Futebol
Exclusivo Leonino - Dias Ferreira aponta setor que Sporting precisa de reforçar: "É uma necessidade"
03 Out 2026 | 13:19
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Mar 2022 | 09:55 |
O Porto foi, no passado domingo, 20 de março, vencer ao terreno do Boavista, por 1-0, com um golo de Fábio Vieira (32’). No entanto, é caso para dizer que os dragões estão com a estrelinha toda. É que o grande protagonista da partida foi mesmo Artur Soares Dias. No primeiro tempo, aos 27 minutos, Vitinha – já com cartão amarelo – travou um contra-ataque do Boavista, fazendo falta sobre Gustavo Sauer. Soares Dias marcou falta, mas o cartão ficou no bolso. Poucos minutos depois, os dragões haviam de se adiantar no marcador. Lembrar que, na temporada passada, na deslocação dos leões a Braga, o mesmo árbitro expulsou Gonçalo Inácio, por acumulação de amarelos, ao cabo de 18 minutos. https://twitter.com/AlvaladeXXI/status/1505658976557572102 No segundo tempo, aos 57’, Chancel Mbemba entrou, de sola, sobre o calcanhar de Yusupha. O VAR (João Pinheiro) chamou a atenção de Soares Dias para este lance, mas o árbitro entendeu que seria apenas cartão amarelo para o defesa-central do Porto. Já esta temporada, recordar que Daniel Bragança e Bruno Tabata foram expulsos por entradas semelhantes, mas com muito menos agressividade. https://twitter.com/sportingcpadep/status/1505670250989342720 Por esta altura, talvez seja interessante recordar as declarações de Sérgio Conceição a 27 de fevereiro de 2021, aquando do empate, a zero, no clássico entre leões e dragões da temporada passada: “Este tipo de jogos, muito importantes para definição pontual, têm de ter o melhor árbitro e ele hoje estava no VAR. O Artur Soares Dias é o melhor árbitro português e tem de apitar este jogo, tem de deixar rolar. O João Pinheiro é um bom árbitro também”.
Fotografia de Tiago (Apostolo SCP)
Emblema verde e branco terá de desembolsar montante a pagar a clube espanhol, depois de opção tomada pelo selecionador do país vizinho
04 Out 2026 | 10:23 |
Iván Fresneda viveu um momento marcante na carreira ao estrear-se pela seleção principal de Espanha. O lateral do Sporting foi titular e cumpriu os 90 minutos na vitória por 3-1 diante da República Checa, referente à terceira jornada do grupo A3 da Liga das Nações.
A estreia pela La Roja teve impacto financeiro para o Sporting. Quando os leões contrataram o ala ao Valladolid, em 2023, por 9 milhões de euros fixos, o acordo contemplou ainda cerca de 2 milhões em objetivos, incluindo valores associados à presença do jogador na seleção espanhola.
A convocatória de Fresneda, chamado por Luis de la Fuente para ocupar a vaga do lesionado Pedro Porro, já tinha obrigado o Sporting a desembolsar 250 mil euros. Agora, com a estreia oficial pela equipa principal de Espanha, é acrescentado mais um pagamento de 250 mil euros previsto no acordo entre os clubes.
O internacional espanhol chegou a este momento depois de várias aparições pelas seleções jovens do país e de se ter afirmado progressivamente em Alvalade. Depois de ter recuperado de uma mialgia que o afastou da competição no final da época passada, o lateral voltou a conquistar um lugar entre as primeiras opções de Rui Borges.
Aos 22 anos, Fresneda soma já oito jogos oficiais pelo Sporting na presente temporada, aos quais acrescenta uma assistência. A estreia representa mais um passo importante no seu crescimento e, ao mesmo tempo, faz aumentar a fatura da transferência que o levou para Alvalade. O Barcelona está atento ao futebolista.
Conversações entre as partes encontram-se já numa fase bastante adiantada; Nova ligação ao Clube de Alvalade deverá estender-se até 2031
04 Out 2026 | 10:06 |
O Sporting está muito perto de chegar a um entendimento com Flávio Gonçalves para prolongar o vínculo do jovem jogador de 19 anos, apesar de o atual contrato ter sido assinado há pouco mais de um ano e só terminar em junho de 2030.
Segundo informações avançadas pelo jornal 'A Bola', as conversações entre as partes encontram-se já numa fase bastante adiantada. A nova ligação deverá estender-se até 2031 e incluir uma melhoria significativa das condições salariais do futebolista.
A grande novidade do acordo entre as partes estará, contudo, na cláusula de rescisão, que deverá passar dos atuais 60 para 100 milhões de euros, tornando-se na mais elevada entre os jogadores que integram o plantel orientado por Rui Borges.
A renovação surge como reconhecimento pelo crescimento que o jovem luso-francês tem demonstrado no arranque da época 2026/27. Flávio Gonçalves conseguiu conquistar espaço nas opções e tem assumido um papel cada vez mais relevante na equipa principal.
Em sete jogos oficiais realizados esta temporada, o jogador - avaliado em 15 milhões de euros - já contabiliza três golos e uma assistência. Perante esta afirmação precoce, a estrutura liderada por Frederico Varandas prepara-se para reforçar a ligação ao futebolista e, ao mesmo tempo, proteger um dos jovens que mais tem dado nas vistas.
Antigo treinador do Clube de Alvalade decidiu deixar de fora atleta leonino para o encontro da quarta jornada da Liga das Nações
04 Out 2026 | 09:48 |
Além de Cristiano Ronaldo, que deixou o estágio da Seleção Nacional em Copenhaga na quarta-feira, também Gonçalo Inácio ficou de fora da ficha de jogo do Portugal - Noruega deste domingo ,19h45 no Estádio do Dragão, segundo o site da UEFA.
O central do Sporting já tinha ficado de fora das opções do primeiro jogo desta ronda da Liga das Nações - triunfo de Portugal frente ao País de Gales, por 1-0 - e volta agora a não ser opção para Jorge Jesus. Frente à Noruega e à Dinamarca, Inácio esteve no banco de suplentes, mas acabou por não somar qualquer minuto de jogo.
Já Francisco Conceição está de regresso depois de ter falhado o último jogo por precaução devido à sua condição física. Destaque igualmente para o facto de Rafael Leão voltar a vestir a camisola ´7´, à semelhança do que já sucedeu no jogo com a Dinamarca, no Estádio Parken.
Vale lembrar que Inácio não está a atravessar o melhor momento de forma. O internacional português sofreu uma desvalorização de 5 milhões de euros e passa agora a estar cotado em 35 milhões. O central do Sporting registou, assim, uma das maiores quedas desta atualização fruto do fraco arranque de época.
Nesta temporada, com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio tem sete jogos realizados: Seis para a Liga Portugal Betclic e um para a Liga dos Campeões. Em 630 minutos dentro de campo, o capitão verde e branco soma um golo.
Exclusivo Leonino - Dias Ferreira aponta setor que Sporting precisa de reforçar: "É uma necessidade"
03 Out 2026 | 13:19
Rui Borges já nem dorme bem e pode ser obrigado a revolução no 11 do Sporting para Braga
03 Out 2026 | 16:25
Reforço do Sporting marca na goleada de Portugal (5-0) e Rui Borges tira notas
03 Out 2026 | 15:55