Modalidades
Guarda-redes do Sporting não foge à realidade: “Não fomos tão consistentes como o Benfica”
12 Out 2026 | 13:17
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
17 Jan 2020 | 15:48 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting CP defronta, no próximo sábado (18 de janeiro), pelas 15h00, o Reus Deportiu. Em jogo a contar para a 4.ª jornada da Liga Europeia, os leões vão tentar vencer e garantir a qualificação para os quartos-de-final da prova.
Na antevisão ao encontro, o treinador verde e branco, Paulo Freitas, em declarações ao Jornal Sporting, afirmou que a equipa pensa apenas nos três pontos e só depois na qualificação: “Não vamos entrar na pista a pensar que vamos ficar em primeiro ou segundo, vamos entrar a pensar só na tarefa importante que temos, que é ganhar o jogo. Depois a consequência é garantir o apuramento e claro com o objetivo de ficar em primeiro do grupo”.
Sobre o jogo da primeira volta, em que os leões empataram (3-3) no terreno dos espanhóis, o comandante leonino confessa que “o empate satisfez-nos. Não por falta de ambição, mas sim por causa do pragmatismo a que esta competição obriga. É um opositor direto, um forte candidato, e empatar fora é um bom resultado”.
Paulo Freitas considerou, ainda, que o fator casa vai ser extremamente importante: “Jogar na nossa pista tem sempre a vantagem do apoio dos nossos adeptos, e esperamos, à imagem daquilo que normalmente acontece, ter o Pavilhão João Rocha cheio com uma moldura humana a empurrar-nos para a vitória”.
Recorde-se que o Sporting CP está no primeiro lugar do grupo D, com sete pontos. Por sua vez, o Reus Deportiu encontra-se no terceiro lugar, com apenas quatro pontos. Caso os leões triunfem no jogo de amanhã, garantem, desde logo, a qualificação para a próxima fase da competição.
A partida realiza-se no próximo sábado (18 de janeiro), pelas 15h00, no Pavilhão João Rocha.
Figura histórica do emblema verde e branco e internacional português, de 79 anos de idade, deu entrada no Hospital Egas Moniz
24 Out 2026 | 16:29 |
António Ramalhete, histórico guarda-redes de hóquei em patins, está internado no Hospital Egas Moniz, em Lisboa, com prognóstico reservado. O antigo atleta do Sporting e internacional português, de 79 anos de idade, não consegue falar.
Nascido a 8 de dezembro de 1946, em Monsanto, a figura histórica dos leões é considerado um dos melhores de sempre da modalidade. Ao longo da carreira, representou Benfica e Sporting, deixando uma marca importante nos dois clubes e no hóquei em patins nacional.
Em Alvalade, destacou-se como membro do célebre 'Cinco Maravilha', ao lado de Júlio Rendeiro, João Sobrinho, Chana e António Livramento. O grupo marcou uma das épocas mais gloriosas da história da modalidade no Sporting, conquistando vários troféus nacionais e internacionais.
Entre os principais feitos ao serviço dos leões está a conquista da Taça dos Campeões Europeus, em 1977, numa equipa que se tornou histórica por ter levado o Sporting ao topo do hóquei europeu. Ramalhete também venceu campeonatos nacionais e outras competições ao longo das passagens pelo Clube.
A carreira do antigo guarda-redes ficou igualmente marcada pelo percurso ao serviço da Seleção Nacional. Somou 220 internacionalizações, conquistou dois Campeonatos do Mundo, em 1974 e 1982, e cinco Campeonatos da Europa, em 1971, 1973, 1975, 1977 e 1979.
Melhores momentos de António Ramalhete:
Antigo técnico do Clube de Alvalade desabafou após vitória em prova internacional e adiciona mais um título na sua experiente carreira
19 Out 2026 | 15:53 |
Nuno Lopes conduziu a França ao primeiro título mundial da sua história no hóquei em patins, após ter derrotado a Argentina na final, nos penáltis. Após o triunfo em Assunção, o técnico português, visivelmente emocionado, descreveu o último domingo como "histórico".
