Futebol
Médio que vai sair do Sporting faz golaço ao Porto B, mas leões perdem 2-1
11 Jan 2026 | 17:37
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Nov 2023 | 17:08 |
Hidemasa Morita saiu queixoso no dérbi do passado domingo, 12 de novembro, onde o Sporting saiu derrotado por 2-1, no Estádio da Luz. O nipónico tinha desfalcado as partidas anteriores do Clube de Alvalade e foi peça no 11 inicial de Rúben Amorim no duelo frente ao Benfica, abandonando o campo na passagem do minuto 85 por queixas de fadiga.
O médio de 28 anos encontra-se atualmente concentrado com a equipa nacional do Japão e deixou claro que quer somar minutos dos próximos dois duelos dos asiáticos. "A minha condição física é boa e cheguei com a intenção de disputar os dois jogos", começou por dizer.
O 'camisola 5' dos leões revelou ainda tomou cuidado e cautela consigo mesmo nos dias anteriores ao duelo frente ao Benfica. "Senti dores nos adutores e também na articulação do quadril. Estava a sentir dores e, como íamos jogar o dérbi com o Benfica, fiz trabalho específico, cuidei de mim para poder disputar esse jogo, e foi o que aconteceu", completou.
Morita colocou também a mira apontada aos próximos duelos da seleção japonesa referentes à qualificação para o Mundial de 2026, frente ao Mianmar e Síria (16 e 21 de novembro, respetivamente). “Quando defrontamos equipas que defendem com 9 ou 10 homens na área será sempre difícil somar pontos. Temos de ser eficazes", concluiu.
Ao serviço dos verdes e brancos desde o verão de 2022, o nipónico foi escalando na sua qualidade de jogo e assumindo um lugar fundamental no 11 inicial da equipa liderada por Rúben Amorim. Até agora, o ‘camisola 5’ já entrou em campo por 54 ocasiões, marcando por sete vezes e assistindo por cinco.
Hidemasa Morita reforçou o Sporting em julho de 2022 proveniente do Santa Clara numa transferência a rondar os 3,45 milhões de euros. O Clube de Alvalade procura agora renovar com o japonês (só tem contrato até 2026) e melhorar a cláusula do médio – de 45 milhões para 60 milhões.
Internacional grego saiu lesionado do encontro frente ao Vitória de Guimarães, para a Taça da Liga, e promete complicar as contas dos leões
12 Jan 2026 | 06:44 |
Fotis Ioannidis não estará disponível para o Sporting - Casa Pia e as más notícias não ficam por aqui. O internacional grego - que se lesionou frente ao Vitória de Guimarães - vai cumprir um rigoroso plano de recuperação antes de regressar à competição e ainda não existe data para que tal aconteça.
A informação está a ser avançada pelo jornal A Bola, que revela que o jogador será obrigado a parar, apesar de não se tratar de uma lesão grave. Uma vez que é um problema reincidente, este procura cuidados redobrados e exige um restabelecimento total, para que não sejam corridos riscos de agravamento da lesão no ligamento colateral interno do joelho direito.
Assim sendo, a mesma fonte escreve que o departamento médico do Sporting não aponta, para já, qualquer prazo concreto para o regresso de Fotis Ioannidis às opções de Rui Borges. Tudo irá depender da evolução do avançado nos próximos dias, mas é certo que irá desfalcar os leões na receção aos gansos, esta sexta-feira, dia 16 de janeiro.
Uma vez que se trata de um elemento com importância no plantel, a reavaliação do grego será diária, mas Rui Borges também não pretende correr riscos na utilização do ponta de lança antes do tempo, uma vez que este pode ter uma palavra a dizer no ciclo que se aproxima para os leões: Casa Pia (16), PSG (20), Arouca (24) e Athletic Bilbao (28).
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.
Clube de Alvalade já terá praticamente tudo acertado para garantir a chegada do extremo senegalês a Portugal, mas há um pormenor por resolver
12 Jan 2026 | 06:32 |
Souleymane Faye está fechado como reforço do Sporting e é esperado em Lisboa a qualquer momento para realizar os habituais exames médicos e assinar um contrato válido por quatro temporadas e meia com o Clube de Alvalade. Os leões já terão tudo resolvido com o Granada, entre verbas e percentagens, mas o extremo senegalês ainda não teve ordem para viajar e já se sabe o motivo.
De acordo com o 'Ideal', de Espanha, Faye ainda não está em Portugal devido à falta de entendimento entre as partes quanto ao plano de pagamentos da operação. O jornal Record revela que tal não deverá ameaçar a conclusão da transferência, mas pode ser suficiente para continuar a alimentar este impasse que já dura alguns dias.
Ainda assim, pelo menos para já, continua de pé a possibilidade de Souleymane Faye se juntar aos treinos da equipa do Sporting já na próxima terça-feira, dia 13 de janeiro. Para que tal aconteça, ainda há algum caminho a percorrer entre os leões e o emblema da segunda divisão espanhola.
O jornal português revela que o faseamento dos valores também foram reajustados e, depois de ter sido alcançada uma base de negócio na ordem dos 6 milhões de euros (+2M possíveis de bónus), os verdes e brancos terão chegado ao acordo de pagar mais 'à cabeça' e, em contrapartida, o Granada concordou em abdicar dos montantes variáveis. Desta forma, o Sporting deverá desembolsar 6,5M fixos, com os espanhóis a manterem o direito a 10% de uma futura venda.
Nesta temporada, com a camisola do Granada, Souleymane Faye – avaliado em 1,5 milhões de euros – realizou 21 jogos: 19 na Segunda División e dois na Copa del Rey. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado, que tinha contrato até 2029, marcou dois golos e fez seis assistências.
Hipótese do internacional português de 30 anos de regressar ao Clube do coração não vai acontecer num futuro próximo; Direção tem outras prioridades
12 Jan 2026 | 03:00 |
Domingos Duarte, defesa central do Getafe, nunca chegou a representar a equipa A do Sporting, mas admitiu recentemente que tem o desejo de voltar ao Clube onde cresceu (Recorde AQUI). No entanto, sabe o Leonino, o internacional português não entra nas contas de Rui Borges.
Ao que o nosso Jornal apurou, as características do futebolista não vão ao encontro do perfil de jogador idealizado pelo treinador, que dá primazia a centrais mais rápidos e mais jovens, pelo que a hipótese de o jogador de 30 anos regressar ao Clube do coração não acontecerá num futuro próximo.
O Sporting não avalia a contratação de Domingos Duarte, nem existem contactos com o jogador ou com o emblema que ocupa, atualmente o 12.º lugar no espanhol. A estrutura leonina segue outros caminhos e o dossiê não está a ser discutido internamente.
Apesar das várias ausências no plantel devido a lesão, o Clube mantém confiança plena nos atuais jogadores do centro da defesa e nas alternativas já existentes no plantel. Neste momento, a prioridade da Direção liderada por Frederico Varandas passa por reforçar outras posições do plantel.
Domingos Duarte – avaliado em 800 mil euros – regista 17 jogos esta temporada, contabilizando um total de 1.425 minutos. O central esteve ligado ao Sporting de 2011 a 2020. Com três empréstimos pelo meio (Belenenses, Chaves e Deportivo), saiu pela porta pequena rumo ao Granada por cerca de 3,5 milhões de euros, antes de rumar ao Getafe em 2022.