
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Abr 2025 | 18:01 |
As cerimónias fúnebres de Aurélio Pereira realizaram-se esta quinta-feira. Depois da missa de corpo presente, o cortejo fúnebre do “Senhor Formação” passou pelo Estádio José Alvalade. Entre as muitas figuras do futebol que prestaram uma última homenagem à lenda do Sporting, Nani fez questão de marcar presença e recordou quem o “descobriu” para o futebol e alguém que “deixa muitas saudades”.
Em declarações aos jornalistas, na Praça Centenário, o ex-jogador afirmou que Aurélio Pereira “deixa uma imagem muito positiva, de uma pessoa alegre, sempre divertida”. O antigo capitão do Clube de Alvalade lembrou o carinho que o “Senhor Formação” lhe demonstrou, quando trocou o Sporting pelo Manchester United, em 2007: “Procurou-me, quis saber de mim e como estava a correr a minha experiência em Manchester. Deu-me sempre muito bons conselhos, mesmo antes de me tornar profissional no Sporting”.
Nani recordou ainda um episódio caricato, que aconteceu quando ainda estava nas camadas jovens dos leões. Ao tomar conhecimento que alguns jogadores – entre eles o próprio Nani – tinham-se “excedido” num momento de lazer fora da Academia de Alcochete, Aurélio Pereira convocou uma reunião. Nani e os companheiros pensavam que “iam levar um raspanete”, mas enganaram-se: “Aurélio Pereira, com muita calma e serenidade, disse-nos palavras muito importantes e disse que tinha confiança de que iriamos chegar ao patamar mais alto”.
Nani - que se retirou dos relvados em dezembro passado – reconhece ainda que os conselhos “sábios” de Aurélio Pereira o livraram “de muitos problemas”, ao longo da carreira de jogador. Quando voltou ao Sporting, em 2018, para ser capitão de equipa, o “Senhor Formação” voltou a ter um papel fundamental para o ex-avançado: “Deu-me alguns conselhos sobre a minha vida mais pessoal, os meus investimentos e negócios. Ele teve a preocupação de que eu, depois de deixar o futebol, tivesse a minha vida estável. Foi muito bom para mim”.
A terminar, Nani diz que “é um dia triste”, mas a memória de Aurélio Pereira “vai ficar sempre presente, por tudo o que de bom fez e tudo aquilo que proporcionou ao futebol português. Foram muitos talentos que descobriu”. É alguém que “deixa muitas saudades e boas memórias”.
Jogador grego está praticamente fechado como reforço dos verdes e brancos, devendo ser apresentado ainda no decorrer desta semana
30 Jul 2025 | 13:46 |
O Sporting terá de dar algumas regalias a Georgios Vagannidis para garantir a sua contratação. Depois da assinatura de contrato, que deverá estar para breve, o jogador grego terá um plano delineado com o objetivo de se adaptar de uma forma mais fácil e rápida ao país, algo que inclui um motorista, cozinheiro e aulas particulares de português.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o motorista espera Vagiannidis na próxima quinta-feira, no aeroporto de Lisboa, e levará o jogador diretamente ao Algarve, para assistir à Supertaça diante do Benfica junto com o restante plantel do Sporting.
O cozinheiro irá preparar metodicamente as refeições de Vagiannidis e o professor ajudará o lateral a aprender português, isto "em prol de uma adaptação mais célere e mitigando todos hipotéticos os problemas da peça pedida por Rui Borges", garante a mesma fonte.
Vale recordar que o Sporting paga ao Panathinaikos uma quantia a rondar os 12,5 milhões de euros fixos, com a SAD do Sporting a acordar com o emblema de Atenas o pagamento de mais 2,5M mediante objetivos e 15% de uma futura venda para os helénicos. O defesa receberá 450 mil euros de prémio de assinatura.
Em 2024/25, Georgios Vagiannidis – avaliado em 8 milhões de euros – somou um golo e duas assistências em 39 jogos realizados. No total, o defesa disputou 2.999 minutos. O lateral tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028 e já conta com cinco internacionalizações pela seleção grega, sendo uma das grandes esperanças dos helénicos.
