Modalidades
Varandas propôs renovação a duas estrelas do Sporting, mas continua sem resposta
11 Abr 2026 | 11:30
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
16 Set 2024 | 17:03 |
Portugal entrou com o pé direito no Mundial de futsal. Os comandados de Jorge Braz bateram o Panamá, por 10-1, com muito Sporting à mistura. Tomás Paçó marcou um dos golos, tal como Erick Mendonça e Pany Varela, que representaram os leões durante vários anos.
O encontro começou de feição para a equipa das quinas com Pany a abrir o ativo aos 5 minutos. A bola acabaria por bater nas costas do guardião adversário, com a FIFA a atribuir autogolo ao panamenho. Afonso Jesus (6') e Bruno Coelho (8') atiraram o resultado para 3-0, antes de Tomás Paçó (11') fazer o quarto, com assistência do ala que trocou Alvalade pelo Al Nassr. Logo a seguir, Erick apontou o quinto golo da armada lusa (12').
Afonso bisou aos 16', com André Coelho a aumentar aos 17'. Em cima do final da primeira parte, Kutchy atirou para o 8-0. Ao intervalo registava-se uma vitória folgada de Portugal, que acabou por gerir nos últimos 20 minutos do encontro.
Aos 29', André Coelho também fez o segundo da conta pessoal, com o adversário a marcar o golo de honra aos 35'. Alfonso Maquensi bateu Edu Sousa, através da marca de grande penalidade. O décimo tento de Portugal e o momento do encontro surgiu aos 37'. João Matos, capitão do Sporting, assistiu Pany Varela que, de calcanhar, atirou para o 10-1, fechando as contas.
Com a vitória - a primeira no Mundial de futsal -, Portugal é líder do grupo E, com três pontos conquistados. Panamá, Tajiquistão e Marrocos (zero), são os restantes integrantes. O próximo encontro da armada lusa é frente à formação asiática e tem início marcado para as 16h00 de dia 19 de setembro, quinta-feira.
Assista aos golos de Portugal:
Primeira parte
Golaço de Pany Varela
Direção liderada por Frederico Varandas ainda aguarda resposta, mas há sinais positivos no que diz respeito à evolução do processo
22 Abr 2026 | 03:00 |
Alex Merlim pode ficar mais um ano no Sporting, sabe o Leonino. O jogador da equipa de futsal do Clube de Alvalade encontra-se em final de contrato e, apesar de a saída ser uma possibilidade, ainda é possível que se dê a sua continuidade para 2026/27.
A verdade é que, tal como noticiado recentemente, a Direção verde e branca terá feito chegar às mãos do histórico ala uma proposta nesse sentido e, apesar de ainda não existir uma resposta da sua parte, a opção está a ser equacionada de forma positiva, devido à feliz relação entre as partes ao longo dos anos.
Vale lembrar, em todo o caso, que Alex Merlim tem também uma oferta do Semey, do Cazaquistão, e pondera ainda a hipótese de regressar a Itália. O ala está há 11 épocas no Sporting, soma 227 golos e 305 assistências em 450 jogos e conquistou 26 títulos com a Listada verde e branca.
No número total de troféus conquistados por Alex Merlim no Sporting, destacam-se as duas Ligas dos Campeões, erguidas em 2018/19 e 2020/21. O italiano foi peça-chave em várias conquistas, tornando-se uma referência dentro e fora da quadra ao longo de mais de uma década com a Listada verde e branca.
De resto, o Sporting já prepara o futuro. Os leões procuram garantir a contratação do guarda-redes Matheus Assunção, que termina contrato com o Joinville, e já asseguraram o regresso de Erick Mendonça, que deixará o Barcelona no final da temporada para voltar ao Pavilhão João Rocha.
Recorde este golo de Merlim:
Verdes e brancos têm o planeamento para a próxima temporada desportiva delineado e não pretendem perder tempo e correr riscos nesta fase
13 Abr 2026 | 03:00 |
O Sporting já terá chegado a acordo verbal com Matheus Assunção, sabe o Leonino. Por esta altura, tudo está encaminhado para que o guarda-redes internacional brasileiro seja reforço da equipa de futsal dos leões na próxima temporada desportiva.
Apesar de também o Benfica ter mostrado o seu interesse no guardião que se encontra ao serviço do Joinville, o jogador sempre terá estado mais inclinado para a possibilidade de representar os verdes e brancos e ser treinado por Nuno Dias, algo que pode estar agora mais perto de acontecer.
Caso o processo se desenrole da melhor forma e o Sporting chegue a acordo também com o emblema brasileiro - uma vez que Matheus Assunção tem contrato até ao final de 2026 -, este irá ocupar o lugar de Henrique Rafagnin, que está de saída do Clube de Alvalade após ter perdido espaço para Bernardo Paçó.
Vale lembrar que, além da situação contratual do canarinho ser favorável, a recente mudança de representação do jogador para a Five Company facilitou a aproximação entre as duas partes envolvidas no negócio. Esta agência detém vários atletas de elite no panorama mundial e mantém uma ligação de grande proximidade com a estrutura do Sporting.
Matheus Assunção já atuou no Grêmio Pague Menos, São José Futsal e Cascavel Futsal. O guarda-redes está no Joinville desde 2024 e, neste ano de 2026, o guardião leva três golos apontados no total de nove partidas disputadas.
Confira este golo do guarda-redes:
Atleta do emblema verde e branco fez um dos tentos do encontro; Equipa lusa completa duplo particular da melhor maneira possível
12 Abr 2026 | 18:29 |
A Seleção Nacional de futsal venceu o Japão por 3-2, em Coimbra, num jogo particular de preparação onde Bruno Pinto esteve em evidência ao estrear-se a marcar um dos golos portugueses. O ala da equipa de futsal do Sporting de 32 anos voltou a mostrar argumentos importantes na equipa das quinas.
Depois de já ter vencido o primeiro encontro entre as duas seleções, Portugal encontrou agora maiores dificuldades frente a um Japão mais agressivo e organizado. Ainda assim, o conjunto comandado por Jorge Braz conseguiu superiorizar-se, construindo várias oportunidades ao longo da partida.
O primeiro golo surgiu aos 17 minutos, por intermédio de Hugo Neves - também ele com passagem por Alvalade -, mas os japoneses responderam perto do intervalo, com Kazuya Shimizu a empatar. No início da segunda parte, Bruno Pinto colocou novamente Portugal em vantagem, aproveitando uma bola parada para fazer o 2-1.
O Japão voltou a igualar já na reta final, através de Yuta Tsutsumi, numa fase em que apostava no 5x4. No entanto, a resposta portuguesa não tardou a aparecer e Erick Mendonça, - que está perto de voltar ao Sporting -, garantiu o triunfo ao marcar o golo decisivo aos 40 minutos.
De regresso a Alvalade, a turma de Nuno Dias mantém-se atento à Liga Placard. Os verdes e brancos vão defrontar o Famalicão em jogo válido para a 21.ª jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma orientada por Hugo Oliveira está marcado para sexta-feira, dia 17 de abril, às 20h30, no Pavilhão João Rocha.
Varandas propôs renovação a duas estrelas do Sporting, mas continua sem resposta
11 Abr 2026 | 11:30
Sporting e Benfica vão à luta por guarda-redes internacional brasileiro, mas leões são 'favoritos'
11 Abr 2026 | 10:04
Oficial! Sporting segura avançado com histórico no Benfica : "Não tive dúvidas"
10 Abr 2026 | 15:58