
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Jan 2025 | 18:51 |
Diogo Luís, conhecido comentador desportivo e antigo jogador do Benfica, não poupou criticas à estrutura do futebol do Sporting, liderada por Frederico Varandas, nomeadamente à forma como a Direção geriu a saída de Ruben Amorim, no passado mês de novembro, para o Manchester United e as decisões após a mudança.
“A saída de Ruben Amorim expôs as fragilidades de uma estrutura que estava dependente do seu treinador. Acredito que se Ruben Amorim tivesse ficado, ao dia de hoje, o Sporting já estaria com uma vantagem pontual muito confortável para revalidar o título”, começou por referir Diogo Luís, num artigo de opinião no jornal ‘A Bola’.
Diogo Luís justifica esta posição com a qualidade do futebol que os leões de Ruben Amorim praticavam: “Baseio esta opinião em factos. O Sporting jogava um futebol atrativo, aglutinador e intenso. Não dava hipóteses aos adversários. A pressão sobre os rivais era enorme, porque estes percebiam que tinham poucas hipóteses de contrariar a onda verde que estava instalada”.
Com a saída do jovem técnico para Inglaterra o campeonato ficou mais equilibrado. Ao apostar em João Pereira sem uma lógica ou racional aparentes, Frederico Varandas deu oxigénio aos rivais e reabriu a luta pelo título. Percebendo o seu erro, o presidente leonino deu um passo atrás e trocou de treinador”, argumenta Diogo Luís, analisando posteriormente o trabalho de Rui Borges.
“Com Rui Borges já vemos os jogadores mais perto do seu valor. Ainda não é uma equipa equilibrada, sobretudo nas transições defensivas. Rui Borges teve o mérito de recuperar os jogadores animicamente e de voltar a fazer acreditar a nação Sportinguista. Os reforços Morita, Bragança e Pote serão um trunfo importante para o treinador leonino”, finalizou Diogo Luís.
Pupilo de Luís Pinto ganha assim maior preponderância na equipa vimaranense, a pouco mais de um mês para o fecho do mercado de transferências
31 Jul 2025 | 21:01 |
O Vitória de Guimarães já definiu o seu grupo de capitães para o plantel principal para a época 2025/2026. Tomás Handel, um dos principais rostos do clube, lidera a lista, seguido de Charles e de Toni Borevkovic. A inclusão do nome do médio cobiçado pelo Sporting na lista dos capitães deixa a entender que a SAD vai dificultar a sua saída.
O jogador está no clube vimaranense desde a formação, sendo um dos jogadores com maiores ligações ao emblema vitoriano. O agora pupilo de Luís Pinto ganha assim maior preponderância na equipa, a pouco mais de um mês para o fecho do mercado de transferências.
Esta última temporada, com a camisola do Vitória de Guimarães, Tomás Handel - avaliado em 13 milhões de euros - fez dois golos e assistiu os companheiros por uma ocasião, ao longo de 48 jogos oficiais, nos quais foi utilizado durante 3.631 minutos, sendo o quarto jogador com mais partidas pelo emblema minhoto.
O Vitória de Guimarães prepara-se para fazer várias alterações do plantel. Tal como já foi avançado por um Exclusivo do nosso Jornal, o Sporting procura aproveitar a situação financeira periclitante dos vimaranenses que falharam o apuramento para as competições europeias, sendo Tiago Silva outro dos alvos.
Apesar da ligação de Tiago Silva terminar apenas em junho de 2026, os dirigentes vimaranenses não aceitam uma saída a custo zero, visto que o médio é um dos motores do meio-campo, além de ser também uma das vozes de comando dentro das quatro linhas e no balneário.
Ingleses estão em negociações com médio internacional português; Negócio pode chegar por 52 milhões de euros e leões esfregam as mãos
31 Jul 2025 | 20:42 |
O Tottenham está em negociações com o Bayern de Munique para a contratação de João Palhinha, médio internacional português por 52 milhões de euros. Quem poderá beneficiar com este negócio é o Sporting, que tem direito a uma parte do valor da transferência ao abrigo do mecanismo de solidariedade da FIFA.
Este mecanismo prevê a distribuição de 5% do montante envolvido na venda de um jogador pelos clubes responsáveis pela sua formação. Caso a transferência se concretize pelo valor em causa, o Sporting receberá praticamente 2 milhões de euros pelo seu antigo médio. Quem avança com a informação é o jornalista desportivo Sébastien Vidal, que acrescenta ainda que a proposta será feita em breve.
Assim, João Palhinha poderá juntar-se a Pedro Porro no Tottenham, com quem já partilhou balneário no Sporting. Fabrizio Romano afirma que o emblema londrino já iniciou conversas com os representantes do internacional português, faltando assim formalizar uma proposta para o clube inglês.
A acontecer, a saída de João Palhinha surge apenas uma época depois de ter rumado do Fulham para o Bayern Munique, clube onde não foi capaz de se impor no onze titular. Além do Tottenham, o futebolista suscita interesse em clubes tais como o Manchester United.
Em 2024/25, João Palhinha - avaliado em 30 milhões de euros - somou um total de 25 jogos realizados ao serviço do Bayern Munique, sem qualquer golo ou assistência assinados, num total de 986 minutos de competição. O médio raramente foi opção inicial de Vincent Kompany.
No último treino realizado pelos leões, antes do dérbi da Supertaça Cândido de Oliveira frente ao Benfica, foi descoberto um gesto inusitado do jogador
31 Jul 2025 | 20:29 |
No último treino realizado pelo Sporting, antes do dérbi da Supertaça Cândido de Oliveira frente ao Benfica, foi descoberta uma superstição de Giorgi Kochorashvili nas sessões de trabalho. O reforço de Rui Borges para 2025/26 tem um hábito curioso que envolve... a relva.
Antes de arrancar os treinos, o internacional georgiano de 26 anos de idade colocou-se na habitual pose de festejo de golo, mas, após tocar na relva, cheirou o tapete verde que serviu para afinar os detalhes da preparação para o encontro que vai oficializar o arranque da nova época.
Com boas indicações dadas na pré-época, Kochorashvili espera agora a estreia oficial com a Listada verde e branca. O 'camisola 14' do Sporting já abordou os possíveis desfechos da Supertaça frente aos encarnados, garantindo querer vencer o troféu.
"(Sonhos) Tenho muitos. O primeiro é ganhar, no dia 31, ao Benfica. Esse é o sonho e o objetivo mais próximo. Depois, temos o campeonato para disputar e vencer. A Liga dos Campeões para jogar. Com a seleção tenho um Campeonato do Mundo para alcançar. Os sonhos são muitos e são eles que nos movem”, disse, recentemente, ao jornal Sporting.
Giorgi Kochorashvili, avaliado em 5 milhões de euros, disputou um total de 35 jogos com a camisola do Levante em 2024/2025. Em 2.608 minutos, o futebolista somou seis golos e três assistências, contribuindo para a subida de divisão do emblema espanhol, que conquistou a La Liga 2.