
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Daniel Bragança tem uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e não joga mais esta temporada. O médio do Sporting sofreu a segunda lesão grave da carreira num espaço de três anos e será uma grande baixa no plantel. Artur Pereira de Castro, médico ortopedista, aponta para um período de ausência de, no mínimo, seis meses.
"Uma lesão isolada do ligamento cruzado anterior, neste caso uma rotura total do ligamento, é grave, mas não implica uma paragem tão grande como a outra. Além da outra, na altura uma entorse traumática no joelho direito com lesão do ligamento cruzado anterior, teve ainda uma rotura do ligamento lateral externo. Por isso, demorou mais tempo na recuperação", disse, ao jornal Record.
Tendo em conta a menor gravidade, o especialista aponta para que, "no melhor dos cenários", Bragança "deve começar a integrar os trabalhos de relvado daqui a 6 meses no mínimo". Pereira de Castro explica que o médio "evidentemente será operado", mas que não "não deve ser operado tão cedo, pois há um período de repouso em que se faz a preparação pré-operatória com o joelho ainda a quente".
Bragança também falhou toda a época 2022/23 a conta com um problema no joelho, mas o ortopedista garante que "esta lesão não tem nada a ver com a outra lesão. Naturalmente vai ter de fazer um reforço muscular na zona afetada e ter um trabalho árduo nesse sentido. Pode implicar problemas na demora da recuperação, mas são lesões e problemas diferentes. Será tratado de forma autónoma e esta lesão da rotura total do ligamento cruzado anterior não terá nada a ver com a lesão anterior em 2022".
Para terminar, Pereira de Castro refere que "normalmente a média de lesões é de uma rotura e meia por época em cada equipa", mas o Sporting vai na segunda esta temporada: Nuno Santos e Daniel Bragança. "Outro aspeto que me parece relevante é a quantidade de jogos a que os jogadores são sujeitos por interesses meramente comerciais. É importantíssimo ter cuidado com isso. Isto é tudo uma questão de fadiga, porque um atleta é um homem como todos e cansa-se. Se não se tem cuidado com o período de repouso, estes problemas e lesões serão cada vez mais frequentes", atirou.
Médio do Clube de Alvalade está a cumprir últimos meses no emblema verde e branco; Jogador de 29 anos vai ser transferido no mercado de verão
|
Hidemasa Morita está a cumprir os últimos meses no Sporting, uma vez que o médio não está disposto a renovar contrato com os leões. O fim da ligação entre as duas partes vai acontecer no final da temporada. O Sporting pede cerca de 10 milhões de euros para vender o médio de 29 anos, sabe o Leonino.
O valor pedido pela Direção, liderada por Frederico Varandas, aos interessados permitiria quase triplicar o investimento feito, quando contratou o futebolista ao Santa Clara, no mercado de verão de 2022, a troco de valores a rondar os cerca de 3,45 milhões de euros.
A decisão de sair do Clube de Alvalade foi tomada pelo próprio jogador, que procura um novo desafio na sua carreira. Os responsáveis leoninos não querem correr o risco de perder o jogador a custo zero, daí quererem negociar o passe do internacional japonês, que tem contrato com os leões até junho de 2026.
O internacional nipónico quer dar novo rumo à carreira. O futebolista gostava de experimentar outras ligas, com a inglesa Premier League à cabeça e já informou os leões de que não pretende prolongar o vínculo, como era intenção da SAD do Sporting desde há mais de um ano. Apesar de estar ausente das últimas convocatórias por lesão, o médio vive dias felizes fora dos relvados.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.765 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
Jogo entre Benfica e Arouca fica marcado por lance caricato que envolveu jogador da equipa encarnada; Lance não mereceu admoestação por parte do árbitro
|
Ángel Di María voltou a ser protagonista pelos piores motivos. No jogo entre Benfica e Arouca, da 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o jogador argentino mostrou novamente que tem queda para a coisa e simulou uma grande penalidade, à passagem dos 75 minutos.
Com o marcador em 1-1, o pupilo de Bruno Lage tentou 'cavar' um penálti depois de um lance com Amadou Danté. No entanto, o defesa maliano da turma orientada por Vasco Seabra nem sequer toca no adversário, pelo que o próprio extremo encarnado deveria ter visto o quinto cartão amarelo e falharia o próximo encontro na casa do Vitória de Guimarães.
Certo é que o Benfica viria a marcar o 2-1 minutos depois por Vangelis Pavlidis (80'). No entanto, aos 90+5, numa transição rápida muito bem conseguida, onde claramente faltaram pernas à defesa benfiquista, Weverson Costa gelou por completo a Luz e fez o 2-2 final.
O duelo ficou ainda marcado por um momento lamentável dos adeptos do Benfica em memória de Aurélio Pereira. O minuto de silêncio não foi respeitado no reduto dos encarnados (Recorde AQUI). Ouviram-se sons de very lights no momento da homenagem à figura histórica do Sporting, que morreu esta semana.
Neste momento, os comandados de Rui Borges estão novamente na primeira posição da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic, com 69 pontos, os mesmos do Benfica. Já o Braga está no terceiro posto com 60 pontos. O Porto é quarto classificado com 59 pontos somados.
Veja a simulação de Ángel Di María:
Atual treinador do Lusitano de Évora recorda que pupilo de Rui Borges chegou a fazer testes no emblema azul e branco, mas acabou por não ficar
|
Pedro Russiano trabalhou com Geny Catamo no Amora e tece rasgados elogios ao ala do Sporting. O atual treinador do Lusitano de Évora recordou a forma inesperada como descobriu o agora pupilo de Rui Borges e lembra que o jogador chegou a fazer testes no Porto, mas acabou por não ficar nos dragões.
"No Amora tínhamos investimento moçambicano"
"No Amora tínhamos investimento moçambicano. O Geny tinha acabado de fazer testes no Porto e estava só de passagem, porque tinha amigos no clube. Conversei com o investidor e disse para o miúdo treinar connosco antes de voltar para Moçambique. Quando ele fez o primeiro treino, disse logo que queria que assinasse contrato", começou por contar ao jornal 'A Bola'.
"Era irreverente. Não há muitos jogadores assim nos dias de hoje"
O elevado custo da inscrição de um jogador estrangeiro obrigou a que Pedro Russiano negociasse e garantisse à direção do emblema do Seixal que Geny seria utilizado: "Era irreverente. Não há muitos jogadores assim nos dias de hoje, muito forte no 1x1. Estreou-se connosco apenas com 17 anos sem vergonha nenhuma e já era o jogador mais desequilibrador da nossa equipa".
Pedro Russiano refere que não é surpreendente que o jogador de 24 anos de idade tenha chegado ao nível de um Clube como o emblema verde e branco: "Não era jogador para os patamares do Campeonato de Portugal. Facilmente ia chegar onde está agora".
O técnico não tem dúvidas de que o jogador ainda vai evoluir: "Está a crescer. É um jogador inteligente e quando se é inteligente joga-se bem em todo o lado. Adapta-se bem a qualquer tipo de posição" acrescentou sobre Geny Catamo, que marcou o golo decisivo na vitória dos leões frente ao Santa Clara (1-0).
Álvaro Pacheco encantado com goleador que pode reforçar Sporting: "Está preparado para dar o salto"