
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting está interessado na contratação de Clayton, no próximo mercado verão. O avançado do Rio Ave é visto como uma solução de qualidade para a frente de ataque dos leões. Filipe Martins, treinador que o orientou durante época e meia no Casa Pia, fala de um jogador “maduro” e “preparado para dar o salto”.
Em declarações ao jornal Record, o técnico – atualmente no futebol chinês - começa por recordar a contratação de Clayton pelos casapianos, no verão de 2022: “O Clayton foi um dos perfis que me foi apresentado pelo Casa Pia para a posição de ponta-de-lança. Entendi que reunia um conjunto de fatores interessantes, como a capacidade de atacar a profundidade. Além disso, era um atleta forte e alto, mas, simultaneamente, rápido”.
Filipe Martins faz também o balanço das duas temporadas em que orientou o avançado brasileiro, no clube de Pina Manique, nas quais Clayton marcou 16 golos, em 64 jogos: "No primeiro ano. fez uma época boa para quem acabara de chegar a Portugal, mas o grande 'clique' dele dá-se na segunda temporada, em que chegou numa forma física muito melhor do que terminara a época anterior. Isso revelou-se no número de golos que começou a marcar, até ao ponto de o Vasco da Gama o contratar no final dessa segunda época". Recorde-se que o emblema brasileiro pagou 8 milhões de euros ao Casa Pia pela contratação do jogador de 26 anos, em março de 2024. Após oito jogos ao serviço do emblema do clube do Rio de Janeiro, o atacante foi emprestado ao Rio Ave.
Filipe Martins aborda ainda a evolução de Clayton, desde que chegou ao futebol português: "Quando chegou era um miúdo muito irreverente. Nunca foi desrespeitoso, mas era muito irreverente. Hoje, pelo que vejo, nos jogos, perde-se menos em picardias com os adversários. Nota-se que está mais maduro, isso pode ser sinal de estar preparado... para dar o salto. Mas, só quando se veste uma camisola dessa importância é que se percebe se está, ou não, pronto. Ele já esteve no Vasco da Gama, que é um clube onde também existe pressão. Agora, independentemente do clube para que vá, se tiver espaço, tem condições para dar mais um passo importante na sua carreira".
Na presente temporada, com a camisola do Rio Ave, Clayton - que também é pretendido pelo Porto - soma 17 golos marcados e uma assistência, em 31 jogos. Os 13 remates certeiros que já conseguiu no campeonato colocam o atacante brasileiro no quarto lugar da lista de melhores marcadores da competição.
Treinador argentino pode ver mudanças no plantel colchonero e vai estudando hipóteses com o Clube de Alvalade no mercado de transferências
|
Diego Simeone poderá ver mudanças na frente de ataque do Atlético de Madrid. O treinador argentino tem em Viktor Gyokeres o grande desejo para 2025/26, mas negociar com o Sporting torna-se tarefa hercúlea, tendo em conta os vários pretendentes.
Segundo o jornal Sport, o Atlético de Madrid está preparado para as saídas de Antoine Griezmann, Ángel Correa e Julián Álvarez no próximo mercado de verão, que devem render muitos milhões de euros ao clube espanhol. E essa verba será utilizada para reforçar o plantel às ordens de Diego Simeone.
Neste contexto, surge o nome de Gyokeres como o preferido do Atlético Madrid. Os números do avançado sueco no Sporting – 87 golos em 94 jogos, desde a época passada – impressionam os responsáveis colchoneros. No entanto, o clube da capital espanhola sabe que enfrentará forte concorrência de outros emblemas, entre os quais o Arsenal – os ingleses estão mesmo muito interessados na contratação do atacante nórdico e estão preparados para investir muitos milhões de euros.
De resto, a eventual contratação de Gyokeres exigirá sempre um investimento muito elevado do Atlético de Madrid. A cláusula de rescisão do internacional sueco é de 100 milhões de euros. Ainda assim, o Sporting tem um acordo com o jogador, para permitir a sua saída, no verão, por um valor entre os 65 e os 75 milhões. Em qualquer das situações, os colchoneros terão sempre de "abrir os cordões à bolsa" para contratar o atacante nórdico.
Na presente temporada, Gyokeres já marcou 44 golos, em 44 jogos, com a camisola verde e branca. O internacional sueco é uma peça-chave na formação orientada por Rui Borges e quer ajudar a equipa leonina a regressar às vitórias no jogo frente ao Santa Clara, marcado para as 18h deste sábado, nos Açores, a contar para a 29ª jornada do campeonato.
