Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

CAPITÃO ATRIBUI SUCESSO DA ÉPOCA A DUPLA DO SPORTING: "FOI CONSTRUÍDO NA FASE EM QUE CHEGARAM"

Peça chave do Clube de Alvalade não esconde felicidade pela temporada realizada

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

04 Jul 2024 | 17:29 |

Icon Comentário0

Salvador Salvador, capitão da equipa de andebol do Sporting, explica os segredos por detrás da temporada realizada pelo Clube de Alvalade. Em entrevista ao jornal Record, o lateral de 22 anos diz sentir-se muito feliz e refere que as chegadas de Ricardo Costa e Carlos Carneiro aos leões foram determinantes para as conquistas.


"Ainda não caiu a ficha toda desta época. O que fizemos foi um feito histórico. É uma felicidade brutal, porque trabalhámos muito para este desfecho. Especialmente a conquista do campeonato, que já nos fugia há uns aninhos. O nosso objetivo passava muito por bater de frente com a equipa que estava no topo há alguns anos, o Porto", começou por referir.


"Jogando num clube como o Sporting, nós somos sempre candidatos a ganhar títulos. Foi algo que foi ganhando dimensão conforme fomos também crescendo ao longo da época. Em dezembro, só tínhamos vitórias a nível nacional. Fomos para a Supertaça confiantes, acabámos por defrontar o Benfica e o Porto: foi difícil mas acabou por correr-nos bem", continuou.


"Felizmente não houve lesões, voltámos todos bem, voltámos todos a 100%. Em maio, só com vitórias também a nível nacionais, apresentámo-nos em boa forma também nas competições europeias. E cada vez o objetivo ganhava mais forma. O objetivo principal era o campeonato. E, a conquista do campeonato, deu-nos uma motivação extra para chegarmos à semana da Taça de Portugal, que foi logo na semana seguinte", explicou, elogiando Ricardo Costa e Carlos Carneiro.

"Segredo do sucesso? Acho que passa muito por aquilo que construímos nesta fase em que entrou o Ricardo [Costa] para treinador e o Carlos [Carneiro] para diretor. Quisemos construir uma base muito forte e limar as arestas durante este caminho para chegar a esta época e afirmarmo-nos a nível nacional. Este ano roçámos a perfeição porque tínhamos um grupo incrível, um balneário extremamente saudável. Conseguimos conversar todos uns com os outros, não havia grupos, não havia nada. E nos treinos as coisas também replicavam-se nos jogos", disse Salvador Salvador.



Modalidades

Lateral do Sporting faz 4 golos na vitória sem contestação dos leões

Triunfo permitiu ao emblema verde e branco alcançar uma marca histórica: esta foi a 50.ª vitória consecutiva em provas nacionais

Andebol do Sporting somou mais uma vitória convincente, ao bater o Santo Tirso por 37-25, no Pavilhão João Rocha; Kiko Costa fez 4 golos
Andebol do Sporting somou mais uma vitória convincente, ao bater o Santo Tirso por 37-25, no Pavilhão João Rocha; Kiko Costa fez 4 golos

30 Ago 2026 | 11:22 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting somou mais uma vitória convincente, ao bater o Santo Tirso por 37-25, no Pavilhão João Rocha. O triunfo permitiu aos leões alcançar uma marca histórica: foi a 50.ª vitória consecutiva em provas nacionais. Kiko Costa, lateral dos leões, fez quatro golos.


A partida da primeira jornada (em atraso) começou equilibrada, sobretudo devido às boas intervenções dos dois guarda-redes. O Clube de Alvalade permitiu mesmo que o adversário chegasse ao empate a quatro golos. A partir daí, porém, a equipa leonina acelerou e começou a construir uma vantagem confortável, chegando aos 8-4 aos 17 minutos e ao intervalo a vencer por 17-10.


No segundo tempo, os tricampeões nacionais aumentaram ainda mais a intensidade e rapidamente transformaram a diferença numa vantagem de dois dígitos. André Kristensen esteve em destaque entre os postes e ajudou a travar as tentativas do conjunto visitante.


Com o resultado praticamente decidido, Ricardo Costa aproveitou os minutos finais para lançar vários jovens, entre eles Vicente Almeida, ‘Salva’ Santos, Dario Ursu e Santiago Póvoas. Orri Þorkelsson foi o melhor marcador (sete golos), seguido por Carlos Álvarez e Victor Romero (ambos com seis)

A vitória permitiu, assim, ao Sporting reforçar um domínio que já se tornou histórico. Agora, os leões, que já venceram a Supertaça, mudam o foco para a Supertaça Ibérica, onde vão defrontar o Bidasoa nas meias-finais, na próxima sexta-feira, às 19h00, em Vigo.



