
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Set 2022 | 11:54 |
Pedro Gonçalves está cada vez mais ambientado à sua ‘nova’ posição. O jogador que atuou a médio durante toda a carreira, e que chegou ao Sporting para assumir o papel de um dos três avançados, voltou agora às origens e está em grande forma. Pote fez dupla no meio-campo com Morita, na receção dos leões ao Portimonense, que terminou numa vitória leonina por 4-0. O atleta do Sporting errou menos do que na partida frente ao Chaves, em que jogou na mesma posição. Ouviu Rúben Amorim, e cresceu exibicionalmente – arriscou menos no drible e foi mais assertivo no passe, tendo registado uma percentagem de acerto de mais de 90%. Para além disso, apontou três passes para finalização no último terço, quando, frente aos transmontanos, nem um conseguiu. Amorim tem agora em mãos um atleta polivalente, que pode tanto atuar no meio-campo como numa das ‘pontas’ do ataque. Frente ao Tottenham, é provável que atue como extremo-interior, visto que é um jogador mais ofensivo do que de contenção – o treinador deverá optar pela dupla Ugarte e Morita frente à formação de Conte. Pedro Gonçalves está em grande forma. Esta temporada, já leva quatro golos e três assistências em sete partidas.
Fotografia de Sporting
Caminhada do Clube de Alvalade na prova milionária inicia já no próximo dia 18 de setembro, com uma receção ao Kairat Almaty
08 Set 2025 | 13:52 |
Luís Mata lançou o confronto do Kairat Almaty contra o Sporting, para a Liga dos Campeões. O jogador português faz parte da turma cazaque que irá deslocar-se ao Estádio José Alvalade no dia 18 de setembro, para a primeira jornada da fase de liga da prova milionária. O lateral esquerdo falou até dos festejos virais da sua equipa em reação ao sorteio.
Luís Mata: "O Sporting em casa é fortíssimo, mas vamos disputar o jogo para fazer pontos"
“Com o Sporting também foi especial, principalmente o Jorginho, que é Sportinguista. Fizemos uma grande festa e eu queria jogar contra o Benfica ou contra o Sporting, queria ir a Portugal. A verdade é que a minha estreia numa fase final da Champions vai ser em Portugal e vai ser especial para mim”, revelou ao Notícias ao Minuto.
Apesar de representar um clube de um país sem grandes tradições no futebol, Luís Mata mostrou que o Kairat Almaty vai defrontar o Sporting em Alvalade com intenções de pontuar: “Todos pensam que o Kairat chegou até aqui para perder os jogos todos, mas sinceramente a nossa confiança é de que vamos fazer vários pontos e já a começar pelo jogo do Sporting, que sabemos que vai ser difícil. O Sporting em casa é fortíssimo, mas vamos disputar o jogo para fazer pontos”.
Luís Mata: "No jogo com o Sporting vamos ter de fazer a maior viagem da história da Liga dos Campeões"
Em jeito de conclusão, o lateral português falou da longa deslocação de Kairat a Lisboa, que será a maior da história da Liga dos Campeões: “No jogo com o Sporting vamos ter de fazer a maior viagem da história da Liga dos Campeões. Acho que são quase sete mil quilómetros”.
“É um recorde, mas para nós, como muitos vão fazer a sua estreia numa fase final da Champions, nem pensamos nas horas de viagem. Quando entramos em campo, a viagem é um pormenor. Óbvio que cansativa, mas do nosso lado, vai ser algo para desfrutarmos da competição”, finalizou Luís Mata.
Depois de negar várias propostas para deixar o Clube de Alvalade, defesa central neerlandês foi relegado para a equipa B
08 Set 2025 | 13:36 |
Joaquim Evangelista mostrou desagrado em relação à situação vivida por Jeremiah St. Juste no Sporting. Depois de negar várias propostas de transferências durante o mercado de transferências, o central foi relegado para a equipa B e a sua situação apenas deverá ficar resolvida na janela de inverno.
