Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

DIOGO VENTURA: "QUEREMOS VENCER MUITO MAIS"

Em entrevista ao jornal Record, base do basquetebol leonino falou sobre o excelente momento dos leões e revelou qual o melhor jogo que fez no Sporting CP

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

08 Jan 2021 | 15:07 |

Icon Comentário0

Diogo Ventura garante que a equipa de basquetebol do Sporting CP quer ganhar muitos mais títulos. Em entrevista ao jornal Record, o base do basquetebol leonino falou sobre o excelente momento dos leões, competitividade do plantel e revelou qual o melhor jogo de verde e branco.

“Segredo da equipa segue muito pelo nosso trabalho diário”
  • “O segredo da equipa segue muito pelo nosso trabalho diário, trabalhamos sempre com muita intensidade e a competição que existe entre nós nos treinos faz com que essa intensidade seja também enorme nos jogos”.
  • “Temos muito esse sentimento, de trabalho inacabado. Já sentimos isso na Taça de Portugal conquistada, porque apesar do bom campeonato que tínhamos feito, não tínhamos ganhado nenhum título. E essa Taça foi um peso que nos tiraram dos ombros, mas deu-nos ainda mais responsabilidades e vontade de querer ganhar. Tomámos o gosto de ganhar o primeiro título e agora estamos muito ansiosos para que apareçam mais decisões, para lutarmos por mais títulos”
“No Sporting CP, acredito que tenha sido o melhor jogo (frente ao FC Porto)”
  • “Aqui no Sporting CP acredito que tenha sido o melhor (jogo diante do FC Porto), tanto a nível estatístico como pela preponderância que tive nesse jogo, que culminou com a vitória sobre o FC Porto, num jogo em que as duas equipas estavam invencíveis e que decidia o primeiro lugar. Mas também já tive outros jogos interessantes, em que ajudei muito a equipa. Mas pronto, isso já é passado e agora espero fazer mais bons jogos e ajudar a equipa.
Evolução no Sporting CP: “Nos anos anteriores, não era 100% profissional”
  • “O nível físico. Nos anos anteriores ao Sporting CP não era 100% profissional e, devido ao curso e trabalho, não tinha muito tempo extra para ir ao ginásio. Eu sempre fui muito competitivo, mas o nosso treinador incute-nos um espírito ganhador em todos os exercícios do treino. Esse espírito ganhador ainda estou a adquirir, pois ainda não ganhámos tudo o que queremos. Queremos vencer muito mais”.
  • “Para mim é uma sensação idêntica marcar ou assistir, porque significa que a equipa faz pontos, seja eu ou outro colega”.
  • “Pede-me (Luís Magalhães) para conhecer bem as características de cada colega e passar-lhes a bola nas melhores condições. E muitas vezes também me diz que sou eu que tenho de assumir, dá-me essa liberdade”.
Competitividade interna
  • “Temos três jogadores (Shakir Smith e Francisco Amiel) nessa posição e há uma grande competição saudável entre nós, todos lutamos por minutos. Não damos nada a ninguém”.
  • Estamos na nossa segunda época juntos, tivemos poucas mudanças para esta época. Admito que no início da temporada passada, com jogadores todos novos, foi mais difícil entrarmos no ritmo e conhecermo-nos uns aos outros. Hoje em dia há coisas que já fazemos de olhos fechados, já sabemos que este jogador faz este movimento. Isto faz-se com o tempo, com os treinos e é assim que nos vamos conhecendo melhor.
O que deve ser um base?
  • “Hoje os jogadores têm todos de acompanhar o base, que é o prolongamento do treinador em campo. Concordo que o base é o cérebro da equipa, pois tem de pôr a bola no sítio certo, no momento certo, no jogador certo”.
  • “Em termos defensivos, é o base que dá o exemplo, porque normalmente está a defender mais à frente e é o jogador que está de costas para os outros, que estão a ver o base a defender. Em termos ofensivos, o base tem de encontrar as melhores situações, nas ocasiões corretas e tomar as melhores decisões”.
  • “Acompanho o Ricky Rubio desde os seus 14 anos, quando ele se estreou na ACB, e tive a sorte de o meu pai me levar a um Europeu de sub-16 em Espanha, onde ele brilhou. Dimitris Diamantidis, que jogou no Panathinaikos, também foi uma referência”.
Futuro: “Algo em que eu não penso por agora”
  • “Antes de vir para o Sporting CP a minha paixão pelo basquetebol já era grande, mas continua a aumentar. Gostava de ficar ligado à modalidade, mas ainda não sei se como treinador, como dirigente. Gosto muito do trabalho fora do campo, dos dirigentes, de tudo o que eles fazem para que não falte nada aos jogadores. Mas é algo em que eu não penso por agora”.


Fotografia de Sporting CP




Modalidades

Sporting ganha fora de casa e mantém-se na liderança partilhada com o Benfica

Num encontro disputado em reduto adversário, Clube de Alvalade conseguiu somar a terceira vitória consecutiva e continua na luta

Equipa de basquetebol do Sporting venceu o Queluz, este sábado, dia 3 de janeiro, e mantém-se com os mesmos pontos do Benfica
Equipa de basquetebol do Sporting venceu o Queluz, este sábado, dia 3 de janeiro, e mantém-se com os mesmos pontos do Benfica

03 Jan 2026 | 17:07 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Queluz por 91-70, este sábado, dia 3 de janeiro, em jogo da 10.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão Henrique Miranda, os leões somaram a terceira vitória consecutiva, depois do triunfo na última ronda frente à Oliveirense.


