Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

Conseguiu apuramento histórico do Sporting na Liga dos Campeões e atira: "Já que chegámos aqui..."

Equipa verde e branca entrou em campo na passada quinta feira, dia 6 de março, e atingiu a história para o Clube e para o país na maior competição da europa

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

07 Mar 2025 | 08:45 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol Sporting entrou em campo na passada quinta feira, dia 6 de março, para defrontar o conjunto polaco do Wisla Plock em encontro referente à 14ª. jornada da Liga dos Campeões da modalidade. O empate a 29 garantiu o apuramento direto dos leões para os quartos de final da prova, acesso histórico e inédito em Portugal. No final da partida, Ricardo Costa, treinador verde e branco, falou com os jornalistas.


"Foi um jogo difícil, em que na primeira parte tivemos maus momentos, mas julgo que conseguimos aguentar a pressão do Wisla Plock. Saímos a perder apenas por dois golos e sabíamos que o jogo apenas se ia decidir na parte final", começou por apontar o treinador do Sporting.


Explicou, depois, como sentiu os últimos momentos: "Mais importante do que nunca, era não virarmos a cara ao jogo, o Wisla Plock não disparar no marcador e julgo que o jogo foi muito bem jogado pelas duas equipas, com muitas nuances tácticas. Acabámos por, na parte final, ter a sorte do jogo, mas também fomos em busca dessa sorte. Muito feliz quando vi o Orri com a bola na mão, a bola dentro da baliza, faltavam quatro, cinco segundos e concretizar um dos nossos grandes objetivos esta época. Estou muito contente, agradecer a todos os jogadores, ao meu ‘staff’ este momento super importante do andebol português que vivemos hoje".


Antes de terminar e juntar-se aos festejos dos jogadores que orienta, Ricardo Costa perspetivou o que aí vem na maior competição europeia de clubes, e o que o Clube procura para o que resta da sua participação na prova.

"Temos dois jogos para nos metermos na final-four e já que chegámos aqui, queremos dar mais esse passo. Agradecer a todos os que estiveram em Portugal torcer por nós, tenho a certeza de que muita gente esteve a sofrer, que queriam muito que passássemos e os nossos adeptos merecem. A vitória também é para eles e agradecer-lhes esta caminhada, que sem eles não tinha sido possível. Um obrigado a todos e estou muito feliz", explicou Ricardo Costa, depois do apuramento do Sporting na Liga dos Campeões.



Modalidades

Negócio fechado! Internacional polaco vai reforçar o Sporting a custo zero

Imprensa estrangeira encontra-se a avançar a notícia através das redes sociais, garantindo a chegada de um novo nome a Alvalade

Negócio fechado! Sebastian Kaczor vai reforçar a equipa masculina de andebol do Sporting a partir da temporada 2027/28
Negócio fechado! Sebastian Kaczor vai reforçar a equipa masculina de andebol do Sporting a partir da temporada 2027/28

19 Ago 2026 | 13:00 |

Icon Comentário0

Negócio fechado! Sebastian Kaczor vai reforçar a equipa masculina de andebol do Sporting a partir da temporada 2027/28. O pivô internacional polaco, de 25 anos, chegará a Alvalade em julho de 2027, depois de terminar contrato com o USAM Nîmes Gard.


A informação é avançada por Maciej Wojs, da ‘TVP Sport’, que dá o negócio como fechado e destaca a mudança como uma das transferências mais relevantes de um internacional polaco nos últimos anos. Kaczor chegará a custo zero, uma vez que o vínculo com o emblema francês termina no final de 2026/27.


O pivô encontrará no Sporting uma equipa que tem marcado presença entre a elite europeia, alcançando os quartos de final da Liga dos Campeões nas duas últimas temporadas. Internamente, os verdes e brancos também têm dominado, conquistando Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça nas últimas três épocas.


Sebastian Kaczor terá ainda a oportunidade de trabalhar sob as ordens de Ricardo Costa, num projeto que tem apostado no desenvolvimento de jogadores jovens e com margem de progressão. Atualmente, o Sporting conta para a posição de pivô com Victor Romero, Edy Silva e Christian Moga, este último utilizado sobretudo nas tarefas defensivas.

O Sporting será o sexto clube da carreira do internacional polaco. Kaczor começou no Kusy Kraków, passou pelo SMS ZPRP Gdańsk, chegou ao Industria Kielce em 2020 e, posteriormente, representou o Górnik Zabrze. Em 2025 mudou-se para o Nîmes, onde permanecerá até se juntar aos leões no verão de 2027.



