Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Nov 2023 | 17:08 |
Hidemasa Morita saiu queixoso no dérbi do passado domingo, 12 de novembro, onde o Sporting saiu derrotado por 2-1, no Estádio da Luz. O nipónico tinha desfalcado as partidas anteriores do Clube de Alvalade e foi peça no 11 inicial de Rúben Amorim no duelo frente ao Benfica, abandonando o campo na passagem do minuto 85 por queixas de fadiga.
O médio de 28 anos encontra-se atualmente concentrado com a equipa nacional do Japão e deixou claro que quer somar minutos dos próximos dois duelos dos asiáticos. "A minha condição física é boa e cheguei com a intenção de disputar os dois jogos", começou por dizer.
O 'camisola 5' dos leões revelou ainda tomou cuidado e cautela consigo mesmo nos dias anteriores ao duelo frente ao Benfica. "Senti dores nos adutores e também na articulação do quadril. Estava a sentir dores e, como íamos jogar o dérbi com o Benfica, fiz trabalho específico, cuidei de mim para poder disputar esse jogo, e foi o que aconteceu", completou.
Morita colocou também a mira apontada aos próximos duelos da seleção japonesa referentes à qualificação para o Mundial de 2026, frente ao Mianmar e Síria (16 e 21 de novembro, respetivamente). “Quando defrontamos equipas que defendem com 9 ou 10 homens na área será sempre difícil somar pontos. Temos de ser eficazes", concluiu.
Ao serviço dos verdes e brancos desde o verão de 2022, o nipónico foi escalando na sua qualidade de jogo e assumindo um lugar fundamental no 11 inicial da equipa liderada por Rúben Amorim. Até agora, o ‘camisola 5’ já entrou em campo por 54 ocasiões, marcando por sete vezes e assistindo por cinco.
Hidemasa Morita reforçou o Sporting em julho de 2022 proveniente do Santa Clara numa transferência a rondar os 3,45 milhões de euros. O Clube de Alvalade procura agora renovar com o japonês (só tem contrato até 2026) e melhorar a cláusula do médio – de 45 milhões para 60 milhões.
Clube de Alvalade está a preparar uma verdadeira 'remodelação' no miolo de Rui Borges e valores dão que falar nesta fase do mercado
31 Mai 2026 | 11:46 |
O Sporting está a protagonizar uma profunda remodelação no meio-campo e os números do investimento previsto para o setor prometem entrar para a história do Clube. A SAD liderada por Frederico Varandas prepara-se para ultrapassar, pela primeira vez, a barreira dos 30 milhões de euros gastos apenas em reforços para o centro do terreno durante um único mercado de transferências.
Depois de garantir Rodrigo Zalazar para o setor ofensivo, os leões avançaram para uma autêntica revolução no miolo. O primeiro reforço foi Pedro Lima, contratado ao AVS por 4 milhões de euros. Segue-se Issa Doumbia, que já se encontra em Lisboa e aguarda apenas a oficialização da transferência. O internacional sub-21 italiano custará 20 milhões de euros fixos, podendo o valor subir mais 6 milhões mediante objetivos.
Doumbia tornar-se-á, assim, o médio mais caro da história do Sporting, ultrapassando Morten Hjulmand. Recorde-se que o capitão dinamarquês chegou a Alvalade em 2023/24 por 18 milhões de euros, mais 3 milhões em variáveis, provenientes do Lecce.
A renovação do setor não ficará por aqui. Silas Andersen também está a caminho de Alvalade, depois de o Sporting ter chegado a acordo com o Häcken para uma transferência avaliada em 7 milhões de euros fixos, mais 3 milhões por objetivos. Só os valores base das contratações de Pedro Lima, Issa Doumbia e Silas Andersen representam um investimento de 31 milhões de euros.
E o valor poderá aumentar significativamente caso João Palhinha regresse ao Clube. O internacional português continua a ser um dos grandes objetivos para o mercado de verão e obrigará a uma nova operação financeira de grande dimensão, caso as negociações com o Bayern Munique cheguem a bom porto.
Até aqui, o maior investimento do Sporting em médios num único defeso remontava a 2023/24, com a contratação de Hjulmand. Antes disso, o registo mais elevado tinha sido alcançado em 2017/18, quando os leões investiram 14,7 milhões de euros em Bruno Fernandes, Rodrigo Battaglia e Mattheus Oliveira. Nove anos depois, os responsáveis leoninos preparam-se para estabelecer uma nova marca na construção do plantel de Rui Borges.
