
Futebol
Hugo Forte confirma interesse do Sporting em alvo do Benfica e desvaloriza: "Não é muito novo"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Zeno Debast chegou ao Sporting no verão de 2024 e, depois de um início com alguns sobressaltos - foi titular na Supertaça e depois passou alguns jogos fora do 11 inicial - conseguiu ganhar espaço na equipa leonina. Surge agora em destaque numa lista elaborada pelo CIES - Observatório do Futebol, que enumerou os jogadores sub-23 fora das cinco melhores ligas europeias com maior probabilidade de dar o salto.
O estudo foi, então, feito ao longo de várias ligas, excluindo a inglesa, espanhola, francesa, italiana e alemã. Foram considerados jogadores com menos de 23 anos, e analisados parâmetros como o tempo de jogo no último ano, o nível dos jogos disputados e os desempenhos do atleta em seis diferentes áreas do jogo - tudo para calcular quais são os futebolistas com maior probabilidade de saltar para um das melhores cinco ligas do mundo.
Feitas as contas, em primeiro lugar aparece uma cara conhecida dos Sportinguistas: Zeno Debast, central belga, com um índice de 87,5 em 100. Esta classificação é sinal dos bons desempenhos coletivos, mas também motivo de preocupação numa altura em que vários jogadores leoninos vão sendo tentados pelo mercado.
Em sétimo lugar na mesma lista, outro jogador que veste de verde e branco: Ousmane Diomande - que tem atraído forte interesse do Bayern Munique. Dentro do top 20, em 17º. lugar, aparece ainda outro jogador do Sporting: Eduardo Quaresma, o jovem central formado nas camadas jovens dos leões.
Quando se olha apenas para os jogadores da Liga Portuguesa, o Sporting aparece destacado neste ranking: o Clube de Alvalade conta com três jogadores no top 6, e é o Clube que põe mais atletas no top 10. Geovany Quenda e Conrad Harder são os outros leões que aparecem na lista.
Antiga estrela do futebol francês acredita o ponta-de-lança sueco dos leões pode não ser o melhor encaixe e deixa sugestão de jogador
|
William Gallas acredita que Viktor Gyokeres pode não ser o jogador mais indicado para o Arsenal. Não é a primeira vez que a antiga estrela do futebol francês, que teve passagem pelos gunners, fala negativamente do avançado dos leões, aproveitando também para deixar outra sugestão para a frente de ataque da sua antiga equipa.
William Gallas: "Gyokeres? Arsenal precisa de vencer a Premier League"
William Gallas abordou a possível transferência do sueco do goleador do Sporting para o emblema londrino, falando de outros possíveis alvos para a linha mais avançada de Mikel Arteta: “Osimhen é um avançado de topo, mas vejo-o a chocar com Arteta. Gyokeres encaixaria melhor, mas o Arsenal precisa de vencer a Premier League”.
“Para isso, precisa de contratar Alexander Isak. Isak é perfeito para o Arsenal, é o avançado que garante a melhor hipótese de vencer o título”, acrescentou William Gallas, fazendo referência ao companheiro de Gyokeres na seleção da Suécia.
Vale a pena recordar que esta não é a primeira vez que o antigo defesa internacional pela seleção gaulesa não se mostra convencido pelas exibições de Viktor Gyokeres: “Pode adaptar-se à Premier League? Essa é a grande questão. Tem 26 anos, não sei se pode ser um dos grandes pontas de lança da Europa”, disse, recentemente.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Partida válida para a terceira jornada do Mundial de Clubes viu substituições do ex-treinador do Sporting darem frutos na segunda parte
|
O Inter Miami - Palmeiras terminou 2-2. O empate permitiu que ambas as formações garantissem apuramento para os oitavos-de-final do Mundial de Clubes, visto que o Porto e Al Ahly também dividiram pontos (4-4). Desta forma, as equipas de Abel Ferreira e Lionel Messi continuam em prova.
O duelo começou favorável aos norte-americanos, com Tadeo Allende a abrir o marcador aos 16 minutos. O Palmeiras ainda dispôs de algumas oportunidades para faturar, mas os comandados de Abel Ferreira não conseguiram visar a baliza de Óscar Ustari.
O segundo tempo começou com Abel Ferreira a tentar dar alento à equipa. Maurício e Paulinho entraram para os lugares de Raphael Veiga e Facundo Torres. O Palmeiras foi continuando por cima do Inter Miami, mas viria a sofrer novamente.
Num lance de pura magia, Luis Suárez ultrapassou vários jogadores do verdão e atirou a contar para o 2-0. O resultado era pesado e não espelhava o que vinha a ser produzido pelas equipas. Foi então que as substituições de Abel Ferreira deram resultado, com Paulinho (80') e Maurício (87') a igualarem o placard.
Com o grupo B definido, já são conhecidos os adversários para a próxima ronda. O Palmeiras de Abel Ferreira vai enfrentar o Botafogo, no próximo dia 28 de julho, enquanto o Inter Miami, de Lionel Messi, encontra o PSG do ex Sporting Nuno Mendes - que venceu os Seattle Sounders -, naquele será um reencontro entre o argentino e os franceses.
Depois de uma temporada altamente desgastante, muitos dos atletas leoninos podem iniciar a pré-época fora das melhores condições físicas
|
Apesar de já ter todos os seus atletas oficialmente de férias, Rui Borges tem um problema em mãos. Depois de uma temporada altamente desgastante, João Muniz, Geovany Quenda, Conrad Harder, Maxi Araújo e Zeno Debast ainda estiveram ao serviço das suas seleções, jogando vários minutos.
O técnico do Clube de Alvalade conta com cinco pupilos do seu plantel a somarem 180 minutos ou mais pelas suas equipas nacionais, o que pode levar a um início de trabalhos pré-temporada - marcado para 1 de julho - com um acrescido desgaste.
Como participantes portugueses no Campeonato da Europa de Sub-21, João Muniz foi um dos totalistas da equipa de Rui Jorge, somando 360 minutos nos jogos contra a França, Polónia, Geórgia e Países Baixos. Já Geovany Quenda esteve em campo por 276 minutos.
Também no Euro Sub-21, mas ao serviço da Dinamarca esteve Conrad Harder. Apesar de ser uma das maiores figuras em destaque na sua seleção, o ‘camisola 19’ do Sporting somou 209 minutos de participação, tendo sido por algumas vezes suplente utilizado.
Já fora da prova que decorre na Eslováquia existem os casos de Maxi Araújo e Zeno Debast, que participaram em encontros de apuramento para o próximo Campeonato do Mundo. O ala uruguaio foi totalista nas partidas contra o Paraguai e a Venezuela. Já o polivalente jogador belga somou 180 minutos em dois jogos onde teve como adversários a seleção da Macedónia do Norte e País de Gales.