Modalidades
Sporting destrói Benfica na última jornada e atira águias para o terceiro lugar
23 Mai 2026 | 16:09
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
09 Abr 2023 | 17:04 |
A equipa de andebol do Sporting bateu o Benfica, na Luz, por 34-30. No final do encontro, Ricardo Costa, treinador dos leões, e Salvador Salvador, capitão de equipa, foram agredidos por membros dos encarnados (Saiba mais AQUI). O Clube de Alvalade reagiu, em comunicado, apontando o dedo ao eterno rival, que não demorou a retorquir e afirmar que as acusações dos verdes e brancos são “falsas e difamatórias”.
“O Benfica esclarece que o seu treinador da equipa de andebol, Chema Rodríguez, em momento algum agrediu o técnico do Sporting, Ricardo Costa, no final do dérbi de sábado, dia 8 de abril, no Pavilhão n.º 2 da Luz. É por isso falsa e difamatória a acusação feita pelo Sporting Clube de Portugal no seu comunicado”, começam por dizer as águias.
“O Benfica não pode permitir que, com acusações falsas, se tentem desviar as atenções do comportamento antidesportivo e provocador da equipa do Sporting e do seu treinador Ricardo Costa na parte final do encontro. E que originaram a indignação de Chema Rodríguez”, continuam.
“O Benfica recusa igualmente a propaganda hipócrita do Sporting quando fala de valores e respeito, esquecendo-se que ainda há poucas semanas teve um capitão de equipa condenado por, premeditadamente, ir ao balneário adversário agredir um jogador do Benfica. Na altura, não se ouviram os arautos da moral tecer qualquer comentário”, terminam.
De recordar que, após o final do encontro, o técnico do Benfica, em declarações aos meios de comunicação do clube, demonstrou-se bastante desagradado com o timeout pedido por Ricardo Costa, já perto do fim do encontro.
Na sequência dos acontecimentos, dois adeptos dos encarnados foram detidos. Uma mulher, que estava proibida de entrar em recintos desportivos e um homem, por desacatos e agressões a Salvador Salvador.
Treinador fez ainda questão de agradecer o acompanhamento clínico e o apoio recebido no hospital, destacando o cuidado prestado
24 Mai 2026 | 15:11 |
Cândida Mota, mulher de Ricardo Costa, e mãe dos jogadores Martim e Francisco Costa, sofreu um AVC. A notícia foi partilhada através de uma mensagem nas redes sociais, divulgada poucas horas depois do dérbi frente ao Benfica, encontro em que o técnico esteve no banco mas sem assumir a orientação direta da equipa.
Na publicação, o treinador leonino começou por agradecer o apoio recebido, sublinhando a onda de solidariedade em torno da família: “Quero agradecer, do fundo do coração, todas as mensagens de força e preocupação que temos recebido nos últimos dias. É difícil responder a tanta gente. Sentimos o vosso carinho e preocupação, e é apenas por isso que venho aqui deixar uma breve mensagem”, escreveu.
O técnico do Sporting atualizou também o estado de saúde da esposa, transmitindo alguma tranquilidade aos seguidores: “A nossa Cândida sofreu um AVC, mas encontra-se bem, com o seu lindo sorriso e a força que sempre a caracterizou".
Ricardo Costa fez ainda questão de agradecer o acompanhamento clínico e o apoio recebido no hospital, destacando o cuidado prestado: “Temos sido tratados com um enorme cuidado por todos os profissionais de saúde, pelo que estamos profundamente gratos por todo o apoio e dedicação”.
A mensagem termina com uma nota de esperança sobre o futuro próximo, deixando uma garantia otimista quanto à recuperação: “Em breve, estará de volta a casa, ainda mais forte. Obrigado a todos pela amizade”, conclui a publicação assinada em nome do treinador, da esposa e dos dois filhos.
Veja a publicação:
Organização da competição decidiu eleger jovem lateral do emblema verde e branco como jogador mais valioso da temporada desportiva
24 Mai 2026 | 13:28 |
O Campeonato de andebol chegou ao fim e ficou marcado não só pelo domínio coletivo do Sporting, mas também pela distinção individual atribuída a Francisco Costa. A organização da competição decidiu eleger o jovem lateral direito como o jogador mais valioso da época.
Com apenas 21 anos, o internacional português foi uma das grandes figuras, assinando uma época de enorme consistência e qualidade. Em 21 jogos realizados, apontou 123 golos, números que ajudaram de forma determinante a equipa orientada por Ricardo Costa a alcançar os seus objetivos.
O percurso dos leões foi, de resto, avassalador, com 28 vitórias em 28 jogos disputados, um registo perfeito. Francisco Costa não integrou a ficha de jogo no encontro diante do Benfica, devido a uma questão familiar delicada, mas o seu contributo ao longo da época já tinha deixado marca suficiente.
No plano individual, o lateral direito cumpre a quinta temporada consecutiva ao serviço do Sporting, depois de ter deixado o Porto em 2021/2022. Desde então, afirmou-se no contexto sénior e confirmou as expetativas que sempre recaíram sobre si.
Francisco Costa poderá permanecer mais uma temporada no Sporting antes de rumar ao estrangeiro. O Flensburg-Handewitt, da Alemanha, surge como destino provável em 2027, num negócio que poderá atingir cerca de 1 milhão de euros.
Golaço de Kiko ao Benfica:
Triunfo frente ao Benfica, por 34-22, no encerramento do Campeonato Placard de andebol, ficou marcado por um ambiente de forte emoção
24 Mai 2026 | 11:25 |
O triunfo do Sporting frente ao Benfica, por 34-22, no encerramento do Campeonato Placard de andebol, ficou inevitavelmente marcado por um ambiente de forte emoção devido à situação delicada vivida pela família de Ricardo Costa. Apesar da vitória, todas as atenções acabaram centradas no estado de saúde de Cândida Mota.
A esposa de Ricardo Costa e mãe dos jogadores Martim Costa e Francisco Costa sofreu um AVC durante a última semana, encontrando-se atualmente internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O estado clínico é considerado estável, embora a situação tenha naturalmente abalado toda a estrutura ligada ao andebol.
Martim e Kiko não integraram as opções para a partida. Também Ricardo Costa viveu a partida de forma particularmente difícil, permanecendo no banco, ainda que grande parte das indicações técnicas tenha sido assumida pelo adjunto Ricardo Candeias.
Dentro de campo, o Sporting conseguiu fechar uma temporada histórica, alcançando um registo absolutamente imaculado no campeonato, algo que os leões não conseguiam há várias décadas e para o qual nem existem registos absolutamente confirmados no historial do Clube.
No final, apesar da dimensão desportiva do resultado e da conquista alcançada pelo Sporting, o sentimento dominante foi de solidariedade para com a família Costa. O ambiente no Pavilhão ficou marcado pela emoção e pelas várias demonstrações de apoio dirigidas a Cândida Mota.
Sporting destrói Benfica na última jornada e atira águias para o terceiro lugar
23 Mai 2026 | 16:09
Sporting perde na Dinamarca e falha acesso às meias finais da Liga dos Campeões de andebol
06 Mai 2026 | 21:06
Treinador do Sporting quer vencer e aponta à Champions: "É o sonho de uma vida"
05 Mai 2026 | 11:19