Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
18 Jan 2020 | 17:35 |
Meia-final da Taça Hugo dos Santos, em Sines, entre Sporting CP e UD Oliveirense. Os leões não conseguiram repetir a vitória alcançada no campeonato e falharam, assim, a passagem à final de amanhã. O primeiro quarto do jogo começou equilibrado, mas com a equipa da UD Oliveirense a ser mais eficaz junto das tabelas, pelo que chegou a estar na frente do marcador por 8-4. Depois os leões mostraram as suas qualidades e começaram a defender melhor assim como a ser mais eficazes. Foi com naturalidade que os comandados de Luís Magalhães passaram para a liderança e, no fim dos primeiros dez minutos, o resultado era de 20-11. Os segundos dez minutos começaram equilibrados, mais uma vez, mas desta vez com ambas as equipas a marcarem. Depois, o Sporting CP começou a ter mais dificuldades em converter, quando estava na frente por 24-16 e, em três minutos, o resultado passou para 24-23. A equipa de Norberto Alves conseguiu dificultar as penetrações e esta foi a chave desta recuperação, uma vez que os triplos não estavam a entrar do lado verde e branco. Foi já dentro dos três minutos finais que a Oliveirense voltou à liderança do jogo, com 28-27 no marcador. Um desconto de tempo de Luís Magalhães de pouco serviu e ao intervalo chegou com 33-28 no marcador. A segunda parte começou com o Sporting CP a conseguir igualar a 33 em pouco tempo. Depois, foi a vez da equipa bicampeã nacional conseguir converter vários lançamentos e chegou à vantagem de 39-33. Os leões voltaram a recuperar e chegaram mesmo à vantagem, por 41-39. O equilíbrio manteve-se até ao final e a equipa leonina entrou nos últimos dez minutos a vencer por 53-51. Os últimos dez minutos começaram bem para o Sporting CP e os leões estiveram várias vezes na frente por seis pontos. No entanto, a UD Oliveirense nunca desistiu e chegou a passar para a frente já a menos de dois minutos do fim. Travante Williams devolveu a liderança a minuto e meio do fim, mas no lance seguinte a equipa de Oliveira de Azeméis voltou à liderança no marcador. A 21 segundos do fim, James Ellisor empatou a 70. A equipa bicampeã nacional não conseguiu marcar e o empate a 70 obrigou a mais cinco minutos de jogo. O primeiro prolongamento foi sempre equilibrado e nenhuma equipa conseguiu ter nenhuma vantagem superior a dois pontos. Foi de forma algo natural que o jogo chegou ao fim destes cinco minutos extra empatado novamente, desta vez a 81. Seriam precisos mais cinco minutos. Neste segundo prolongamento os leões cometeram muitos erros e perderam o jogo por 93-88. A equipa de Luís Magalhães até começou bem, estando na liderança algumas vezes, mas o último minuto e meio não correu de feição, com muitos erros que deram a vitória à equipa bicampeã.
Fotografia do Sporting CP.
Num encontro disputado no reduto verde e branco, leões mantiveram o bom momento, uma semana depois da conquista da Taça da Liga
10 Mai 2026 | 17:33 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Esgueira por 109-67, este domingo, dia 10 de maio, no primeiro jogo dos quartos de final do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões mantiveram o bom momento, uma semana depois da conquista da Taça Hugo dos Santos.
No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 27-21. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de 16 pontos (57-41).
No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações foi ainda mais desequilibrado e o Sporting conseguiu entrar nos últimos minutos com mais 32 pontos do que o Esgueira (82-50). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu manter a vantagem frente ao opositor (109-67).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Maleeck Harden-Hayes. O norte-americano somou 20 pontos, sete ressaltos e três assistências. Já André Cruz contabilizou 19 pontos, sete ressaltos e duas assistências, números suficientes para que o Sporting pudesse triunfar.
Com esta vitória - a 34.ª em 46 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães ficam a uma vitória das meias-finais. O próximo encontro diante do Esgueira está marcado para quinta-feira, dia 14 de maio, às 21h30, em Aveiro.
Atleta de 26 anos realizou uma época de enorme destaque, onde assumiu protagonismo absoluto e despertou interesse do Clube de Alvalade
04 Mai 2026 | 11:25 |
O Sporting já começou a movimentar-se nos bastidores tendo em vista a próxima temporada da equipa de basquetebol e há um nome que ganha cada vez mais força na agenda leonina: Brayden Carter. O poste norte-americano surge bem referenciado pela estrutura verde e branca.
Segundo avança o portal 'Basquetebol Notícias', o interesse não é apenas exploratório e o processo encontra-se já numa fase adiantada, sendo que o negócio está perto de ficar fechado. Em Alvalade, a possibilidade de garantir o jogador é vista com otimismo.
O atleta de 26 anos realizou uma época de enorme destaque ao serviço do Galitos, onde assumiu protagonismo absoluto. O norte-americano foi uma das figuras mais dominantes da competição, ainda que não tenha conseguido evitar a descida de divisão.
O reconhecimento acabou por surgir de forma natural, com a distinção de MVP da fase regular da Liga a confirmar o impacto na temporada. Um estatuto que não passou despercebido ao Sporting, que venceu a Taça Hugo dos Santos frente ao Benfica.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Brayden Carter conseguiu uma média 19,5 pontos, 2,0 assistências e 7,9 ressaltos nos 27 jogos que realizou pelo emblema sediado no Barreiro, que terminou a Liga Betclic no último lugar com 27 pontos.
Dérbi eterno deste domingo, dia 3 de maio, foi marcado de bastante intensidade, mas os leões conseguiram levar a melhor sobre as águias
03 Mai 2026 | 19:21 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Benfica por 79-77, este domingo, dia 3 de maio, e garantiu a conquista da Taça Hugo dos Santos - considerada a Taça da Liga da modalidade. Num encontro disputado no Pavilhão Multiusos de Gondomar, os leões conseguiram a vencer mais um troféu esta época, depois da prova rainha diante do Porto.
No primeiro período, as equipas mostraram-se bastante equilibradas, mas com um ligeiro ascendente por parte da turma leonina e, após os primeiros 10 minutos, era o Sporting que venciam 19-13. No segundo parcial, a toada manteve-se, mas os leões conseguiram continua em vantagem para o intervalo (44-42).
No terceiro parcial, o Benfica começou a apertar e chegou mesmo a ultrapassar os verdes e brancos no marcador, com o Clube de Alvalade a entrar nos últimos dez minutos com dois pontos de desvantagem (61-59). No último quarto, o conjunto leonino voltou a colocar-se na frente das águias e conseguiu fechar a sua conquista com uns últimos segundos impróprios para cardíacos.
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Stephan Swenson. O belga somou 15 pontos, dois ressaltos e duas assistências. Já Malik Morgan contabilizou 12 pontos, seis ressaltos e uma assistência, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar.
Com esta vitória - a 33.ª em 45 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães garantiram o segundo troféu da presente temporada. No sábado, dia 9 de maio, os leões disputam voltam a entrar em campo para o jogo 1 dos quartos de final do Campeonato Nacional, e vão defrontar o Esgueira, no Pavilhão João Rocha.