Modalidades

Confirmado! Goleador do Sporting tem lesão no joelho e é baixa por semanas

Uma das peças-chave da equipa do Clube de Alvalade não poderá fazer parte das opções do técnico neste arranque de temporada desportiva

Martim Costa vai falhar os primeiros compromissos oficiais da equipa de andebol do Sporting em 2026/27
Martim Costa vai falhar os primeiros compromissos oficiais da equipa de andebol do Sporting em 2026/27

19 Ago 2026 | 09:00 |

Icon Comentário0

Martim Costa vai falhar os primeiros compromissos oficiais da equipa de andebol do Sporting em 2026/27. A lesão sofrida num joelho não é tão grave como inicialmente se temia, mas impedirá o lateral de disputar a Supertaça frente ao Benfica.


Segundo o jornal Record, o jogador de 23 anos também ficará de fora da receção ao Avanca, marcada para 26 de agosto, em partida antecipada da segunda jornada do Campeonato Nacional. Os leões, tricampeões nacionais, iniciam assim a temporada sem uma das principais figuras do plantel.


O problema físico surgiu no último encontro da pré-temporada, diante dos alemães do Melsungen, na final do Torneio dos Campeões, disputado na Bósnia. Martim Costa saiu ainda durante a primeira parte, amparado pelos companheiros, deixando sinais de grande preocupação.


Já em Portugal, o internacional português realizou exames que afastaram, para já, um cenário mais grave. A evolução da recuperação será acompanhada de perto e poderá permitir o regresso na Supertaça Ibérica, agendada para 4 e 5 de setembro, em Vigo.

Martim Costa prepara-se para cumprir a última temporada de leão ao peito. No final de 2026/27, o lateral e o irmão Kiko Costa vão deixar o Sporting para reforçar os alemães do Flensburg, informação que já foi mesmo confirmada pelo Clube de Alvalade.



Modalidades

Alerta em Alvalade! Goleador do Sporting lesiona-se e gera preocupação

Jogador não conseguiu terminar encontro e teve de abandonar duelo, ficando desde logo a apreensão em torno da sua condição física

Martim Costa não conseguiu terminar o encontro do Sporting e teve de abandonar a quadra, ficando desde logo a apreensão em torno da condição física
Martim Costa não conseguiu terminar o encontro do Sporting e teve de abandonar a quadra, ficando desde logo a apreensão em torno da condição física

16 Ago 2026 | 12:17 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting perdeu diante do Melsungen, por 28-26, na final do Torneio dos Campeões, num encontro equilibrado frente ao atual campeão europeu. Os leões discutiram o resultado até aos minutos finais, mas acabaram por não conseguir evitar a derrota pela margem de dois golos.


Apesar do desfecho negativo, a principal preocupação para o conjunto leonino surgiu durante a partida, com Martim Costa a sair lesionado. O lateral não conseguiu terminar o encontro e teve de abandonar a quadra, ficando desde logo a apreensão em torno da sua condição física.


Para já, ainda não são conhecidas informações concretas sobre a gravidade da lesão. O internacional português - que vai sair no final de 2027 - deverá ser sujeito a avaliação médica para perceber a extensão do problema e o tempo de paragem, sendo que os próximos dias serão decisivos para esclarecer o cenário.


A eventual ausência de Martim Costa seria particularmente preocupante tendo em conta o calendário que se aproxima. O Sporting tem pela frente a Supertaça, marcada para 23 de agosto, em Santo Tirso, onde vai medir forças com o rival Benfica no primeiro troféu da temporada.

Assim, a derrota acaba por ficar para segundo plano perante a situação do lateral. Os leões regressam agora a Portugal à espera de novidades sobre o jogador, com a equipa técnica a aguardar pelos exames e pela evolução clínica para saber se poderá contar com uma das suas principais figuras no arranque oficial da época.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Flensburg confirma contratação de Kiko Costa, que não sai do Sporting sozinho
Modalidades

Oficial! Flensburg confirma contratação de Kiko Costa, que não sai do Sporting sozinho

02 Ago 2026 | 16:11

Icon Comentário0
Kiko Costa confirma saída do Sporting: "Quero aproveitar"
Modalidades

Kiko Costa confirma saída do Sporting: "Quero aproveitar"

02 Ago 2026 | 11:51

Icon Comentário0
Fim de modalidade no Sporting ainda dá que falar; Federação confirma que atletas já têm novo clube
Modalidades

Fim de modalidade no Sporting ainda dá que falar; Federação confirma que atletas já têm novo clube

25 Jul 2026 | 16:58

Icon Comentário0