Futebol
Hjulmand, Trincão e Pote? Ruben Amorim tomou decisão sobre craques do Sporting
26 Jun 2026 | 09:39
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Ago 2024 | 14:47 |
Há mais uma complicação para o Sporting no processo de Fotis Ioannidis: o Leicester parece estar a ponderar voltar a intrometer-se no negócio do jogador e apresentar uma nova proposta ao Panathinaikos a uma semana do fecho do mercado de transferências.
Segundo avança o jornal The Athletic, nesta segunda-feira, dia 26 de agosto, o emblema britânico está a ponderar voltar a abrir negociações pelo avançado. A mesma fonte escreve, ainda, que os foxes podem vir a colocar em cima da mesa 25 milhões de libras, ou seja, quase 30 milhões de euros.
Ainda assim, a realidade é que Ioannidis continua a ser o alvo prioritário de Rúben Amorim e, por isso mesmo, o Sporting pretende esticar as negociações o máximo possível, com o objetivo de, com a ajuda do jogador, fazer o Panathinaikos ceder em aceitar o negócio proposto pelos verdes e brancos.
A SAD liderada por Frederico Varandas terá colocado em cima da mesa uma proposta de 20 milhões de euros fixos, aos quais se podem juntar 3 milhões em variáveis e 10% de uma futura transferência. Caso falhem a contratação de Fotis Ioannidis, os verdes e brancos procurarão novas alternativas para o setor ofensivo.
Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis – que está avaliado em 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências. Em 2024/25, leva um golo em quatro jogos.
Após alguns tempos de indecisão, futuro do jogador dos leões parece já estar definido, pelo menos ao que a próxima temporada diz respeito
26 Jun 2026 | 11:12 |
José Silva deverá voltar a deixar o Sporting neste mercado de verão, como inicialmente avançado pelo nosso Jornal, num Exclusivo Leonino. O lateral-direito, de 20 anos, não faz parte dos planos para integrar a equipa B na próxima temporada e tem tudo encaminhado para prosseguir a carreira no Arouca, novamente por empréstimo.
O jovem, que recentemente conquistou o Torneio Maurice Revello ao serviço da Seleção Nacional, conhece bem o emblema da Serra da Freita. Na segunda metade da temporada 2025/26 representou o Arouca por cedência dos leões, embora tenha tido poucas oportunidades devido à forte concorrência de Tiago Esgaio.
Apesar da reduzida utilização, os responsáveis arouquenses ficaram satisfeitos com o potencial demonstrado pelo defesa e pretendem garantir a sua continuidade. Ainda assim, o Sporting sabe que existem outros clubes atentos à situação do jogador, cujo contrato com os leões é válido até junho de 2028.
Em Alvalade, a ideia passa por manter José Silva na Liga Portugal, uma vez que a estrutura considera que, depois da experiência no principal escalão, um regresso à Liga 2 não faria sentido para a evolução do atleta. Além disso, Rui Borges conta atualmente com Iván Fresneda, Georgios Vagiannidis e Salvador Blopa para o lado direito da defesa.
José Silva foi um dos seis jogadores ligados ao Sporting que conquistaram recentemente o Torneio Maurice Revello. Francisco Silva, Miguel Alves, Flávio Gonçalves, Mauro Couto e Rafael Nel também integraram a seleção portuguesa vencedora da prestigiada competição de sub-21.
Equipa de futsal dos leões empatou a final do play-off ao voltar a vencer no Pavilhão João Rocha e declarações do técnico dão que falar
26 Jun 2026 | 10:32 |
Nuno Dias mostrou-se satisfeito com a vitória do Sporting sobre o Benfica (3-2), resultado que levou a final do Campeonato Nacional de futsal para um decisivo quinto jogo. No entanto, o treinador leonino não escondeu a insatisfação com o castigo que impedirá Zicky Té de disputar a 'negra'.