Avançado dos leões fez a antevisão do primeiro encontro oficial da temporada, sendo esperado que faça parte das opções iniciais de Rui Borges
30 Jul 2025 | 13:40 |
Depois de Rui Borges, foi a vez de Francisco Trincão fazer a antevisão do confronto entre Sporting e Benfica, a contar para a Supertaça. O internacional português foi o escolhido para falar aos jornalistas, revelando que o dérbi que abre a temporada 2025/25 não se avizinha fácil, mas que os verdes e brancos estão preparados.
Francisco Trincão: "Dérbis? São sempre resolvidos no detalhe e, no fim, quem estiver melhor vai ganhar"
“Sabemos que é um jogo difícil, mas a pré-época serviu para nos preparar e agora é ganhar o jogo”, revelou o avançado de 25 anos que, de seguida, analisou o confronto entre leões e águias no Estádio do Algarve, em comparação aos quatro confrontos entre as duas partes na época passada.
“Os jogos acabam por ser muito semelhantes, porque as equipas mudaram jogadores, mas as dinâmicas são as mesmas, e depois é um dérbi. São sempre resolvidos no detalhe e, no fim, quem estiver melhor vai ganhar”, revelou o bicampeão pelo Clube de Alvalade à comunicação social”.
Francisco Trincão: "Funções do capitão? Passar o que é o Sporting e o que é sentir o Sporting"
Em jeito de conclusão, Francisco Trincão falou da sua nova função enquanto um dos capitães de equipa do Sporting e a sua adaptação a este papel: “O Morten faz o papel de capitão na perfeição. O que eu tento fazer é ajudar os mais novos e, como já cá estou há alguns anos, passar o que é o Sporting e o que é sentir o Sporting a quem vai chegando”.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 31 de julho, frente ao Benfica, em jogo válido para o Supertaça Cândido de Oliveira. O duelo que marca o arranque oficial da temporada 2025/26 joga-se pelas 20h45, no Estádio do Algarve.
Atual dirigente máximo do Clube de Alvalade tem vindo a encher o Museu de troféus e é já o mais titulado da história do emblema leonino
30 Jul 2025 | 13:32 |
Sousa Cintra mostrou ser fã do trabalho realizado por Frederico Varandas na presidência do Sporting. A figura que liderou o Clube de Alvalade entre 1989 e 1995 - que também já teve oportunidade de abordar a novela em trono da saída de Gyokeres - acredita que o atual dirigente máximo dos leões ficará para sempre na história dos verdes e brancos.
Sousa Cintra: "Frederico Varandas? É certamente um dos melhores Presidentes que o Sporting teve"
“Ele é certamente um dos melhores Presidentes que o Sporting teve. Tem feito um trabalho brilhante em todas as frentes e por isso há que reconhecer mérito”, confessou o empresário de 80 anos em declarações ao jornal Record, antes de entrar a fundo naqueles que acredita serem as maiores obras de um dos seus sucessores.
“Equilibrou as finanças do Clube, deixou-o numa boa situação financeira, fez ótimas contratações e conquistou muitos troféus. Desejo que consiga continuar nesta senda de êxitos”, afirmou José Sousa Cintra, que estima a melhor das sortes a Frederico Varandas enquanto Presidente do Sporting.
Sousa Cintra: "Frederico Varandas? Ainda agora, no caso da saída de Gyokeres, esteve muito bem"
Outro exemplo dado de boa liderança do antigo médico do Clube, dado pelo dirigente máximo que liderou os leões entre 1989 até 1995, foi a forma como este lidou com a novela em torno da saída de Viktor Gyokeres: “Ainda agora, no caso da saída do Gyokeres, esteve muito bem. Defendeu o Sporting e foi um exemplo não só para o próprio Clube, mas para os outros”.
Este não foi o primeiro episódio em que Sousa Cintra se colocou ao lado de Frederico Varandas na saída do goleador sueco, quando já tinha revelado ainda neste mês de julho que estava “100% de acordo com Frederico Varandas. As pessoas não podem brincar com o Sporting. Confio que o Presidente vai decidir bem”.
Onze provável para o Sporting - Benfica: Rui Borges joga pelo seguro e quer mais um troféu
30 Jul 2025 | 08:29