Antigo jogador leonino destaca-se em encontro para a Liga dos Campeões e está no onze ideal da UEFA da primeira-mão dos quartos de final
|
A UEFA revelou, esta quinta-feira, dia 10 de abril, o onze ideal da primeira-mão dos quartos de final da Liga dos Campeões com, dois internacionais portugueses, um deles antigo jogador do Sporting. Vitinha e Nuno Mendes, atuais jogadores do Paris Saint German, foram reconhecidos pelo seu desempenho sendo destacados para o onze principal.
O onze da semana integra: Yann Sommer, Jurrien Timber, William Saliba, Alessandro Bastoni, Nuno Mendes, Nicolò Barella, Vitinha, Declan Rice, Lamine Yamal, Robert Lewandowski e Khvicha Kvaratskhelia. Um grupo de jogadores que deixaram a sua marca nesta fase decisiva da prova.
Nuno Mendes foi rapidamente transferido para o Sporting em 2011, tendo sido campeão nacional, em 2020/21, e foi um dos jogadores que mais se destacou, na era de Ruben Amorim, tendo sido um verdadeiro pilar não só na construção defensiva mas também na criação de oportunidades de ataque.
O médio e o lateral brilharam no Parc des Princes, em encontro que contou para a Liga dos Campeões, e juntam-se agora a uma seleção de estrelas que inclui nomes de clubes como Inter, Arsenal e Barcelona. A exibição sólida de Vitinha e a entrega constante de Nuno Mendes não passaram despercebidas, reforçando o peso da armada lusa no futebol europeu.
O Sporting encontra-se neste momento com 66 pontos, tendo perdido a liderança em casa frente ao Braga, com um empate a uma bola. A equipa leonina já se encontra em preparações para o próximo encontro, com o Santa Clara, no Estádio São Miguel, em Ponta Delgada, partida que conta para a 29ª ronda do Campeonato Português. É de recordar que a peça-chave dos leões vai muito provavelmente sair este verão de Alvalade.
Clube de Alvalade deu os parabéns ao médio que esteve em muito bom nível nas duas temporadas em que representou a equipa leonina
|
Manuel Ugarte celebra, esta sexta-feira, o seu 24.º aniversário. O Sporting fez questão de deixar uma mensagem de parabéns ao médio uruguaio, que representou os leões entre 2021 e 2023. O jogador agradeceu e confessou ter saudades dos tempos que passou em Alvalade.
Numa publicação na rede social Instagram, o Clube de Alvalade escreveu: “Manuel Ugarte celebra hoje o seu aniversário. Parabéns, Leão!”. Nos comentários, o jogador, atualmente ao serviço do Manchester United, agradeceu: “Obrigado. Muitas saudades”. Recorde-se que, numa entrevista concedida aos meios oficiais do clube inglês, em novembro passado, o médio uruguaio lembrou a passagem pelo Sporting: "Passei lá quase três anos. Lisboa é fantástica. A cidade, as pessoas, o clube, os meus companheiros de equipa...Tudo. É um sítio caloroso, que te trata muito bem e onde acabas por fazer muitos amigos".
Contratado ao Famalicão, em 2021, Ugarte realizou 85 jogos, em duas temporadas ao serviço do Sporting, tendo assinado um golo e duas assistências. Ao serviço dos verdes e brancos, venceu a Taça da Liga, em 2022/23, e integrou o melhor onze da liga, na mesma época.
No verão de 2023, o internacional uruguaio foi vendido ao Paris Saint-Germain, por 60 milhões de euros. No clube francês, Manuel Ugarte realizou 37 jogos e duas assistências, em 2023/24. Nessa época, conquistou o campeonato, taça de França e supertaça.
No início da presente temporada, o Manchester United desembolsou 50 milhões de euros para contratar Ugarte ao PSG. Em 2024/25, o médio de 24 anos soma um remate certeiro e duas assistências, em 36 jogos. Esta quinta-feira, o internacional uruguaio foi lançado a titular por Ruben Amorim, no jogo frente ao Lyon, da primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, que terminou com um empate (2-2). O atleta – avaliado em 50 milhões de euros – tem contrato válido com os Red Devils até 2029.