Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

DIOGO VENTURA: "QUEREMOS VENCER MUITO MAIS"

Em entrevista ao jornal Record, base do basquetebol leonino falou sobre o excelente momento dos leões e revelou qual o melhor jogo que fez no Sporting CP

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Diogo Ventura garante que a equipa de basquetebol do Sporting CP quer ganhar muitos mais títulos. Em entrevista ao jornal Record, o base do basquetebol leonino falou sobre o excelente momento dos leões, competitividade do plantel e revelou qual o melhor jogo de verde e branco.

“Segredo da equipa segue muito pelo nosso trabalho diário”
  • “O segredo da equipa segue muito pelo nosso trabalho diário, trabalhamos sempre com muita intensidade e a competição que existe entre nós nos treinos faz com que essa intensidade seja também enorme nos jogos”.
  • “Temos muito esse sentimento, de trabalho inacabado. Já sentimos isso na Taça de Portugal conquistada, porque apesar do bom campeonato que tínhamos feito, não tínhamos ganhado nenhum título. E essa Taça foi um peso que nos tiraram dos ombros, mas deu-nos ainda mais responsabilidades e vontade de querer ganhar. Tomámos o gosto de ganhar o primeiro título e agora estamos muito ansiosos para que apareçam mais decisões, para lutarmos por mais títulos”
“No Sporting CP, acredito que tenha sido o melhor jogo (frente ao FC Porto)”
  • “Aqui no Sporting CP acredito que tenha sido o melhor (jogo diante do FC Porto), tanto a nível estatístico como pela preponderância que tive nesse jogo, que culminou com a vitória sobre o FC Porto, num jogo em que as duas equipas estavam invencíveis e que decidia o primeiro lugar. Mas também já tive outros jogos interessantes, em que ajudei muito a equipa. Mas pronto, isso já é passado e agora espero fazer mais bons jogos e ajudar a equipa.
Evolução no Sporting CP: “Nos anos anteriores, não era 100% profissional”
  • “O nível físico. Nos anos anteriores ao Sporting CP não era 100% profissional e, devido ao curso e trabalho, não tinha muito tempo extra para ir ao ginásio. Eu sempre fui muito competitivo, mas o nosso treinador incute-nos um espírito ganhador em todos os exercícios do treino. Esse espírito ganhador ainda estou a adquirir, pois ainda não ganhámos tudo o que queremos. Queremos vencer muito mais”.
  • “Para mim é uma sensação idêntica marcar ou assistir, porque significa que a equipa faz pontos, seja eu ou outro colega”.
  • “Pede-me (Luís Magalhães) para conhecer bem as características de cada colega e passar-lhes a bola nas melhores condições. E muitas vezes também me diz que sou eu que tenho de assumir, dá-me essa liberdade”.
Competitividade interna
  • “Temos três jogadores (Shakir Smith e Francisco Amiel) nessa posição e há uma grande competição saudável entre nós, todos lutamos por minutos. Não damos nada a ninguém”.
  • Estamos na nossa segunda época juntos, tivemos poucas mudanças para esta época. Admito que no início da temporada passada, com jogadores todos novos, foi mais difícil entrarmos no ritmo e conhecermo-nos uns aos outros. Hoje em dia há coisas que já fazemos de olhos fechados, já sabemos que este jogador faz este movimento. Isto faz-se com o tempo, com os treinos e é assim que nos vamos conhecendo melhor.
O que deve ser um base?
  • “Hoje os jogadores têm todos de acompanhar o base, que é o prolongamento do treinador em campo. Concordo que o base é o cérebro da equipa, pois tem de pôr a bola no sítio certo, no momento certo, no jogador certo”.
  • “Em termos defensivos, é o base que dá o exemplo, porque normalmente está a defender mais à frente e é o jogador que está de costas para os outros, que estão a ver o base a defender. Em termos ofensivos, o base tem de encontrar as melhores situações, nas ocasiões corretas e tomar as melhores decisões”.
  • “Acompanho o Ricky Rubio desde os seus 14 anos, quando ele se estreou na ACB, e tive a sorte de o meu pai me levar a um Europeu de sub-16 em Espanha, onde ele brilhou. Dimitris Diamantidis, que jogou no Panathinaikos, também foi uma referência”.
Futuro: “Algo em que eu não penso por agora”
  • “Antes de vir para o Sporting CP a minha paixão pelo basquetebol já era grande, mas continua a aumentar. Gostava de ficar ligado à modalidade, mas ainda não sei se como treinador, como dirigente. Gosto muito do trabalho fora do campo, dos dirigentes, de tudo o que eles fazem para que não falte nada aos jogadores. Mas é algo em que eu não penso por agora”.