No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 28-25. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de sete pontos (51-44). 


No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações foi mais desequilibrado e o Sporting conseguiu entrar nos últimos minutos com mais 12 pontos do que o Queluz (69-57). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu ampliar ainda mais as distâncias frente ao opositor (91-70).


A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Brandon Johns Jr. O norte-americano somou 20 pontos e 13 ressaltos. Já Diogo Ventura contabilizou 16 pontos, dois ressaltos e cinco assistências, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar.

Com esta vitória - a 15.ª em 21 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 18 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). Na sexta-feira, dia 9 de janeiro, os leões disputam a 11.ª jornada do Campeonato Nacional e vão receber o Imortal, às 20h30.



Modalidades

Exclusivo Leonino - Após queda do Benfica, Frederico Varandas faz ultimato a equipa do Sporting

Líder máximo dos verdes e brancos deixou claros os objetivos estipulados para os leões na presente temporada, ganhando força com o momento dos encarnados

Exclusivo Leonino - Frederico Varandas terá pedido à equipa de basquetebol do Sporting a conquista da Taça de Portugal, prova da qual o Benfica já foi eliminado
Exclusivo Leonino - Frederico Varandas terá pedido à equipa de basquetebol do Sporting a conquista da Taça de Portugal, prova da qual o Benfica já foi eliminado

31 Dez 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas terá pedido à equipa de basquetebol do Sporting a conquista da Taça de Portugal, sabe o Leonino. Depois de o Benfica ter sido eliminado da prova rainha da modalidade pelo Braga, nos oitavos-de-final, o líder máximo dos verdes e brancos acredita que os leões têm toda a possibilidade de garantir este troféu.


Segundo revelaram fontes próximas do processo ao nosso Jornal, apesar de o basquetebol do Sporting também ter passado por algumas dificuldades nessa mesma fase da competição, os responsáveis do Clube de Alvalade veem a conquista da Taça de Portugal como um objetivo a nível interno que, sem as águias à mistura, pode ser mais facilmente garantido.


Tal como o nosso Jornal adiantou no final do mês de setembro, Frederico Varandas não pede o título de campeão nacional. O Presidente do Sporting reconhece que, neste momento, tanto o Benfica como o Porto têm mais argumentos do que a turma verde e branca, mas pediu que os leões lutem para alcançar bons resultados frente aos rivais esta temporada.


Neste momento, os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 16 pontos. O Benfica é líder com a mesma pontuação, mas menos uma partida disputada. O pódio fica completo com a Ovarense, com 14, que ainda pode ultrapassar os leões no acerto de calendário.

No que à Taça de Portugal diz respeito, o Sporting deixou pelo caminho o Imortal, com uma vitória por 89-82, em partida válida para os oitavos-de-final da prova. Na próxima fase, os verdes e brancos terão pela frente a Ovarense, com o encontro a estar marcado para dia 17 de janeiro, pelas 16h00, no reduto adversário.



Modalidades

Sporting vence fora de casa e iguala Benfica no topo da Liga portuguesa

Num encontro disputado no reduto do quarto classificado do Campeonato, leões levaram a melhor e somaram segunda vitória consecutiva

Sporting venceu a Oliveirense, este domingo, dia 28 de dezembro, em jogo da nona jornada da fase regular, e iguala Benfica no topo
Sporting venceu a Oliveirense, este domingo, dia 28 de dezembro, em jogo da nona jornada da fase regular, e iguala Benfica no topo

28 Dez 2025 | 17:06 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting venceu a Oliveirense por 86-76, este domingo, dia 28 de dezembro, em jogo da nona jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, os leões somaram a segunda vitória consecutiva, depois do triunfo na última ronda frente ao Vasco da Gama.


No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 27-25. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de três pontos (44-41). 


No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações manteve-se equilibrado, mas o Sporting entrou nos últimos minutos com mais quatro pontos do que a Oliveirense (62-58). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu ampliar ainda mais as distâncias frente ao opositor (86-76).


A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Maleeck Harden-Hayes. O norte-americano somou 17 pontos e oito ressaltos. Já Diogo Ventura contabilizou 15 pontos e duas assistências, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar

Com esta vitória - a 14.ª em 20 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 16 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). No sábado, dia 3 de janeiro, os leões disputam a 10.ª jornada do Campeonato Nacional e vão visitar o reduto do Queluz, às 15h00.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Vasco da Gama perde de forma estrondosa frente ao Sporting
Modalidades

Vasco da Gama perde de forma estrondosa frente ao Sporting

20 Dez 2025 | 16:01

Icon Comentário0
Sporting perde com o PAOK e volta a cair na Europa
Modalidades

Sporting perde com o PAOK e volta a cair na Europa

17 Dez 2025 | 21:23

Icon Comentário0
Sporting sofre, mas segue em frente na Taça de Portugal e aproveita eliminação do Benfica
Modalidades

Sporting sofre, mas segue em frente na Taça de Portugal e aproveita eliminação do Benfica

14 Dez 2025 | 21:27

Icon Comentário0