CINCO COISAS QUE PRECISA DE SABER SOBRE O SPORTING – BRAGA
Nas grandes decisões, leões têm levado a melhor sobre os arsenalistas
Redação Leonino
Texto
31 de Julho 2021, 13:09

O Sporting tentará, neste sábado, 31 de julho, pelas 20h45, conquistar o primeiro troféu da temporada: a Supertaça Cândido de Oliveira. Para tal, os comandados de Rúben Amorim terão de superar o Braga, algo que conseguiram fazer por três vezes na última temporada.

Em dia de jogo, que fica inevitavelmente marcado pelo regresso dos adeptos aos estádios, o Leonino traz-lhe cinco curiosidades sobre o embate entre Sporting e Braga:

  • Em finais, leões ‘devoram’ os arsenalistas

Neste sábado, Sporting e Braga medirão forças pela quinta vez em finais. Nas últimas quatro, é caso para dizer que os leões foram reis da selva.

Na última ocasião em que os verde e brancos e os arsenalistas mediram forças numa final, o Sporting venceu, por 1-0, com golo de Pedro Porro, conquistando a edição 2020/21 da Taça da Liga. Nas outras três, a turma de Alvalade superou o Braga para levantar duas Taças de Portugal (1981/82 e 2014/15) e ainda uma Supertaça (1981/82).

  • Sporting venceu mais de metade dos jogos diante do Braga

No confronto direito, os leões e os guerreiros do Minho já se defrontaram por 152 vezes. O histórico é altamente favorável ao Sporting, registando 94 vitórias (62%), 23 empates (15%) e 35 derrotas (23%).

Nos últimos três duelos, os rapazes de Alvalade saíram vitoriosos, triunfando por 2-0 (Liga NOS 2020/21), 1-0 (Taça da Liga 2020/21) e 0-1 (Liga NOS 2020/21).

  • Varandas pode superar Vieira

Em caso de triunfo verde e branco na noite deste sábado, Frederico Varandas pode completar o pleno de troféus no futebol e, consequentemente, superar Luís Filipe Vieira (LER MAIS AQUI).

  • Leões tentam superar águias

Na sua história, o Sporting já conquistou oito Supertaças Cândido de Oliveira. A última das quais aconteceu na época 2015/16. Na altura, Jorge Jesus tinha acabado de trocar as águias pelos leões e estreou-se com chave de ouro, tendo a turma de Alvalade vencido o Benfica, por 1-0, com golo de Teo Gutiérrez.

Em caso de triunfo verde e branco este sábado, o Sporting ultrapassa o eterno rival no que a Supertaças diz respeito, ficando com nove, mais uma do que o Benfixa.

  • Reencontros especiais

A Supertaça Cândido de Oliveira é o primeiro troféu da temporada, mas o jogo também ficará marcado por alguns reencontros bastante especiais. Após regressar a Alvalade, Ricardo Esgaio, que deverá ser titular, reencontra o Braga, onde atuou por quatro temporadas (179 jogos e oito golos).

De resto, Rúben Amorim, João Palhinha e Paulinho também já estiveram ao serviço dos arsenalistas. Nota ainda para Pedro Gonçalves, que fez grande parte da sua formação no Braga.

Fotografia de Sporting

  Comentários