Icon Comentário0

Na passada terça-feira, 29 de dezembro, os leões venceram o FC Porto, por 63-57. No rescaldo do encontro, António Paulo, treinador-adjunto da equipa de basquetebol de Alvalade, analisou o encontro que permitiu ao conjunto verde e branco isolar-se no topo da tabela classificativa. "O jogo foi marcado, fundamentalmente, por duas características. Em primeiro lugar, pelo facto de serem duas equipas que se conhecem muito bem e o resultado traduz a capacidade de scouting das equipas. Anularam-se mutuamente. As defesas tiveram preponderância. Foi um jogo entre duas equipas que ainda não tinham perdido e foi marcado por uma ansiedade natural que fez com que as duas equipas cometessem erros. Estas duas características marcaram o jogo e o resultado traduz isso", começou por dizer, continuando. "A aproximação e o afastamento do resultado é fruto da dinâmica do jogo. Um ou dois triplos mudam o jogo. O jogo passou por isso. Temos o mérito de nunca ter perdido o comando da liderança e nunca ter permitido o FC Porto passar para a frente. Isso deixou-nos com confiança para chegar ao final e ganhar", acrescentou. No ver do adjunto leonino, a pausa relativa ao Natal não influenciou o desempenho dos atletas: "São duas equipas que treinam muito e as que, provavelmente, mais treinam na realidade portuguesa. (...) A segunda parte foi mais normal do ponto de vista da pontuação, mas a primeira foi atípica. São duas equipas que não tinham visto a derrota e, por isso, observaram-se muito e conhecem-se profundamente. Não é pouco natural no basquetebol europeu que isto aconteça entre duas equipas do nível mais elevado", lembrou. Para o adjunto leonino, esta vitória não é motivo de celebrações, visto que "ainda há muito campeonato". "É um jogo de fase regular. É um jogo entre duas equipas que ainda não tinham visto a derrota, mas para nós é mais uma vitória. Deixa-nos satisfeitos, porque o que queremos é estar na frente, mas daqui até às decisões há um caminho muito longo", referiu. Por fim, o adjunto de Luís Magalhães falou sobre Diogo Ventura, assim como todos os bases que estão no plantel: "Não gosto de destacar individualmente os jogadores porque as grandes prestações só acontecem porque há uma equipa em torno deles. (...) Estamos muito bem servidos na posição de base. Temos dois bases portugueses com grande qualidade técnica, tática e humana. Sentimos que temos dois dos melhores bases da realidade portuguesa, de momento. O Ventura hoje teve um papel importante no jogo, não só a jogar e a fazer jogar como também a ser a referência defensiva na frente”, concluiu.


Fotografia de Sporting CP




Modalidades

Sporting despede-se da Europa com grande vitória em casa

Equipa do Clube de Alvalade garantiu o seu único triunfo na sexta e última jornada da competição europeia na noite desta quarta-feira, 11 de fevereiro

A equipa de basquetebol do Sporting venceu os eslovacos do BK Prievidza em partida válida para a última jornada da FIBA Europe Cup
A equipa de basquetebol do Sporting venceu os eslovacos do BK Prievidza em partida válida para a última jornada da FIBA Europe Cup

11 Fev 2026 | 21:18 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting venceu os eslovacos do BK Prievidza, por 92-73, esta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, em jogo da sexta e última jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões, que já não tinham possibilidades de passar à próxima fase, fecharam com o primeiro triunfo.


Após a derrota frente ao Porto no último jogo, os verdes e brancos entraram melhores na partida e, no final do primeiro período, venciam por 24-21. No segundo parcial, a vantagem continuou do lado do Clube de Alvalade e, ao intervalo, a diferença era ligeiramente maior (51-46).


No terceiro parcial, os verdes e brancos 'cresceram' ainda mais no jogo e garantiram a entrada nos últimos dez minutos com uma distância tranquila de 20 pontos (78-58). No último período, o Sporting conseguiu manter-se em cima e fechar com uma vitória (92-73).


A unidade em maior destaque do emblema leonino no encontro foi Stephan Swenson. O belga somou 24 pontos, três ressaltos e quatro assistências. Já Robby Robinson somou 19 pontos, dez ressaltos e duas assistência, números que se mostraram suficientes para que o Sporting pudesse triunfar.

Com esta vitória - a 21.ª em 31 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães terminam a sua participação no terceiro lugar do Grupo M com sete pontos. O Bilbao Basket terminou em primeiro com 12, seguido de PAOK (dez) e Prievidza (sete). O próximo duelo, a contar para a 15.ª jornada da Liga portuguesa, está marcado para sábado, dia 13 de fevereiro, frente à Ovarense, às 15h00, no reduto adversário.