N. Lopes: "É um sonho de uma vida"
"Felizmente aconteceu, é um sonho de uma vida. Eu ganhei uma Taça de Portugal pelo Sporting de Tomar e dizia: não sei o que é ser campeão do mundo, mas será uma coisa semelhante. Hoje digo que é semelhante, mas é uma coisa estratosférica. Campeão do mundo com a França, com o Pedro Chambell na baliza e a jogar com 5... Para que todos saibam que é tudo possível, assim o grupo o permita fazer. Não há chavões e não há coisas feitas antes do tempo", afirmou, em declarações à imprensa portuguesa.
O antigo técnico do Sporting defende que foi uma vitória conquistada pela alma gaulesa. "Não quero chorar porque não tenho energia para chorar. Mas acho que foi a vitória do sofrimento, a vitória do trabalho. Trabalhámos muito para isto, queríamos muito", falou.
N. Lopes: "É um dia para ficar para a história"
Nuno Lopes queria dar o Campeonato do Mundo - onde Eloi Cervera destacou-se - inédito à França. "Terminou no stick do Carlo (di Benedetto), terminou na mão do Chambell. Acho que era importante viver este momento, devolver o hóquei a mais um país. É um dia para ficar para a história, já tínhamos feito história e fizemos outra vez", concluiu.
Na capital do Paraguai, o técnico de 54 anos ergue o maior troféu da sua carreira, depois de já ter vencido uma Taça de Portugal (2022/23) pelo Sp. Tomar (o seu atual clube), uma Supertaça de Portugal (2015/16) e uma Taça CERS, ambas pelo Sporting.
Defesa do Barcelona, que está na mira do emblema verde e branco, abriu o marcador logo aos 6 minutos e deu início à vitória espanhola
14 Out 2026 | 15:40 |
Portugal sofreu a primeira derrota no Campeonato do Mundo de hóquei em patins, ao perder por 4-2 frente à Espanha, na segunda jornada do Grupo A. Depois da goleada por 10-0 diante da Suíça, a Seleção Nacional sofreu o primeiro desaire na prova. Eloi Cervera, defesa do Barcelona que está na mira do Sporting, marcou o primeiro para 'La Roja'.
O alvo dos leões inaugurou o marcador aos seis minutos, com um remate de longe, e Nil Roca ampliou a vantagem aos oito, após assistência de Pau Bargalló. Portugal tentou reagir, mas encontrou em Càndid Ballart um obstáculo difícil de ultrapassar.
O início da segunda parte voltou a complicar a missão portuguesa. Aos 27 minutos, Marc Grau fez o 3-0, novamente com Pau Bargalló a assumir o papel de assistente. A equipa orientada por Reinaldo Ventura procurou reduzir a diferença e esteve perto de marcar, mas Zé Miranda acertou no poste.
A reação portuguesa chegou aos 40 minutos, quando Miguel Rocha disparou de longe para fazer o 3-1. A esperança cresceu nos instantes finais, sobretudo depois de Marc Grau ter visto cartão azul. Em superioridade numérica, Gonçalo Alves reduziu para 3-2 a pouco mais de 50 segundos do fim, mas a Espanha aproveitou a baliza portuguesa deserta para fechar o resultado em 4-2, por intermédio de Pol Manrubia.
A Seleção Nacional fica em desvantagem na luta pelo melhor posicionamento no Grupo A, mas continua com margem para recuperar nas próximas partidas. A derrota frente ao rival ibérico serve de alerta para uma equipa que terá de evitar novas entradas em falso.
Guarda-redes do Sporting não foge à realidade: “Não fomos tão consistentes como o Benfica”
12 Out 2026 | 13:17
Exclusivo Leonino - Avançado do Sporting recusou ir à Seleção por motivos pessoais
09 Out 2026 | 16:36
Oficial! Craque com mais de 100 golos pelo Sporting chega a acordo... com o Benfica
09 Set 2026 | 16:31