Modalidades

Sporting dá nova cabazada no Benfica e conquista Supertaça

Emblema verde e branco prolonga domínio no panorama nacional; Este foi o 11.º troféu consecutivo alcançado pela equipa leonina em provas nacionais

Sporting entrou na nova temporada de andebol da mesma forma que terminou a anterior: a conquistar um troféu; Leões venceram o Benfica por 31-24,
Sporting entrou na nova temporada de andebol da mesma forma que terminou a anterior: a conquistar um troféu; Leões venceram o Benfica por 31-24,

23 Ago 2026 | 20:52 |

Icon Comentário0

O Sporting entrou na nova temporada de andebol da mesma forma que terminou a anterior: a conquistar um troféu. Os leões venceram o Benfica por 31-24, em Santo Tirso, e levantaram a Supertaça, prolongando o domínio no panorama nacional. Este foi o 11.º troféu consecutivo conquistado pela equipa leonina em provas nacionais.


A formação orientada por Ricardo Costa - sem Martim Costa - assumiu o controlo desde os primeiros minutos e rapidamente construiu uma vantagem confortável. Os leões chegaram a estar a vencer por 7-2 e mantiveram uma diferença significativa ao longo da primeira parte, perante um rival em muitas dificuldades.


A equipa encarnada ainda tentou reagir, mas encontrou pela frente uma defesa leonina muito consistente e um Mohamed Aly em grande nível entre os postes. O guarda-redes esteve vários minutos sem sofrer golos, enquanto Martim Costa se destacou no ataque com cinco golos ainda durante a primeira parte.


Ao intervalo, o marcador apresentava 15-9 a favor dos leões e a tendência manteve-se após o regresso dos balneários. Diogo Branquinho aumentou a vantagem para a dezena de golos, deixando o Sporting cada vez mais confortável no marcador. O clube da Luz ainda conseguiu reduzir a diferença na reta final, mas os leões confirmaram mais um triunfo.

O Clube de Alvalade volta a jogar na próxima quarta-feira, dia 26 de agosto, frente à Artística de Avanca. O duelo, a contar para a segunda jornada (antecipada) da Liga portuguesa diante da turma orientada por Pedro Silva, jogar-se-á às 20h00, no Pavilhão João Rocha.



Modalidades

Negócio fechado! Internacional polaco vai reforçar o Sporting a custo zero

Imprensa estrangeira encontra-se a avançar a notícia através das redes sociais, garantindo a chegada de um novo nome a Alvalade

Negócio fechado! Sebastian Kaczor vai reforçar a equipa masculina de andebol do Sporting a partir da temporada 2027/28
Negócio fechado! Sebastian Kaczor vai reforçar a equipa masculina de andebol do Sporting a partir da temporada 2027/28

19 Ago 2026 | 13:00 |

Icon Comentário0

Negócio fechado! Sebastian Kaczor vai reforçar a equipa masculina de andebol do Sporting a partir da temporada 2027/28. O pivô internacional polaco, de 25 anos, chegará a Alvalade em julho de 2027, depois de terminar contrato com o USAM Nîmes Gard.


A informação é avançada por Maciej Wojs, da ‘TVP Sport’, que dá o negócio como fechado e destaca a mudança como uma das transferências mais relevantes de um internacional polaco nos últimos anos. Kaczor chegará a custo zero, uma vez que o vínculo com o emblema francês termina no final de 2026/27.


O pivô encontrará no Sporting uma equipa que tem marcado presença entre a elite europeia, alcançando os quartos de final da Liga dos Campeões nas duas últimas temporadas. Internamente, os verdes e brancos também têm dominado, conquistando Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça nas últimas três épocas.


Sebastian Kaczor terá ainda a oportunidade de trabalhar sob as ordens de Ricardo Costa, num projeto que tem apostado no desenvolvimento de jogadores jovens e com margem de progressão. Atualmente, o Sporting conta para a posição de pivô com Victor Romero, Edy Silva e Christian Moga, este último utilizado sobretudo nas tarefas defensivas.

O Sporting será o sexto clube da carreira do internacional polaco. Kaczor começou no Kusy Kraków, passou pelo SMS ZPRP Gdańsk, chegou ao Industria Kielce em 2020 e, posteriormente, representou o Górnik Zabrze. Em 2025 mudou-se para o Nîmes, onde permanecerá até se juntar aos leões no verão de 2027.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Confirmado! Goleador do Sporting tem lesão no joelho e é baixa por semanas
Modalidades

Confirmado! Goleador do Sporting tem lesão no joelho e é baixa por semanas

18 Ago 2026 | 20:13

Icon Comentário0
Alerta em Alvalade! Goleador do Sporting lesiona-se e gera preocupação
Modalidades

Alerta em Alvalade! Goleador do Sporting lesiona-se e gera preocupação

16 Ago 2026 | 12:17

Icon Comentário0
Oficial! Flensburg confirma contratação de Kiko Costa, que não sai do Sporting sozinho
Modalidades

Oficial! Flensburg confirma contratação de Kiko Costa, que não sai do Sporting sozinho

02 Ago 2026 | 16:11

Icon Comentário0