Antigo jogador das águias deixou os seus comentários sobre jogador que se irá juntar ao plantel de Rui Borges para a próxima época
31 Mai 2026 | 11:30 |
Silas Andersen está a poucas horas de encerrar a sua passagem pelo Häcken. O médio dinamarquês, de 21 anos, deverá disputar este domingo o último encontro ao serviço do clube sueco, diante do Hammarby, antes de viajar para Lisboa para formalizar a mudança para o Sporting.
Anders Andersson: "O que mais destaco é a paixão"
Apesar de ser ainda um nome pouco conhecido para muitos adeptos leoninos, quem acompanhou de perto a evolução do jogador deixa rasgados elogios. Em declarações ao jornal A Bola, Anders Andersson, antigo médio sueco que representou Benfica e Belenenses, destacou as principais qualidades do futuro reforço verde e branco. “Ele é muito alto, tem 1,90 m e é fortíssimo nos duelos aéreos, raramente perdendo uma bola nas alturas, uma vez que não tem receio de impor a sua fisicalidade. Porém, o que mais destaco é a paixão, o coração que coloca na partida, entregando tudo o que tem até não mais poder”, começou por referir.
O antigo internacional sueco acredita que Andersen oferece muito mais do que apenas capacidade física. “Tem uma boa técnica individual e é forte na construção, entregando quase sempre a bola em boas condições aos companheiros, conferindo velocidade e fluidez ao jogo da sua equipa. A sua principal missão não é essa, mas também faz alguns golos”, explicou.
Anders Andersson: "Fiquei fã das suas características"
Andersson recordou ainda um episódio que o marcou particularmente. “A final da Taça da Suécia de 2025 foi entre o Hacken e o Malmo, o maior clube do meu país. Ele não jogou de início, entrou e o jogo foi decidido nos penáltis. Tinha só 20 anos, mas assumiu o desafio e converteu o castigo máximo crucial. Levado pela emoção, foi festejar junto dos adeptos rivais, atrás daquela baliza, o que demonstra a sua entrega. Embora eu tenha sido formado no Malmo, fiquei fã das suas características. Mostrou caráter".
Questionado sobre as comparações com Morten Hjulmand, Andersson admite algumas semelhanças, embora destaque a diferença de experiência entre ambos. “Não sei como se vai adaptar ao ritmo em Portugal, que é bem mais rápido do que na Suécia. Mas tem muitas qualidades para singrar por aí...”
Ainda assim, o antigo jogador não tem dúvidas quanto à mentalidade do médio dinamarquês. “Parece-me que tem a mentalidade certa para um profissional de futebol e pode ser um bom investimento para o Sporting”, concluiu.
Continuidade do jogador no Clube de Alvalade ainda é totalmente incerto, mas este tem aproveitado as férias para impressionar os adeptos
31 Mai 2026 | 11:08 |
Ricardo Mangas continua a aproveitar o período de férias, mas sem abdicar do trabalho físico. Longe da Academia Cristiano Ronaldo, o lateral do Sporting tem apostado na corrida para manter a forma e voltou a partilhar nas redes sociais mais um desafio pessoal cumprido com sucesso.
Através do TikTok, o jogador revelou ter completado uma meia maratona de 21 quilómetros, mostrando o percurso realizado e algumas das sensações vividas ao longo do trajeto. O defesa leonino percorreu a distância em 1:28:55, registando um ritmo médio de 4:14 minutos por quilómetro.
Satisfeito com a marca alcançada, Ricardo Mangas - cujo futuro em Alvalade ainda é uma incógnita - não escondeu o orgulho pelo resultado obtido. Ainda assim, aproveitou a publicação para deixar um pedido de desculpas bem-humorado à mulher, Carly, devido ao atraso provocado pelo desafio.
Não é a primeira vez que o jogador mostra este tipo de treinos durante as férias. Recentemente, também tinha partilhado uma corrida de 15 quilómetros concluída em 1:00:37. Na altura, assumiu alguma frustração por ter falhado o objetivo de baixar da barreira da hora por escassos segundos.
Na temporada 2025/26, com a camisola do Sporting, Ricardo Mangas – avaliado em 2,5 milhões de euros - realizou 23 jogos. Ao longo dos 1.355 minutos em que foi utilizado por Rui Borges, o futebolista somou dois golos e duas assistências na conta pessoal.
Confira o vídeo: