Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

Benfica entrega vitória ao Porto de forma patética e coloca dragões na liderança com o Sporting

Clube da Luz tinha vantagem de dois golos nos últimos cinco minutos, mas permitiram reviravolta no marcador e perderam Clássico

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

06 Abr 2025 | 21:57 |

Icon Comentário0

O clássico de andebol entre Benfica e Porto, deste domingo, dia 6 de abril, acabou por sorrir aos dragões (30-29). A partida acabou por ser decidida nos detalhes, com os dragões a chegarem ao golo da vantagem no último segundo depois de os encarnados terem cometido um erro infantil nos últimos segundos.


Ao intervalo, as águias venciam por 16-15, sendo que a toada da segunda metade do duelo manteve-se a mesma. Contudo, depois de um maior equilíbrio, o nervosismo apoderou-se das águias a poucos minutos do término do encontro e o que parecia vitória vermelha e branca, acabou por se tornar no oposto.


Jota González acabou mesmo por pedir desconto de tempo e, na reta final, o clube da Luz desperdiçou a possibilidade de conseguir a vitória, após falta ofensiva do Porto que entregou um possível último ataque às águias com 29-29 no marcador.


No entanto, Ander Izquierdo, atleta encarnado, falhou no passe para a ponta esquerda. A bola seguiu para a linha de fundo e permitiu aos dragões uma última tentativa para chegar à vitória. Ricardo Brandão não desperdiçou o remate e selou a vitória portista por 30-29, que mantém os dragões em igualdade com o Sporting - que venceu o Marítimo nesta ronda.

Assim, o Porto mantém-se no segundo lugar com os mesmos 38 pontos da formação liderada por Ricardo Costa. Já o Benfica segue na terceira posição com 31. Na próxima jornada, haverá novo Clássico, mas desta feita entre dragões e leões, no próximo sábado, dia 12 abril, (18h30) na Dragão Arena.



Modalidades

Capitão do Sporting brilhou e fez duas assistências na vitória brutal de Portugal frente à Espanha

Com este resultado, equipa das quinas inicia da melhor forma a segunda fase de qualificação para o Mundial de 2027 e deixa uma importante marca

Portugal alcançou um triunfo histórico diante da Espanha, ao vencer por 95-89; Diogo Ventura, capitão do Sporting, esteve em grande
Portugal alcançou um triunfo histórico diante da Espanha, ao vencer por 95-89; Diogo Ventura, capitão do Sporting, esteve em grande

29 Ago 2026 | 11:26 |

Icon Comentário0

Portugal alcançou um triunfo histórico diante da Espanha, ao vencer por 95-89 na primeira jornada da segunda ronda de qualificação para o Mundial de Basquetebol de 2027. A Seleção Nacional conseguiu, pela primeira vez, derrotar os espanhóis num jogo oficial. Diogo Ventura, capitão do Sporting (que tem novo treinador para 2026/27), esteve em grande e contabilizou 19 pontos, quatro ressaltos e duas assistências.


A equipa portuguesa entrou forte e rapidamente assumiu o controlo do marcador. A Espanha ainda reagiu no segundo período e chegou a protagonizar uma sequência de 17-3, mas Portugal não perdeu o rumo e voltou a ganhar terreno antes do intervalo, chegando ao descanso com sete pontos de vantagem (47-41).


Após o intervalo, o cenário voltou a complicar-se para a formação orientada por Mário Gomes. A Espanha voltou a entrar melhor e conseguiu recuperar a liderança, mas Portugal respondeu novamente nos minutos finais do terceiro período, mostrando maturidade para levar o encontro empatado para os últimos 10 minutos (72-72).


No período decisivo, Neemias Queta apareceu em grande plano e deu o mote com um afundanço sobre Aday Mara. Pouco depois, Travante Williams (ex Sporting) acertou um triplo que permitiu à Seleção ganhar alguma margem. Portugal conseguiu manter a vantagem até aos instantes finais e resistiu à pressão espanhola.

Com este resultado, Portugal inicia da melhor forma a segunda fase de qualificação para o Mundial de 2027 e deixa uma importante marca na história do basquetebol nacional. A próxima partida está marcada para Matosinhos, onde a equipa das quinas vai defrontar a Geórgia no Centro de Desportos e Congressos.



Modalidades

João Matos viu-se ‘obrigado’ a acabar a carreira e deixa revelação sobre o Sporting (vídeo)

Histórico capitão leonino falou sem filtros sobre os últimos momentos da ligação a Alvalade e revelou detalhes que ajudam a tomar uma decisão difícil

João Matos, histórico capitão da equipa de futsal, recordou o fim da ligação ao Sporting e revelou que o Clube não quis renovar o seu contrato
João Matos, histórico capitão da equipa de futsal, recordou o fim da ligação ao Sporting e revelou que o Clube não quis renovar o seu contrato

24 Ago 2026 | 15:33 |

Icon Comentário0

João Matos, histórico capitão e uma das maiores figuras da história do futsal do Sporting, abriu o livro sobre o momento em que decidiu colocar um ponto final na carreira.  O internacional português, que conquistou mais de três dezenas de troféus ao serviço dos leões, entre os quais duas Ligas dos Campeões, vários Campeonatos, Taças de Portugal e Supertaças, explicou que chegou a um momento em que precisava de escolher o caminho a seguir. A possibilidade de continuar a jogar existia, mas implicava encontrar uma solução diferente daquela que desejava.


