Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
28 Fev 2020 | 13:51 |
O Sporting CP tem uma deslocação perigosa este fim de semana na LPB Placard. Os líderes do campeonato deslocam-se a Guimarães para defrontar o Vitória SC, em jogo da jornada 22.
A equipa vimaranense está no quinto posto do campeonato, com os mesmos pontos da UD Oliveirense e esta temporada ainda só perderam com as quatro equipas que estão à sua frente na classificação e com o SC Lusitânia no jogo da segunda jornada do campeonato.
Desde a derrota no Pavilhão João Rocha, a equipa orientada por Carlos Fechas apenas perdeu por duas vezes. Em casa, frente ao SL Benfica, por sete pontos de diferença, e no terreno do FC Porto, por 13 pontos. Pelo meio derrotou, em casa, a Oliveirense por seis pontos, vantagem insuficiente para ultrapassar a equipa bicampeã na classificação.
No jogo no Pavilhão João Rocha os leões começaram bem e chegaram ao intervalo com 15 pontos de vantagem, mas no terceiro quarto perderam por dez. Com o jogo a apenas cinco pontos a equipa vitoriana não desistiu e deu muitas dificuldades aos comandados por Luís Magalhães, terminando o jogo com 89-83 no marcador.
Marquenze Midgette-Coleman é neste momento o segundo melhor marcador do campeonato, ao ter uma média de 21.05 pontos por jogo (421 em 20 jogos). O extremo norte-americano somou 41 pontos no Dragão na última jornada, pelo que a defesa leonina tem de estar atenta ao camisola 1 vimaranense. No João Rocha, somou 21 pontos, sendo o segundo melhor marcador da equipa, atrás de João Ribeiro, que anotou 23 pontos. Midgette-Coleman é, ainda, o quarto jogador mais valioso da temporada até agora.
Com a liderança isolada no campeonato, o Sporting CP sabe que a vitória em Guimarães é fundamental para poder manter a liderança no fim da fase regular da LPB Placard. Os leões têm três jogos de alto risco até ao final desta fase. Vitória, Oliveirense e receção ao FC Porto. Com margem de erro de um jogo, a equipa de Luís Magalhães vai querer manter este trunfo o máximo de tempo possível.
Este jogo vai ser o segundo de Demetric Austin e, como disse Luís Magalhães ao Leonino, a pausa para seleções poderia ser positiva para o jogador se integrar melhor no plantel verde e branco. Com uma estreia algo fraca com o Esgueira, espera-se uma melhor exibição este sábado.
O jogo é amanhã, dia 29, em Guimarães. O jogo tem início agendado para as 15h00 e pode ser visto na RTP2.
Leões e dragões mediram forças este sábado, dia 7 de fevereiro, em Clássico válido para a 14.ª jornada do campeonato nacional
07 Fev 2026 | 17:04 |
A equipa de basquetebol do Sporting foi derrotada pelo Porto por 82-76, este sábado, dia 7 de fevereiro, em jogo da 14.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões acabaram por ceder no Clássico.
No primeiro período, denotou-se bastante equilíbrio entre leões e dragões, resultando num empate ao cabo dos primeiros 10 minutos de jogo (21-21). No segundo parcial, a equipa visitante começou a apertar o Sporting, mas Luís Magalhães afinou agulhas e a igualdade no marcador voltou a registar-se ao intervalo (42-42).
No terceiro parcial, foi novamente o Porto quem entrou melhor. O Sporting chegou a estar em desvantagem por nove pontos, mas acabou por melhorar e entrou nos últimos minutos da partida com apenas quatro pontos a menos (62-58). Com tudo por decidir no último quarto, os leões ainda tentaram reagir, mas foram mesmo os dragões quem conseguiu levar a melhor (82-76).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Diogo Ventura. O internacional somou 18 pontos e cinco assistências. Já Brandon Johns Jr. contabilizou os 15 pontos, sete ressaltos e quatro assistências, números que não foram suficientes para que o Sporting pudesse triunfar, isto depois do triunfo diante do Benfica na ronda anterior.
Com esta derrota - a décima em 30 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na segunda posição com 25 pontos, os mesmos do Benfica (menos um jogo). Na quarta-feira, dia 11 de fevereiro, os leões disputam a sexta jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup e vão receber o BK Prievidza, pelas 19h30.
