Futebol
Sporting e Benfica na corrida por relíquia do futebol mundial com 1,88m
23 Set 2026 | 09:24
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Set 2024 | 12:49 |
Após ter sido anunciado oficialmente como reforço do AVS até ao final da época, Rodrigo Ribeiro é o único jogador que ainda não integrou o plantel no estágio decorrido em Fornos de Algodres. O avançado de 19 anos cedido pelo Sporting só deverá viajar até ao norte do país após a próxima partida da seleção sub-20 de Portugal.
Rodrigo Ribeiro foi titular no triunfo dos jovens lusos diante da Noruega, por 2-1, e voltará à ação nesta segunda-feira, às 17h00, frente à Polónia, em jogo a contar para a Liga de Elite do escalão, no Algarve. Só após este compromisso, é que o avançado seguirá caminho para a Vila das Aves, onde será orientado por Vítor Campelos.
A integração do avançado no plantel do AVS chega na altura perfeita, tendo em conta as perspetivas em ser titular já na próxima partida, devido à ausência de Nenê, que sofreu uma lesão no último encontro da equipa, ficando de baixa durante as próximas jornadas. De resto, este é o grande objetivo do empréstimo do comandado de Rúben Amorim, que pretende somar minutos e regressar à casa mãe, para brilhar com a Listada verde e branca.
Esta época, Rodrigo Ribeiro foi utilizado por Rúben Amorim em duas oportunidades (Porto e Rio Ave), somando um total de 18 minutos em campo. Em 2023/24, Rodrigo Ribeiro – avaliado em 3 milhões de euros – realizou apenas cinco jogos pelo Nottingham Forest, equipa treinada por Nuno Espírito Santo, nos quais disputou 15 minutos. O avançado cedido pelo Sporting já viveu melhores dias e, além de não ter sido aposta do técnico português, também não foi utilizado nos escalões de formação dos ingleses.
Antes de rumar à Premier League, o jovem craque renovou contrato com os verdes e brancos, até 2028. No novo vínculo com o Clube de Alvalade, ficou estipulada uma cláusula de rescisão na ordem dos 80 milhões de euros, ao nível de nomes como Pedro Gonçalves, Ousmane Diomande, Morten Hjulmand, Conrad Harder ou Iván Fresneda.
Clique e assista a este momento de magia de Rodrigo Ribeiro:
Jovem avançado leonino não teve dúvidas quando foi questionado sobre a dimensão do emblema que representa e levou resposta do rival
23 Set 2026 | 10:40 |
Nestory Irankunda e Alessandro Circati protagonizaram uma troca de provocações nas redes sociais, com o Sporting e o Benfica pelo meio. Na chegada à seleção australiana, o jovem avançado leonino não teve dúvidas quando foi questionado sobre a dimensão do clube que representa em Portugal.
O extremo foi questionado sobre a mudança para “um dos três maiores clubes de Portugal”, ao lado de Porto e Benfica, mas corrigiu rapidamente a formulação. “Um dos... Eu penso que somos o maior clube de Portugal, por isso... Para mim, é normal, isso acontece em todos os campeonatos”, afirmou o jogador de 20 anos, que chegou neste verão.
O pupilo de Rui Borges - que viu-se envolvido numa polémica acerca da idade - aproveitou ainda para destacar a experiência que está a viver em Alvalade: “Há sempre as equipas de topo, e eu sinto que somos a equipa de topo naquele campeonato, por isso, vocês sabem. Sabe bem fazer parte disso, sim”, explicou.
A declaração não passou despercebida a Circati, central do Benfica. Os dois mantêm uma relação de amizade e até costumam passar tempo juntos fora dos relvados, como revelou o jogador do Sporting: “É bom saber que tens mais alguém na mesma cidade, alguém que te é familiar. Passámos algum tempo juntos. Saímos para jantar, para almoçar e até fomos à praia juntos. É bom, ele é um dos meus bons amigos e companheiros de equipa. É bom tê-lo lá”.
A. Circati: “Deixa-te de tretas”
Apesar da amizade, Circati não deixou passar a oportunidade para responder à afirmação do colega de seleção sobre a dimensão do Sporting. O defesa do rival comentou a declaração de Irankunda com uma provocação curta e direta: “Deixa-te de tretas”.
Com um início de temporada a ser alvo de grande contestação, técnico dos verdes e brancos poderá ter futuro em risco nas próximas jornadas
23 Set 2026 | 10:29 |
Na chegada à Portugal Football Globes, Frederico Varandas, em declarações, saiu em defesa de Rui Borges, acabando por analisar mais alguns temas do universo Sporting. Rui Barreiro, antigo conselheiro dos leões, deu o seu parecer relativamente à intervenção do Presidente e referiu que o treinador está a prazo em Alvalade.