João Matos: "O Sporting não quis renovar"


"Tinha de ser tomada essa decisão de ou acabo ou vou para outro clube. Efetivamente acabava contrato com o Sporting, o Sporting não quis renovar e eu tinha de tomar uma opção na minha vida", revelou, em entrevista ao podcast Final Cut.


O antigo capitão leonino assumiu, aliás, que estaria disponível para continuar caso o Clube tivesse demonstrado essa intenção. "Se o Sporting quisesse mais um ano, se eu estaria disposto a sacrificar-me mais um ano? Sem dúvida, sem dúvida", garantiu, numa declaração que evidencia a vontade que tinha de prolongar a ligação ao emblema verde e branco, apesar da idade e dos muitos anos dedicados à modalidade.

João Matos: "Acima de tudo tinha um respeito muito grande pela pessoa enquanto treinador e depois enquanto pessoa no Nuno Dias"


João Matos abordou ainda a componente financeira do futsal e o respeito que sempre manteve pelas hierarquias do Sporting, destacando particularmente a relação com Nuno Dias. "Acho que as pessoas conseguem entender o lado financeiro que mexe o futsal. Sempre fui habituado a respeitar hierarquias... Acima de tudo tinha um respeito muito grande pela pessoa enquanto treinador e depois enquanto pessoa no Nuno Dias", explicou.

Os números do ex fixo resumem a dimensão da sua carreira: 47 títulos, 193 golos e 1.027 jogos disputados. Mesmo com um papel mais gerido nas últimas temporadas desportivas, o antigo capitão nunca perdeu importância dentro do grupo verde e branco.

Confira o vídeo:


Modalidades

Sporting dá nova cabazada no Benfica e conquista Supertaça

Emblema verde e branco prolonga domínio no panorama nacional; Este foi o 11.º troféu consecutivo alcançado pela equipa leonina em provas nacionais

Sporting entrou na nova temporada de andebol da mesma forma que terminou a anterior: a conquistar um troféu; Leões venceram o Benfica por 31-24,
Sporting entrou na nova temporada de andebol da mesma forma que terminou a anterior: a conquistar um troféu; Leões venceram o Benfica por 31-24,

23 Ago 2026 | 20:52 |

Icon Comentário0

O Sporting entrou na nova temporada de andebol da mesma forma que terminou a anterior: a conquistar um troféu. Os leões venceram o Benfica por 31-24, em Santo Tirso, e levantaram a Supertaça, prolongando o domínio no panorama nacional. Este foi o 11.º troféu consecutivo conquistado pela equipa leonina em provas nacionais.


A formação orientada por Ricardo Costa - sem Martim Costa - assumiu o controlo desde os primeiros minutos e rapidamente construiu uma vantagem confortável. Os leões chegaram a estar a vencer por 7-2 e mantiveram uma diferença significativa ao longo da primeira parte, perante um rival em muitas dificuldades.


A equipa encarnada ainda tentou reagir, mas encontrou pela frente uma defesa leonina muito consistente e um Mohamed Aly em grande nível entre os postes. O guarda-redes esteve vários minutos sem sofrer golos, enquanto Martim Costa se destacou no ataque com cinco golos ainda durante a primeira parte.


Ao intervalo, o marcador apresentava 15-9 a favor dos leões e a tendência manteve-se após o regresso dos balneários. Diogo Branquinho aumentou a vantagem para a dezena de golos, deixando o Sporting cada vez mais confortável no marcador. O clube da Luz ainda conseguiu reduzir a diferença na reta final, mas os leões confirmaram mais um triunfo.

O Clube de Alvalade volta a jogar na próxima quarta-feira, dia 26 de agosto, frente à Artística de Avanca. O duelo, a contar para a segunda jornada (antecipada) da Liga portuguesa diante da turma orientada por Pedro Silva, jogar-se-á às 20h00, no Pavilhão João Rocha.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Sporting contrata antigo central do River Plate: "Queria muito jogar num grande"
Modalidades

Oficial! Sporting contrata antigo central do River Plate: "Queria muito jogar num grande"

21 Ago 2026 | 15:54

Icon Comentário0
Sporting e Benfica já conhecem data e horário do primeiro dérbi da época
Modalidades

Sporting e Benfica já conhecem data e horário do primeiro dérbi da época

20 Ago 2026 | 11:26

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Reforço do Sporting vai parar entre três e seis semanas
Modalidades

Exclusivo Leonino - Reforço do Sporting vai parar entre três e seis semanas

19 Ago 2026 | 13:07

Icon Comentário0