Fotografia de Sporting CP




Modalidades

Sporting tem mais um reforço para 25/26; Varandas contrata internacional português

Transferência está garantida e Clube de Alvalade prepara-se para anunciar a chegada de cara nova para a próxima temporada, vinda da Liga Betclic

Frederico Varandas assegurou junto do Galitos a contratação de Rui Palhares e o poste de 24 anos é reforço da equipa de basquetebol do Sporting
Frederico Varandas assegurou junto do Galitos a contratação de Rui Palhares e o poste de 24 anos é reforço da equipa de basquetebol do Sporting

  |

Icon Comentário0

Rui Palhares é reforço da equipa de basquetebol do Sporting para a próxima temporada. O Clube de Alvalade e o Galitos chegaram a acordo para a transferência poste internacional sub-20 português. A chegada do atleta de 24 anos aos leões enquadra-se no processo de reformulação que o plantel verde e branco está a ser alvo.


De acordo com a informação avançada pelo jornal Record, Rui Palhares já assinou contrato com o Sporting, sendo que a oficialização do negócio deve ser feita nos próximos dias. Na próxima temporada desportiva, o poste será uma das ‘armas’ da equipa leonina na luta pela conquista de títulos em Portugal.


Nas últimas três temporadas, Rui Palhares representou o Galitos, tendo somado um total de 87 jogos, 857 pontos e 55 assistências. Na época 2024/25 - na qual o emblema do Barreiro foi eliminado pelo Sporting, nos quartos de final do campeonato -, o poste registou uma média de 6.7 pontos, 0.5 assistências e 3.3 ressaltos, em 27 partidas realizadas.


Vale lembrar que o Sporting já tinha garantido a contratação de outros três reforços para a equipa de basquetebol. Um deles é Miguel Correia, base português de 24 anos, que chega ao Clube de Alvalade também proveniente do Galitos. Por sua vez, João Fernandes, recrutado à Oliveirense, vai voltar a competir de leão ao peito, depois de ter representado os verdes e brancos entre 2019 e 2023.

A outra cara nova do plantel verde e branco para 2025/26 é João Embaló. O poste de 23 anos também foi contratado ao clube de Oliveira de Azeméis e será mais uma opção para o conjunto verde e branco, na próxima temporada. De resto, Malik Bowman terminou o empréstimo ao Imortal e está de regresso. Em 2023/24, o poste norte-americano tinha sido igualmente cedido, ao Lusitânia dos Açores.



Modalidades

Frederico Varandas assegura jogador que fez a vida negra ao Sporting

Atleta teve em destaque nas partidas do campeonato diante o Clube de Alvalade e vai começar a vestir a Listada verde e branca

Frederico Varandas assegura contratação de jogador que fez a vida negra ao Sporting, na temporada passada
Frederico Varandas assegura contratação de jogador que fez a vida negra ao Sporting, na temporada passada

  |

Icon Comentário0

Frederico Varandas assegurou a contratação de Miguel Correia para a equipa de basquetebol do Sporting. O plantel comandado por Luís Magalhães contrata o jogador à formação do Galitos, depois dos abandonos de Cat Barber e de Isiah Armwood, tal como já foi anunciado através de um Exclusivo do nosso Jornal.