Na antevisão ao duelo diante dos azuis e brancos, jogador do Clube de Alvalade disse ainda estar "grato" por poder representar os leões
06 Fev 2026 | 17:16 |
A equipa de basquetebol do Sporting - que pode vir a ter um novo jogador - recebe este sábado, dia 7 de fevereiro, o Porto, em partida da 14.ª jornada da Liga, marcada para as 15h00. O base Stephan Swenson destacou o entusiasmo do grupo para o Clássico e a preparação intensa que têm feito ao longo da temporada. O jogador belga diz que quer aproveitar a má época dos dragões.
“É um jogo muito entusiasmante. Adoramos os grandes jogos, treinamos e preparamo-nos todos os dias para competirmos nestes jogos e a competição europeia deixa-nos ainda mais preparados para estes grandes jogos, como será frente ao Porto”, começou por dizer aos meios de comunicação do Clube de Alvalade
S. Swenson: “O Porto esta época não está a sair-se tão bem"
O basquetebolista analisou o adversário e alertou para o talento da equipa portista: “O Porto esta época não está a sair-se tão bem, mas têm uma equipa muito talentosa, muito boa equipa e ao virem para este jogo, vão querer fazer o melhor, mas vamos estar preparados”.
Stephan Swenson falou ainda sobre o momento da equipa e a abordagem para cada desafio: “Estamos num bom momento, mas cada jogo é um novo jogo. É uma abordagem diferente, tudo volta a começar do 0-0. Vamos para o próximo jogo cientes de que tudo pode acontecer, por isso temos de jogar o nosso melhor basquetebol”.
S. Swenson: “Sinto-me sempre grato por poder representar o Sporting"
Por fim, o pupilo de Luís Magalhães deixou um apelo aos adeptos: “Sinto-me sempre grato por poder representar o Sporting, pela oportunidade dada, por jogar com estes companheiros de equipa e esta equipa técnica, o que torna tudo ainda melhor. Estou a ter excelentes momentos. Venham apoiar-nos, estamos a ter um excelente ano e sabemos que podemos continuar assim, com eles a virem ao Pavilhão João Rocha”, terminou.
Direção do Clube de Alvalade terá chegado ao consenso de que falta reforçar um dos setores do seu plantel para dar maiores possibilidades à equipa
06 Fev 2026 | 03:00 |
O Sporting está na disposição de contratar um novo poste para a equipa de basquetebol. A Direção verde e branca tem como principal objetivo que a turma de Luís Magalhães lute pelo título e seja competitiva até ao final da temporada e, para isso, um reforço pode estar aí à porta.
Segundo informações recolhidas pelo nosso Jornal, em Exclusivo Leonino, os dirigentes dos leões estão convencidos em garantir a contratação de um poste estrangeiro que seja capaz de render no imediato, e que ajude o Sporting a cumprir os seus objetivos esta temporada, nomeadamente na luta pelo campeonato nacional.
O Sporting leva nove vitórias em 20 jogos esta época, e perdeu apenas por duas vezes na Liga Portuguesa - frente ao Esgueira e ao Benfica. No entanto, os responsáveis verdes e brancos ainda não estão convencidos que a equipa esteja 100% à altura de lutar pelo campeonato e pensam em reforçar o jogo interior do conjunto leonino até ao final da temporada.
O plantel leonino tem, de momento, dois postes que vão partilhando a quadra. Brandon Johns Jr., norte-americano de 25 anos, tem sido um dos maiores destaques da equipa verde e branca: participou em 29 encontros até ao momento e soma médias de 14,4 pontos, 1,7 assistências e 7,7 ressaltos por partida.
Rui Palhares é o outro poste da equipa de basquetebol do Sporting. O português de 24 anos chegou ao Clube de Alvalade no verão de 2025, proveniente do Galitos, mas não se tem assumido no conjunto verde e branco. Participou também em 29 partidas, mas com médias modestas de 4,3 pontos, 0,3 assistências e 3,6 ressaltos por jogo. Estes números deixam Frederico Varandas e os restantes responsáveis verdes e brancos com a crença de que a posição tem potencial para ser melhorada ainda esta temporada.
Jogadores celebram vitória na Luz:
Sporting ganha na casa do Benfica e impõe primeira derrota ao rival na Liga portuguesa
31 Jan 2026 | 16:51