“Relativamente a Rui Borges, acho que é uma matéria que não foi assumida e que devia ter sido pelo presidente. Ou seja, Frederico Varandas tem muitas responsabilidades naquilo que está a acontecer, porque a revolução efetuada no plantel foi feita, principalmente, pela direção do Sporting e pelo seu presidente ", começou por dizer, em declarações ao 'Desporto ao Minuto'.
R. Barreiro sobre Rui Borges: "É um treinador a prazo”
"Era obrigatório, de alguma forma, o presidente do Sporting e da SAD dizer alguma coisa sobre a ligação do treinador e a sua responsabilidade conjunta. Mas retira-se das suas declarações que Rui Borges acaba por ser um treinador a prazo.”, esclareceu. “Frederico Varandas diz que não vai demitir um treinador ao fim de três empates e de sete jornadas. Então será ao fim de quê? Oito, nove, 10 jornadas? Ou é mesmo o treinador do projeto independentemente daquilo que vier a acontecer? É um treinador a prazo”.
Desta forma, acredita que a contestação dos adeptos é expectável tendo em conta os resultados da equipa: “Há sempre direito a contestar. É legítimo fazê-lo, depois de uma época em que, para além de termos chegado mais longe na Liga dos Campeões, não ganhámos nenhum troféu e perdemos um na final da Taça de Portugal de uma forma completamente inaceitável".
Rui Barreiro é convicto de que a melhor forma de contornar este momento serão as melhorias dos resultados. “A melhor resposta para toda esta contestação são as vitórias. E é isso que a equipa técnica tem que fazer e quem dirige o Sporting tem que se preocupar", admitiu.
Preferindo encontrar responsáveis invés de culpados, o mesmo esclarece que o responsável é Varandas: “A pessoa que tem mais responsabilidade no Sporting é o presidente. Ainda assim, todos terão as suas responsabilidades e os resultados do seu trabalho não estão a ser os satisfatórios para um clube com a dimensão e ambições do Sporting", esclareceu. Os jogadores também já reagiram à situação do treinador.
Apesar dos maus resultados e dos seis pontos perdidos no campeonato esta temporada, plantel já reagiu à situação do treinador leonino
23 Set 2026 | 09:47 |
Rui Borges recebeu um importante sinal de confiança dentro do balneário do Sporting depois da contestação que se seguiu ao empate frente ao Arouca (2-2). Apesar dos maus resultados e dos seis pontos perdidos no campeonato, o plantel reconhece que também cometeu erros que contribuíram para o momento atual e pretende responder em campo.
Com a continuidade do treinador assegurada por Frederico Varandas, o foco dos jogadores passa agora por preparar a reação no regresso da pausa para as seleções. A decisão da SAD de manter o técnico surgiu depois de um período de grande pressão sobre o técnico, que chegou a ver lenços brancos nas bancadas de Alvalade após o 2-2 com o Arouca.
Menos de dois dias depois, Varandas veio a público reforçar a confiança no treinador e recordar o trabalho realizado na época passada: "É o treinador com maior número de vitórias em casa na Champions, com mais vitórias seguidas em Alvalade, com menor percentagem de derrotas, fez duas épocas com 82 pontos, uma vez campeão e uma Taça de Portugal", afirmou o presidente leonino.
Varandas deixou ainda claro que a continuidade de Borges não está relacionada com a duração do contrato, mas com a convicção da estrutura no projeto: "Se todos os treinadores ganhassem o que Rui Borges ganhou... O nosso selecionador Jorge Jesus, dos melhores treinadores com quem trabalhei, ganhou o que Rui Borges ganhou? Quantos treinadores ganharam o que Rui Borges ganhou? Foi campeão, dobradinha, foi quem levou o Sporting mais longe na Liga dos Campeões. O que define a continuidade de Rui Borges não é o facto de ter seis meses ou um ano e meio de contrato. É o facto de acreditarmos no processo e como a equipa joga".
Maxi Araújo foi um dos rostos dessa união em torno de Rui Borges. Um dos capitães do Sporting publicou nas redes sociais uma fotografia do plantel unido e outra em que surge a abraçar o treinador após o encontro com o Arouca, acompanhando as imagens com uma mensagem clara: "Juntos sempre! Depois da data FIFA vem o melhor".
Sporting e Benfica na corrida por relíquia do futebol mundial com 1,88m
23 Set 2026 | 09:24
Exclusivo Leonino: Eduardo Quaresma ficou de rastos após Sporting - Arouca e pediu desculpa à equipa
22 Set 2026 | 14:54
Varandas segura Rui Borges, mas Bernardo Ribeiro alerta Sporting: “Há relações que se quebram”
22 Set 2026 | 09:58