Segundo informações avançadas pelo portal Basquetebol Portugal, o Clube de Alvalade vai poder contar com os serviços do base português para a próxima temporada da modalidade, depois do jogador ter feito duas excelentes prestações individuais contra os leões, nos play-offs.


Na temporada passada, o Sporting teve dois encontros marcados com a equipa do Barreiro a contar para os quartos-final do campeonato nacional, em que Miguel Correia foi o principal destaque do Galitos. Na primeira partida o jogador apontou 24 pontos. Já na segunda, o jogador contribuiu com 14.


Caso o negócio se venha a confirmar pelo Sporting, este será o terceiro reforço do basquetebol leonino, depois das contratações de João Fernandes e João Embaló à formação da Oliveirense. Para além destas transferências, Luís Magalhães poderá contar com os serviços de Malik Bowman, que estava emprestado ao Imortal.

Com 1,88 metros de altura, Miguel Correia já representou uma série de emblemas do panorama do basquetebol nacional, tendo inclusivamente uma passagem pelo campeonato italiano. Com 24 anos de idade, o base fez maior parte da sua formação no Queluz, passando depois pelo San Benedetto, Porto, Barreirense e mudando-se para o rival da cidade da margem sul. 



Modalidades

Exclusivo Leonino - Sporting traça futuro a Isaiah Armwood

Extremo da equipa das basquetebol do Clube de Alvalade ficou a conhecer planos dos responsáveis da secção para a próxima temporada

Exclusivo Leonino - Isaiah Armwood somou uma média de 7,9 pontos, 5,2 ressaltos e duas assistências em 34 partidas pelo Sporting e está de saída
Exclusivo Leonino - Isaiah Armwood somou uma média de 7,9 pontos, 5,2 ressaltos e duas assistências em 34 partidas pelo Sporting e está de saída

  |

Icon Comentário0

Isaiah Armwood não vai continuar na equipa de basquetebol do Sporting na próxima temporada desportiva, sabe o Leonino. O jogador regressou ao emblema verde e branco, em 2024, depois de primeira passagem em 2022/23, mas será um dos muitos atletas que não vão transitar para 2025/26.


Ao que o nosso Jornal apurou, o jogador não correspondeu às expetativas que havia demonstrado na sua primeira passagem pelo Sporting e já não vai voltar a vestir a Listada verde e branca. Na primeira época, o basquetebolista conquistou dois títulos: uma Supertaça (2022/23) e uma Taça da Liga (2022/23), deixando os leões pouco depois para rumar ao Nishinomiya Storks, do Japão. 


O regresso não correu de feição nem ao jogador nem à modalidade leonina que, além de não ter conquistado qualquer título em 2024/25, falhou a presença na final do Campeonato Nacional, ao perder nas meias-finais da competição nos três jogos frente ao Porto.


Em 2024/25, Isaiah Armwood somou uma média de 7,9 pontos, 5,2 ressaltos e duas assistências em 34 partidas. O plantel do Sporting prepara-se para sofrer várias alterações relativamente a esta temporada, com um antigo colega do norte-americano a estar de regresso aos leões.

Luís Magalhães não está contente com as condições existentes no Sporting. O treinador é opinião de que o Sporting não tem, no momento, condições para competir com Porto e Benfica, grandes rivais da modalidade, pelo que são esperadas muitas mudanças.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Ex Sporting sagra-se campeão pelo Benfica depois de ajudar a derrotar Porto
Modalidades

Ex Sporting sagra-se campeão pelo Benfica depois de ajudar a derrotar Porto

 

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Extremo que assinou duas vezes pelo Sporting não convenceu e vai sair
Modalidades

Exclusivo Leonino - Extremo que assinou duas vezes pelo Sporting não convenceu e vai sair

 

Icon Comentário0
Negócio fechado! Embaló vai ser reforço do Sporting; Extremo chega a acordo com Varandas
Modalidades

Negócio fechado! Embaló vai ser reforço do Sporting; Extremo chega a acordo com Varandas

 

Icon Comentário0