Nuno Dias: "O início foi bom, mas o Benfica foi melhor nos últimos sete/oito minutos"
Na conferência de imprensa, o técnico admitiu que o Sporting entrou melhor na partida, mas reconheceu a superioridade dos encarnados na reta final da primeira parte. "O início foi bom, mas o Benfica foi melhor nos últimos sete/oito minutos da primeira parte e podia ter chegado ao intervalo com um melhor resultado", afirmou.
Nuno Dias explicou ainda que a equipa corrigiu vários aspetos ao intervalo. "Retificámos posturas, comportamentos. Estávamos demasiado macios, a querer jogar onde não devíamos, a perder muitas bolas na primeira fase de construção", referiu, considerando que a segunda parte foi a melhor resposta dos leões.
Nuno Dias: "Gostava que analisassem como é que o Zicky fica fora desta final"
O treinador centrou depois atenções na ausência de Zicky Té, que falha o encontro decisivo por castigo. "Gostava que analisassem como é que o Zicky fica fora desta final. O Zicky é talvez o pivot com mais faltas cometidas na Liga e provavelmente um dos com menos sofridas. Como é que isto é possível? Acham possível? Um jogador como o Zicky. Eu acho estranho pela maneira como ele joga e a quantidade de situações que ele é alvo", atirou.
Apesar da baixa importante, Nuno Dias garante que o Sporting vai lutar pelo título até ao fim. "Vai ser sem Zicky, com Wesley, com Allan e com cinco de cada vez", concluiu, já com o foco no decisivo jogo 5, que será disputado no Pavilhão da Luz.
Verdes e brancos já asseguraram a chegada de Silas Andersen, Issa Doumbia, Sergi Altimira e Pedro Lima para o novo meio-campo dos leões
26 Jun 2026 | 09:57 |
O Sporting está a construir um meio-campo com características físicas bem diferentes para a temporada 2026/27. A estrutura liderada por Frederico Varandas e Rui Borges definiu como prioridade reforçar a capacidade atlética da equipa, apostando em jogadores mais altos, mais fortes e mais dominantes nos duelos.
Com as saídas definitiva de Hidemasa Morita e as previstas de Morten Hjulmand, Daniel Bragança e Giorgi Kochorashvili e as chegadas de Silas Andersen, Sergi Altimira, Issa Doumbia e Pedro Lima, a média de altura do setor sobe dos 1,79 metros para os 1,85. João Simões será o único médio do atual plantel a transitar para a nova época.
Também ao nível do peso a diferença é significativa. A média do meio-campo passa de 74,5 para 79,8 quilos, refletindo a intenção da equipa técnica de aumentar a capacidade física nos duelos individuais, no jogo aéreo e na recuperação de bola. Doumbia, com 84 quilos, e Silas Andersen, com 83, são os reforços mais imponentes neste capítulo.
A ideia de Rui Borges passa por proteger melhor a linha defensiva, sobretudo nos lances de bola aérea, e garantir maior capacidade para conquistar as segundas bolas. Ao mesmo tempo, o treinador pretende manter a identidade de jogo do Sporting, baseada na pressão alta, no futebol apoiado e nas transições rápidas, acrescentando apenas maior robustez ao setor intermédio.
No total, a SAD leonina investiu cerca de 50 milhões de euros na renovação do meio-campo. A expectativa é que esta transformação permita ao Sporting competir com maior intensidade nas provas nacionais e na Liga dos Campeões, mantendo o equilíbrio entre qualidade técnica e capacidade física ao longo da temporada.
Hjulmand, Trincão e Pote? Ruben Amorim tomou decisão sobre craques do Sporting
26 Jun 2026 | 09:39
Alerta! Sporting terá perguntado por Pedro Neto e já recebeu resposta do Chelsea
26 Jun 2026 | 09:07
Altimira ainda tem de ultrapassar um 'obstáculo' para chegar ao Sporting
26 Jun 2026 | 08:52