
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
Após o regresso de Luís Magalhães ao comando técnico do Sporting, a equipa de basquetebol verde e branca disputa, esta terça-feira, dia 24 de setembro, o primeiro grande desafio europeu desta época: a qualificação para a fase de grupos da FIBA Europe Cup.
O treinador, que deixou o clube em 2022, está de volta com a missão de liderar os leões numa campanha europeia de sucesso. Diogo Ventura, capitão da equipa, comentou sobre a dificuldade dos jogos europeus: "Sabemos que todos os jogos a nível europeu são muito complicados. É um nível muito elevado, acima do que estamos habituados no campeonato português".
O primeiro jogo será disputado na casa adversária, onde o Sporting enfrenta o gigante e Spirou Charleroi, um clube belga com forte tradição no basquetebol europeu. O encontro está marcado para as 19h30 desta terça-feira, e o Sporting espera trazer um resultado positivo para o jogo da segunda mão. Diogo Ventura sublinhou a ambição da equipa: "O objetivo é claramente passar à fase de grupos e vamos lutar por isso. Temos a sorte de o segundo jogo ser em casa, mas vamos entrar nos dois jogos para vencer" .
A segunda mão desta eliminatória será na próxima sexta-feira, no Pavilhão João Rocha, onde o Sporting espera contar com o apoio dos adeptos para garantir a passagem à fase de grupos. Ventura destacou a importância do fator casa, afirmando que "a equipa está motivada e a preparar-se para este encontro", reforçando a ambição do Sporting de competir entre as melhores equipas do basquetebol europeu.
Apesar das várias alterações sofridas no plantel da equipa, com nove novos jogadores e o regresso de Luís Magalhães, Diogo Ventura, capitão do Sporting, realçou o bom ambiente e a união do grupo: "Apesar de termos muitas caras novas, temos um bom grupo e um bom balneário. Nesse aspeto, tivemos sorte e as coisas estão a ir pelo caminho certo". Tanto o jogador como o treinador acreditam que o espirito de equipa será fundamental para enfrentar os desafios europeus.
O Sporting está totalmente focado em garantir a sua vaga na fase de grupos da FIBA, visto como um objetivo essencial para elevar o nível competitivo da equipa e oferecer novos desafios aos jogadores. A participação nesta competição europeia é considerada uma oportunidade importante para o crescimento da equipa leonina, proporcionando uma maior experiência internacional e a possibilidade de enfrentar adversários de alto nível.
Clube de Alvalade triunfou no seu reduto sem grandes dificuldades; Rival encarnado permanece no primeiro lugar do Campeonato Nacional
|
A equipa de basquetebol do Sporting venceu frente a Ovarense por 100-91, este sábado, dia 8 de março, em jogo da 16.ª jornada da Liga Placard. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões triunfaram frente à turma orientada por João Tiago Silva, depois da vitória na semana passada na Taça Hugo dos Santos.
Na Casa das modalidades, o Clube de Alvalade entrou bem na partida e, no final do primeiro período, vencia por 24-17. No segundo período, a formação da casa superiorizou-se e, ao intervalo, registava-se no marcador uma diferença de oito pontos (47-39).
No terceiro parcial, o Sporting permitiu a aproximação do adversário e entrou nos últimos 10 minutos do duelo com apenas mais dois pontos do que a Ovarense (72-70). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu ampliar a vantagem e somou uma vitória importante na Liga.
O melhor marcador no encontro foi Cat Barber. O norte-americano fez 22 pontos, dois ressaltos e duas assistências. Já Isaiah Jeremiah Bailey também esteve em evidência e somou 20 pontos, oito ressaltos e uma assistência, números que valeram o triunfo.
Com esta vitória - a 17.ª em 28 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na terceira posição com 27 pontos, a quatro do Benfica (primeiro com 31). No próximo sábado, dia 15 de março, em encontro referente à 17 jornada do Campeonato Nacional, os leões visitam o Galitos, às 18h00, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro.
Jogador do Clube de Alvalade mostrou-se confiante para a partida; Leões procuram chegar às cinco vitórias seguidas na temporada desportiva
|
A equipa de basquetebol do Sporting volta a jogar no Pavilhão João Rocha, este sábado, dia 8 de março, às 18h30, tendo pela frente a Ovarense, numa partida referente à 16.ª jornada da fase regular da Liga. Em declarações aos meios de comunicação do Clube, Jeremiah Bailey mostrou-se confiante para a partida, um mês depois do último jogo disputado na Casa das modalidades.
"Tem sido muita a dedicação diária nos treinos. Queremos continuar a ganhar e mostrar que somos uma equipa de topo na Liga", apontou, realçando a importância que o aspecto defensivo tem tido na forma: "Agarramo-nos todos a isso porque ajuda-nos muito também no ataque, sobretudo a conseguir e selecionar lançamentos mais fáceis", detalhou.
Jeremiah Bailey conhece bem o próximo adversário, uma vez que representou a formação de Ovar na passada temporada: "É um excelente clube, com uma boa equipa técnica e temos de ter isso em mente. Sabemos que vêm cá com tudo para tentar vencer, mas nós sabemos o que temos de fazer, estamos bem fisicamente e preparados para dar tudo pela vitória", salientou
O jogador norte-americano de 26 anos diz estar motivado para a reta final da época: "Vai ser bom voltar a jogar em casa, perante os nossos adeptos, para recuperar essa boa energia. É o momento de fazer com que todos estejam entusiasmados e prontos para a parte final da temporada", referiu.
Jeremiah Bailey revelou ainda que não está totalmente satisfeito com os resultados da equipa - apesar do triunfo no último jogo - e diz que "é possível fazer mais, seja a nível individual como coletivo. Estamos a ganhar jogos e um bom ímpeto, por isso sinto que estamos na direção certa", completou o pupilo de Luís Magalhães.
Internacional português não tem tido o rendimento desejado pela estrutura do Clube de Alvalade e Frederico Varandas já terá tomado decisão
|
Arnette Hallman deverá sair do Sporting no final da temporada. Tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Leonino, o extremo internacional português não entra nas contas dos responsáveis do basquetebol verde e branco para 2025/26, e deixa Alvalade após duas temporadas.
Segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, a idade (37 anos) e a falta de impacto no jogo a turma comandada por Luís Magalhães deverão ditar a saída do 'camisola 22' do Sporting, com a estrutura a procurar soluções para a vaga deixada por Hallman.
O extremo é reconhecido como sendo um jogador Com Formação Basquetebolística Portuguesa (CFBP) aos olhos da Federação, depois de ter representado vários escalões jovens e ter estado vários anos ao serviço de equipas da Liga - como Benfica, Académica e Oliveirense -, pelo que o Sporting deverá procurar substituto com nível equivalente.
Esta temporada, Arnette Hallman participou em 19 dos 26 jogos dos verdes e brancos. No total, soma médias de 2.1 pontos, 2.8 ressaltos e 0.7 assistências por partida, tendo sido utilizado em apenas cinco encontros dos últimos 11 disputados pelos comandados de Luís Magalhães.
O basquetebol do Sporting volta a jogar apenas no próximo dia 8 de março (sábado), diante da Ovarense. A partida válida para a jornada 16 da fase regular da Liga Betclic - veja AQUI a classificação detalhada - jogar-se-á às 18h30, no Pavilhão João Rocha.