
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting venceu o Santa Clara por 1-0 e regressou às vitórias no campeonato. O jogo nos Açores foi decidido com um golo de Geny Catamo, a passe de Francisco Trincão, aos 50 minutos. Os dois jogadores estiveram mais uma vez em destaque e estão prestes a confirmar a melhor temporada de leão ao peito.
O internacional moçambicano marcou o sétimo golo em 2024/25 – já superou o registo da época passada (seis) – e foi, pela terceira vez, decisivo para uma vitória dos leões. Esta temporada, Geny Catamo já tinha sido fundamental no triunfo no derby frente ao Benfica, em dezembro, quando marcou, aos 28 minutos, o golo que valeu os três pontos ao Sporting nesse encontro, em Alvalade (1-0).
Na época passada, o extremo de 24 anos - que, este sábado, igualou os 41 jogos realizados em 2023/24 - foi também decisivo no duelo frente aos encarnados, disputado em abril de 2024, no reduto dos leões. O "camisola 21" assinou os dois remates certeiros – logo no primeiro minuto de jogo e já no tempo de compensação da segunda parte – que permitiram aos leões dar um passo de gigante rumo à conquista do campeonato, num triunfo por 2-1.
Por sua vez, Trincão reforçou o estatuto de “rei” das assistências no campeonato. O internacional português assinou o 12º passe para golo, na presente edição da primeira liga, e duplicou o registo de toda a época passada, na qual fez seis assistências na Liga Portugal Betclic. Em 2024/25, o extremo de 25 anos já participou em 47 jogos da equipa leonina, tendo ainda marcado nove golos. Nesta reta final de temporada, Trincão tentará igualar os seus melhores números de leão ao peito, que foram conseguidos na primeira época no Clube de Alvalade – em 2022/23, o “camisola 17” esteve presente em 52 partidas e marcou 13 golos.
Depois da vitória frente ao Santa Clara, o Sporting volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 18 de abril, diante do Moreirense. O encontro, a contar para a 30.ª jornada da primeira liga, diante da turma liderada por Cristiano Bacci, jogar-se-á às 20h30, no Estádio José Alvalade.
Elemento importante da equipa de São Paulo comentou a vitória no jogo grande da jornada e demonstrou-se muito satisfeito com a capacidade do seu conjunto
|
O Palmeiras entrou em campo, no seu reduto, na noite de sábado para domingo, dia 12 para 13 de abril, para jogar a partida grande da terceira jornada do Brasileirão, frente ao Corinthians. A equipa de Abel Ferreira conseguiu vencer, por 2-0, e no final do jogo o treinador português mostrou-se muito agradado com a capacidade do seu conjunto. Relembrar que o técnico luso tinha, recentemente, perdido este mesmo duelo na final do Paulistão.
"Hoje poderíamos e deveríamos ter feito mais dois ou três golos e não conseguimos. Pena o resultado ter sido muito curto para a produção da nossa equipa", começou por explicar Abel Ferreira, acerca do Palmeiras - Corinthians, de onde a sua equipa saiu vitoriosa.
Aproveitou, de seguida, para responder a alguma críticas: "Fizemos o Paulistão praticamente sem reforços e o nosso melhor jogador lesionou-se. São factos. Eu entendo que as expectativas estão muito altas, nem mesmo o Verstappen [piloto da Red Bull] consegue ganhar sempre, as atualizações às vezes demoram", justificou o treinador português, ex Sporting.
Por último, falou do que vem daqui para a frente: "Não vou alterar nada com críticas que recebemos, há muito trabalho a fazer, muita atualização a fazer na máquina", concluiu Abel Ferreira, na ressaca da vitória por 2-0 no Palmeiras - Corinthians.
Relembrar que, para além de Abel Ferreira, também André Carrillo - jogador peruano que também teve passagem pelo Sporting - participou na partida, do lado do Corinthians. Destacar ainda que o jogo ficou marcado por um episódio insólito, em que os adeptos presentes no estádio mandaram, por mais que uma vez, cabeças de galinhas para o relvado.
Equipa verde e branca jogou, no passado sábado, na ilha dos Açores, mas deparou-se com problemas na viagem de volta para Portugal continental
|
A equipa do Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 12 de abril, para defrontar o conjunto do Santa Clara, em encontro a contar para a 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões venceram o jogo por 1-0, mas foram surpreendidos com alguns problemas na viagem de retorno a Lisboa.
Como é habitual, depois da partida, a comitiva do Sporting aguardou pelo fim da conferência de imprensa de Rui Borges no estádio do Santa Clara, antes de seguir viagem para o aeroporto de Ponta Delgada, onde depois embarcariam no voo que os iria trazer de volta a casa.
Mas um problema inesperado causou um atraso ao voo do Sporting. De momento, ainda é impercetível o que esteve na fonte do incidente, mas a verdade é que a comitiva verde e branca teve de passar mais tempo do que era esperado no aeroporto da ilha dos Açores.
Este atraso na partida do voo em direção a Lisboa, causou, claro está, um atraso em relação à hora a que os leões esperavam chegar à capital de Portugal. Sendo assim, é bastante possível que esta circunstância obrigue a um alterar dos planos que Rui Borges e a sua equipa técnica tinham para as sessões de trabalhos deste domingo, dia 13 de abril.
O avião chegou a Lisboa já bem de madrugada. O Sporting costuma fazer as suas sessões de treino da parte da manhã, pelo que é possível que Rui Borges se tenha visto obrigado a alterar, pelo menos, esse planeamento, uma vez que se arriscava a que os jogadores não tivessem o descanso necessário depois de um jogo de intensidade alta.
Craque verde e branco tem estado a grande nível ao serviço dos leões esta temporada, e é primeiro num dado estatístico muito importante
|
O Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 13 de abril, para defrontar o conjunto do Santa Clara, em encontro a contar para a 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os verdes e brancos levaram os adversários de vencidos, por 1-0, nos Açores, e um dos grandes destaques do jogo foi para Francisco Trincão, extremo leonino.
Depois de uma primeira parte morna por parte de toda a equipa, em que o Sporting efetuou apenas três remates à baliza, Rui Borges conseguiu acordar a equipa ao intervalo, e os jogadores do Clube de Alvalade vieram com uma atitude diferente para a segunda parte, algo que ficou comprovado logo aos cinco minutos da etapa complementar.
Um grande passe de Francisco Trincão encontrou Geny Catamo, que dentro da área rematou cruzado e rasteiro, e não deu hipótese ao guarda redes adversário. Golo importante para o Sporting se adiantar na partida, mas também para o internacional português, que não para de aumentar o seu total de assistências esta temporada.
Na Liga Portugal Betclic, são já 12 assistências para Francisco Trincão. O internacional português do plantel do Sporting é o melhor do campeonato neste capítulo, com mais três passes para golo que o segundo classificado. No total de todas as competições, são já 14 assistências, às quais junta ainda nove golos marcados.
Números que provam as melhorias exibicionais de Francisco Trincão esta temporada. O extremo tem estado a um nível tremendo toda a temporada, e já dobrou o número total de passes para golo que tinha conseguido realizar na época passada.