Joaquim Evangelista: "St. Juste? Devia reservar o direito a decidir o seu futuro e a cumprir o contrato de trabalho que celebrou"
“Treinar à parte, despromover um jogador a uma equipa secundária ou dispensá-lo, impedindo-o de treinar, são atos lícitos quando prosseguem uma intenção do clube em prescindir, antecipadamente, dos serviços do jogador? Obviamente que não”, afirmou o presidente do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SPJF) ao jornal Record.
Apesar de compreender a posição do Sporting, Joaquim Evangelista acredita que St. Juste e qualquer outro jogador deveria ter um dizer em relação ao seu futuro: “Compreende-se que um clube, na sua gestão desportiva, queira prescindir dos serviços de um jogador, ou que deseje muito realizar uma transferência financeiramente vantajosa, o que não pode acontecer é fazê-lo à custa da vontade do jogador, que devia reservar o direito a decidir o seu futuro e a cumprir o contrato de trabalho que celebrou”.
Joaquim Evangelista: "São precisas soluções fora deste círculo vicioso"
“O problema não está no quadro legal, mas nos meios de reação que passam pela necessidade de interpelar a entidade empregadora para pôr fim às condutas que se consideram ilícitas e, reunida a prova e tornando-se insustentável a manutenção do vínculo laboral, decidir avançar pela rescisão unilateral, com justa causa”, acrescentou o presidente do SPJF sobre a situação do neerlandês.
Em jeito de conclusão, Joaquim Evangelista defende a criação de uma nova solução para resolver situações como a que Jeremiah St. Juste vive, neste momento, no Sporting: “São precisas soluções fora deste círculo vicioso, existindo experiências noutros países como a constituição de um órgão com representantes de jogadores, clubes e Liga, para apreciar denúncias deste tipo e decidir pela reposição das condições laborais do jogador, sob pena da aplicação de sanções desportivas”.
Jogador que chegou a Alvalade no início da temporada 2025/26 pode estar prestes a concretizar sonho devido a lesão de um colega de equipa
08 Set 2025 | 13:24 |
Maxi Araújo contraiu uma lesão no início da temporada 2025/26, e o grande beneficiado tem sido, até ao momento, Ricardo Mangas. O lateral-esquerdo que o Sporting contratou ao Spartak Moscovo este verão deve cumprir mais um objetivo de carreira devido à indisponibilidade do uruguaio: alinhar num encontro da Liga dos Campeões.
Mangas é um homem de confiança de Rui Borges, e chegou para ser alternativa a Maxi Araújo na ala esquerda da defesa leonina, e para dar profundidade ao plantel verde e branco. Mas uma lesão muscular do jogador uruguaio alterou os planos do treinador leonino.
Rui Borges viu-se obrigado a lançar Ricardo Mangas de início, até porque Nuno Santos continua lesionado e Matheus Reis no limbo entre a permanência ou a saída ainda esta temporada. O lateral-esquerdo correspondeu da melhor forma, com golos e assistências, e assumiu-se como dono do lugar, pelo menos até ao retorno de Maxi Araújo.
Ora, esse regresso não está para demorar, sendo que foi o próprio Maxi Araújo a explicar que já estaria autorizado para jogar cerca de 30 minutos no próximo jogo do Sporting, frente ao Famalicão. No entanto, tal deve significar que será Ricardo Mangas, de novo, a merecer a titularidade de Rui Borges na equipa do Sporting.
O mesmo serve para o jogo seguinte, frente ao Kairat Almaty, a contar para a primeira jornada da fase liga da Liga dos Campeões. Sem Maxi disponível para jogar os 90 minutos, deverá ser Ricardo Mangas a jogar de inico - o cumprir de um sonho, de verde e branco, na prova milionária - sendo que o internacional pelo Uruguai poderá saltar do banco de suplentes durante o decorrer do encontro.