Modalidades

Sporting condena comportamento de adepto de racismo a jogadores do Porto

Presente em ambiente de Clássico, apoiante do Clube dirigiu insultos a atletas do emblema rival. Leões prometem instaurar processo disciplinar

Em jogo para a 14.ª jornada do campeonato de basquetebol, Sporting - Porto, um adepto do Clube é condenado pela própria estrutura, após insultos racistas
Em jogo para a 14.ª jornada do campeonato de basquetebol, Sporting - Porto, um adepto do Clube é condenado pela própria estrutura, após insultos racistas

09 Fev 2026 | 13:16 |

Icon Comentário0

O Sporting condena o comportamento do adepto que dirigiu insultos racistas a basquetebolistas do Porto, no passado sábado, no decorrer do jogo entre os dois emblemas no Pavilhão João Rocha, assegurando que irá instaurar um processo disciplinar caso este seja sócio do Clube.


"O Sporting considera absolutamente inaceitável o comportamento do adepto, condena-o de forma firme e inequívoca e adoptará uma postura de total intolerância face a condutas desta natureza", revelou uma fonte oficial da estrutura leonina, à agência Lusa.


A mesma fonte acrescenta que, "como sempre, caso se confirme que o adepto em causa é sócio do clube, serão acionados os mecanismos previstos nos Estatutos e no Regulamento Disciplinar, com vista à eventual instauração de procedimento disciplinar pelo Conselho Fiscal e Disciplinar".


Um dia depois do incidente, o Sporting explicou à Lusa que "o adepto foi de imediato retirado do Pavilhão João Rocha, tendo o Sporting iniciado os respetivos procedimentos internos de averiguação". O Porto deu nota do repúdio de "qualquer forma de racismo, discriminação ou discurso de ódio, práticas que não têm lugar no desporto nem na sociedade".

O incidente, que teve como alvo os basquetebolistas Wes Washpun e Javian Davis, foi denunciado no sábado pelo Porto, após a vitória no terreno dos leões, por 82-76, em jogo da 14.ª jornada do campeonato. De momento, após a derrota frente ao rival azul e branco, o Sporting encontra-se no segundo lugar da tabela com 25 pontos e dois do líder, Benfica.



Modalidades

Sporting cede perante o Porto e acaba derrotado em casa

Leões e dragões mediram forças este sábado, dia 7 de fevereiro, em Clássico válido para a 14.ª jornada do campeonato nacional

A equipa de basquetebol do Sporting foi derrotada pelo Porto por 82-76, este sábado, dia 7 de fevereiro, em jogo da 14.ª jornada da fase regular
A equipa de basquetebol do Sporting foi derrotada pelo Porto por 82-76, este sábado, dia 7 de fevereiro, em jogo da 14.ª jornada da fase regular

07 Fev 2026 | 17:04 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting foi derrotada pelo Porto por 82-76, este sábado, dia 7 de fevereiro, em jogo da 14.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões acabaram por ceder no Clássico.


No primeiro período, denotou-se bastante equilíbrio entre leões e dragões, resultando num empate ao cabo dos primeiros 10 minutos de jogo (21-21). No segundo parcial, a equipa visitante começou a apertar o Sporting, mas Luís Magalhães afinou agulhas e a igualdade no marcador voltou a registar-se ao intervalo (42-42). 


No terceiro parcial, foi novamente o Porto quem entrou melhor. O Sporting chegou a estar em desvantagem por nove pontos, mas acabou por melhorar e entrou nos últimos minutos da partida com apenas quatro pontos a menos (62-58). Com tudo por decidir no último quarto, os leões ainda tentaram reagir, mas foram mesmo os dragões quem conseguiu levar a melhor (82-76).


A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Diogo Ventura. O internacional somou 18 pontos e cinco assistências. Já Brandon Johns Jr. contabilizou os 15 pontos, sete ressaltos e quatro assistências, números que não foram suficientes para que o Sporting pudesse triunfar, isto depois do triunfo diante do Benfica na ronda anterior.

Com esta derrota - a décima em 30 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 25 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). Na quarta-feira, dia 11 de fevereiro, os leões disputam a sexta jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup e vão receber o BK Prievidza, pelas 19h30.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Belga do Sporting antevê Clássico: "Porto esta época não está a sair-se tão bem"
Modalidades

Belga do Sporting antevê Clássico: "Porto esta época não está a sair-se tão bem"

06 Fev 2026 | 17:16

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Varandas tenta contratar peso pesado para Sporting lutar pelo título
Modalidades

Exclusivo Leonino - Varandas tenta contratar peso pesado para Sporting lutar pelo título

05 Fev 2026 | 14:40

Icon Comentário0
Sporting perde com o PAOK e está em último lugar do grupo
Modalidades

Sporting perde com o PAOK e está em último lugar do grupo

04 Fev 2026 | 16:19

Icon Comentário0