Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirAndebol
|
0A Seleção nacional de andebol acaba de vencer a equipa espanhola por uns impressionantes 35-29, carimbando a passagem aos quartos de final do Mundial da modalidade pela primeira vez na história. Na primeira parte da partida, o jogo foi muito equilibrado, tendo inclusivamente a seleção espanhola chegado ao intervalo em vantagem, embora pela margem mínima, 16-15.
A segunda parte também não começou da melhor forma com a seleção do país vizinho a aumentar a sua vantagem para três golos, ficando a ganhar por 18-15. Porém, deu-se a resposta dos comandados de Paulo Jorge Pereira, que rapidamente empataram o jogo a 19.
A partir desse momento só deu Portugal. Com seis golos seguidos, a equipa dos manos Costa, de Salvador Salvador entre outros, conseguiu uma liderança de três golos, 22-19, tendo terminado com uns impressionantes 35-29, a maior vitória até ao momento da armada lusa.
Os jogadores do Sporting, que estão a fazer igualmente uma grande época, estiveram na linha da frente com a estrela Kiko Costa a ser o melhor marcador do jogo com oito golos, logo seguido de Salvador Salvador com seis remates certeiros. A estes dois que estiveram em grande, somaram-se os três de Martim Costa, um de Diogo Branquinho e outro de Pedro Portela, que neste mundial já chegou ao golo 500.
Os leões continuam a liderar esta equipa, que tem tudo para dar muitas alegrias a todos os portugueses. A seleção volta a entrar em campo no próximo domingo diante do Chile, que ainda não pontuou, e, em caso de triunfo, pode terminar a fase de grupos no 1º lugar.
Clube de Alvalade anunciou, esta sexta-feira, dia 24 de janeiro, prolongamento do vínculo com timoneiro da equipa verde e branca
|
0É oficial. Ricardo Costa renovou contrato com o Sporting até 2030. O técnico de andebol do Clube de Alvalade, que chegou ao aos leões, em 2021, já conquistou um Campeonato Nacional, duas Supertaças e três Taças de Portugal e quer continuar a vencer troféus no emblema verde e branco. Os leões confirmam assim uma notícia avançada, em Exclusivo pelo nosso jornal, na última quinta-feira, dia 23 de janeiro.
Em declarações aos meios de comunicação do Clube de Alvalade, o técnico não escondeu a felicidade pelo prolongamento do vínculo: “Deixa-me muito feliz esta renovação e agradeço muito tudo aquilo que temos vivido ao longo destes anos. Julgo que todos temos desfrutado e feito crescer o andebol do Sporting e, para mim, é um privilégio poder continuar ligado a uma equipa vencedora e a um grupo com o qual me identifico, que vai desde os atletas à Direção, que tem feito um esforço enorme para que tenhamos todas as condições para podermos continuar a vencer”, começou por dizer o técnico.
O timoneiro dos verdes e brancos mostrou-se também agradecido com o voto de confiança depositado em si: “Acredito que a minha renovação tenha a ver com aquilo que fizemos, mas acho que é pouco porque nós queremos mais: queremos continuar a vencer, ganhar ainda mais e ganhar de uma forma ainda mais categórica”.
Ricardo Costa diz estar confiante para o que falta jogar no resto da temporada: “O desafio é continuarmos a melhorar e a vencer. Temos uma equipa muito jovem e cheia de ambição para continuar a vencer as provas que já vencemos e vencer outras que ainda nos faltam vencer. Queremos criar um pouco de hegemonia no campeonato, chegar à final four da EHF Champions League e lutar pela Supercopa Ibérica", afirmou.
O treinador refere que já sente o Sporting como casa e família: “Gosto muito de todo o espírito que se vive aqui. Sinto que somos uma família, mesmo com os adeptos que se aproximam de mim e me agradecem pelo que temos vindo a fazer. Nem sempre as coisas correm bem, o desporto é mesmo assim e os outros também nos querem ganhar e têm o seu mérito, mas os Sportinguistas reconhecem sempre o nosso valor, a nossa luta”, concluiu o treinador.
Presidente do Clube de Alvalade não podia estar mais satisfeito com trabalho do treinador ao serviço dos leões. Oficialização deve acontecer nas próximas semanas
|
0Ricardo Costa vai renovar contrato com o Sporting em breve. Neste Exclusivo Leonino, revelamos que Frederico Varandas já chegou a acordo com o técnico do andebol verde e branco para o prolongar do vínculo. A oficialização do acordo deve acontecer nas próximas semanas.
O objetivo da estrutura do Sporting, com Carlos Carneiro (diretor da modalidade dos leões) à cabeça, passa por segurar uma das peças chaves do andebol leonino. Para lá de Francisco Costa e Martim Costa – que têm contrato até 2027 –, o Clube de Alvalade garante, desta forma, que não irá perder um dos comandantes do projeto que tantas alegrias tem dado aos Sportinguistas.
É que a excelente campanha do Sporting na Liga dos Campeões não tem passado despercebida a alguns dos gigantes europeus da modalidade. Para lá dos rumores sobre o alegado interesse em Martim Costa e Francisco Costa, o trabalho de Ricardo Costa tem chamado a atenção de históricos emblemas do andebol europeu.
Ricardo Costa chegou ao comando técnico do Sporting no início da temporada 2021/22, juntamente com Francisco Costa e Martim Costa. Desde então, o trabalho do treinador de 48 anos tem sido bastante positivo, com destaque para a conquista do Campeonato Nacional na época transata, mas também para os triunfos na Taça de Portugal (2021/22, 2022/23 e 2023/24) e na Supertaça (2023/24 e 2024/25).
Nesta temporada, a turma de Ricardo Costa está em grande, liderando o Campeonato Placard Andebol, com 52 pontos em 18 encontros, e estando a realizar uma excelente campanha na Liga dos Campeões, ocupando o terceiro lugar do grupo A, com 13 pontos em 10 encontros, ficando atrás apenas do Veszprém (18 pontos) e do PSG (14 pontos). Importa lembrar que, já está época, os leões venceram a Supertaça.
Desde que chegou ao andebol do Sporting, Ricardo Costa contabiliza 183 encontros, dos quais triunfou em 148, empatou em sete e perdeu 28. Ao todo, ao serviço do Clube de Alvalade, o técnico de 48 anos conquistou seis títulos.
Jogador dos leões mostra-se ambicioso no ataque aos jogos importantes que ainda faltam antes de o apuramento estar assegurado
|
0A seleção portuguesa de andebol tem esta quarta feira, dia 22 de janeiro, um difícil teste no Mundial frente à seleção da Suécia. Martim Costa, lateral do Sporting, falou com a agência Lusa e fez a antevisão a um jogo que espera ser muito complicado, e ao que resta da competição.
"Podemos estar perto, como longe (do apuramento). Basta ter um dia mau e ficamos já longe do objetivo. Temos que agarrar a possibilidade e fazer tudo para conseguir estar nos quartos de final (...) Temos muita qualidade e podemos ganhar a qualquer seleção do mundo. Já provámos na primeira fase e vamos ter que provar agora na segunda. Queremos estar nos quartos de final e temos que ganhar, pelo menos, dois jogos", começou por explicar o jogador dos leões.
Martim Costa falou, depois, sobre o que é preciso para ultrapassar a Main Round e atingir os quartos de final, alertando para o grau de dificuldade dos próximos três jogos, que serão decisivos para as aspirações da Seleção Nacional.
"Temos que preparar bem os jogos, pensar em nós e no que temos de fazer, descansar e jogar como temos jogado, com espírito de sacrifício e entreajuda entre todos (...) Queremos estar nos quartos de final e temos que ganhar pelo menos dois jogos. Sabemos que temos de ganhar a uma dessas duas seleções [Suécia ou Espanha, que disputaram o jogo pela medalha de bronze do último Mundial], o que vai ser muito complicado, mas queremos muito ganhar", explicou.
Relembrar que, na última edição do Mundial, a Seleção portuguesa chegou ao último jogo da Main Round a precisar de vencer, numa partida frente ao, então, anfitrião da prova... a Suécia. A equipa lusa acabou por perder por 32-30 e não conseguiu garantir, na altura, a passagem à fase seguinte da prova.